El cooperativismo una alternativa de desarrollo a la globalización neoliberal para América Latina

CARLOS GOMES

A POPULAÇÃO

Existe uma estreita relação entre as condições do meio ambiente geográfico e os problemas demográficos que se reflecte, não só nas zonas onde a humanidade teve a sua origem, mas também na sua expansão através dos continentes, na procura de regiões de habitabilidade.

A maioria da população está ocupada no trabalho produtivo, sendo o principal agente da actividade económica. Como tal, esta actividade é influenciada pelo número de habitantes de cada região, pela sua densidade e distribuição territorial e, também, por condicionalismos básicos como a extensão das necessidades. Por sua vez, os factores económicos, como o modo de produção, a qualidade e a quantidade da força de trabalho, afectam o ritmo de crescimento das populações, a esperança de vida e mesmo as formas de agrupamento e movimentações humanas.

A aceleração do crescimento da população é estimulada durante a transição para um modo de produção mais desenvolvido e pela mudança das condições de vida. Por exemplo: a passagem da caça e da simples recolha de frutos e outros alimentos para a fase de domesticação e criação de plantas e animais, foi acompanhada de grandes saltos no aumento da população.

Nos tempos primitivos, com uma população muito reduzida, o meio ambiente e os recursos naturais eram praticamente ilimitados, mas também era ainda escassa a possibilidade do homem exercer a sua influência sobre a natureza. O crescimento foi muito vagaroso no período inicial da formação da sociedade. A procura constante de alimentos, de matérias-primas para a produção de meios de trabalho, de abrigos e ambientes favoráveis ao seu estilo de vida deu lugar a deslocações frequentes das populações ou à sua fixação, quando se lhe deparavam condições excepcionalmente favoráveis.

A capacidade de adaptação aos mais diversos meios ambientais, o excesso de população em determinados períodos e territórios, a procura de alimentos e, eventualmente, o estimulo permanente da descoberta e do conhecimento, conduziu o ser humano a grandes migrações e à sua expansão por todos os continentes. Estas deslocações ocorrem, num movimento contínuo e colectivo, ao longo de milénios e mesmo antes do inicio da produção agrícola que, aliás, contribuiu para fixar o homem à terra.

Em todos as épocas históricas, e mesmo na actualidade, têm existido povos em níveis muito diferentes de progresso social e a viverem em modos de produção distintos. A irregularidade na distribuição espacial das populações, ao longo do tempo, tem contribuído para o atraso de alguns povos em relação a outros.

As migrações, a dispersão por extensas áreas e os distintos graus de desenvolvimento económico e social determinaram influências recíprocas entre os diferentes povos, que assumiram as formas mais diversas, desde os meios de produção utilizados, os conhecimentos científicos e técnicos, as ideologias, as religiões, o comércio, os usos e costumes, até as guerras e conquistas.

Grupo EUMEDNET de la Universidad de Málaga Mensajes cristianos

Venta, Reparación y Liberación de Teléfonos Móviles
Enciclopedia Virtual
Economistas Diccionarios Presentaciones multimedia y vídeos Manual Economía
Biblioteca Virtual
Libros Gratis Tesis Doctorales Textos de autores clásicos y grandes economistas
Revistas
Contribuciones a la Economía, Revista Académica Virtual
Contribuciones a las Ciencias Sociales
Observatorio de la Economía Latinoamericana
Revista Caribeña de las Ciencias Sociales
Revista Atlante. Cuadernos de Educación
Otras revistas

Servicios
Publicar sus textos Tienda virtual del grupo Eumednet Congresos Académicos - Inscripción - Solicitar Actas - Organizar un Simposio Crear una revista Novedades - Suscribirse al Boletín de Novedades