CARLOS GOMES
GUERRAS E CONFLITOS
Com o modo de produção alimentar surgiram diversas contradições que originaram os primeiros conflitos. Estes já não são apenas de carácter acidental, mas resultantes do confronto com a economia recolectora ou a divisão social do trabalho.
Os povos caçadores, ainda na fase do modo de produção recolector, consideram que os animais vivos não pertencem a ninguém e que são seus os animais que acabaram de matar, destinados à sua comunidade. Pelo contrário, o grupo pastor considera seus os rebanhos que recriou com animais vivos e, bem assim, os pastos. Reputam os actos dos caçadores errantes como ataques contra os seus direitos e lutam para os defender. As armas para caçar estão tão aptas a matar animais como a matar homens. A defesa das áreas de pastoreio é também origem de conflitos com clãs ou outras tribos.
Uma situação idêntica acontece com os agricultores. Consideram possuir direitos sobre o território onde cultivam, onde crescem as plantas, as árvores de fruto e despontam as espigas. Os camponeses que semeiam aguardam vigilantes o momento das colheitas, não podendo permitir que outros tentem desfrutar do seu trabalho tão exaustivo. Repelirá pela força os que pretendam arrebatar os frutos ou grãos que semeou.
Os povos recolectores quando se esgotavam os meios de subsistência próximos dos seus acampamentos deslocavam-se para outras paragens onde encontrassem alimentos. A produção agrícola fixou as populações que ficaram dependentes dos resultados favoráveis ou desfavoráveis das suas culturas. Quando as suas colheitas são desastrosas, em consequência duma seca, duma cheia ou duma praga de insectos, os povos sujeitam-se a ter de enfrentar a fome, a atacar outras tribos ou a procurar alimentos em territórios ocupados por outros grupos.
Entre povos nómadas e povos
sedentários travaram-se igualmente graves conflitos, em geral, originados
pela fome. Após secas rigorosas, quando a erva desaparece e os animais
principiavam a morrer, a sobrevivência era posta em causa, surgia a fome
e, com ela, conflitos e ataques a outras comunidades.