El cooperativismo una alternativa de desarrollo a la globalización neoliberal para América Latina

CARLOS GOMES

TRIBOS

As tribos surgem a partir das comunidades primitivas, pela junção de dois ou mais clãs unidos por ligações exogâmicas. A reunião de vários clãs e a formação alargada da família, após três ou quatro gerações, deu lugar a uma nova organização social mais avançada, caracterizada por uma determinada unidade cultural.

A sociedade tribal acompanha a transição das comunidades de caçadores e recolectores para as comunidades agrícolas. Com o modo de produção alimentar mantém-se na tribo a inexistência de classes, exploração dos homens ou a divisão em governantes e governados. Os seus membros trabalham em conjunto, continua a existir a propriedade comunitária dos meios de produção e, em particular, da terra. Não se altera a partilha dos bens de consumo e os bens excedentes são conservados pela colectividade. A tribo dá vida a uma forma de propriedade social, tribal, que envolve o território de residência, de caça, de pastagem, de cultivo ou outras terras comuns.

Surgem regras de conduta do homem que se assumem como usos e costumes com características tradicionais. Não se verifica ainda a existência duma categoria especial de homens que se destaquem para governar sistemática e permanentemente, não sendo visíveis sinais de existência do Estado. Os membros adultos resolvem em conjunto as questões de importância vital.

A comunidade tribal acompanhou o processo de funcionamento e desenvolvimento do novo modo de produção. Esta forma existiu em todos os povos na fase de transição da comunidade primitiva ao longo de vários milénios. Permitiu o desenvolvimento da actividade económica e contribuiu para a coesão dos seres humanos. Criaram-se condições favoráveis à conservação e acumulação de experiências produtivas, ao germinar da cultura e aperfeiçoamento da linguagem.

Ao ultrapassar os limites da consanguinidade desenvolveu-se o crescimento numérico, a deslocação dos indivíduos dum para outro lado e, consequentemente o aparecimento de relações económicas, como a troca directa, e a ocorrência de desenvolvimentos originários de outras comunidades.

Entretanto surgem diferenciações entre as tribos. Umas adoptaram uma actividade produtiva localizada que permitiu e exigiu a sedentarização. Outras preferiram a vida nómada, vivendo essencialmente da caça e da criação de gado. Estes diferentes rumos, resultantes de condições ambientais, exercerem uma grande influência no estabelecimento de meios de troca, sobretudo de alimentos vegetais e produtos de origem artesanal, como a cerâmica.

O aparecimento posterior de federações de tribos indicia o início duma mudança na estrutura da comunidade tribal. Aos poucos foram aparecendo unidades políticas maiores que uniam várias aldeias sob uma autoridade comum. Trata-se, porém, duma organização social que ainda não conhece o Estado.

A estrutura das tribos é idêntica em todos os povos, seja entre os ameríndios, as tribos africanas, ou entre os povos germânicos, eslavos e mongóis do passado. À estrutura dos povos pescadores, caçadores, agricultores ou pastores, sedentários ou nómadas, corresponde invariavelmente a estrutura tribal.
 

Grupo EUMEDNET de la Universidad de Málaga Mensajes cristianos

Venta, Reparación y Liberación de Teléfonos Móviles
Enciclopedia Virtual
Economistas Diccionarios Presentaciones multimedia y vídeos Manual Economía
Biblioteca Virtual
Libros Gratis Tesis Doctorales Textos de autores clásicos y grandes economistas
Revistas
Contribuciones a la Economía, Revista Académica Virtual
Contribuciones a las Ciencias Sociales
Observatorio de la Economía Latinoamericana
Revista Caribeña de las Ciencias Sociales
Revista Atlante. Cuadernos de Educación
Otras revistas

Servicios
Publicar sus textos Tienda virtual del grupo Eumednet Congresos Académicos - Inscripción - Solicitar Actas - Organizar un Simposio Crear una revista Novedades - Suscribirse al Boletín de Novedades