El cooperativismo una alternativa de desarrollo a la globalización neoliberal para América Latina

CARLOS GOMES

Familias

As comunidades primitivas assentavam no parentesco natural dos seus membros com base na linha materna. À medida que o homem adquire uma posição mais destacada e interveniente na produção alimentar, acaba por ser derrubada a descendência segundo o direito materno. O desenvolvimento da agricultura e da criação de gado está nitidamente ligado com a transição do sistema de parentesco por linha materna para o parentesco por linha paterna. Forma-se a família fundamentada em condições de natureza económica, em substituição dos laços consanguíneos. Em regra, as famílias faziam parte de grupos mais numerosos, económica e socialmente coesos.

A actividade agrícola tornou-se mais capaz de expansão pelo trabalho conjunto dum grupo de indivíduos. A família, como grupo geneologicamente aparentado, encontrava-se numa posição mais favorável do que o clã para cuidar da terra arável. A atribuição às famílias do trabalho nos campos foi uma das transformações sociais que se realizaram lentamente à medida que se desenvolveu o predomínio do modo agrícola de produção, sobretudo por sementeira. Isto não significa que a propriedade comunal deixasse de depender do clã ou da tribo, embora o usofruto da terra e os seus produtos pertencessem às famílias.

O acasalamento colocou ao lado da mãe natural o autentico pai natural. Constituiu-se a família que passou a dispor da posse privada dos meios de produção. A unidade social tornou-se o núcleo familiar, o casal, os filhos e outros parentes. O agregado além dos familiares directos incluía outras famílias unidas por laços de parentesco indirecto.

A família, como célula mais pequena da sociedade, passou a deter uma importância económica considerável, como nos indica a existência de explorações agrícolas individuais integradas em comunidades maiores, com a formação das tribos.
 

Grupo EUMEDNET de la Universidad de Málaga Mensajes cristianos

Venta, Reparación y Liberación de Teléfonos Móviles
Enciclopedia Virtual
Economistas Diccionarios Presentaciones multimedia y vídeos Manual Economía
Biblioteca Virtual
Libros Gratis Tesis Doctorales Textos de autores clásicos y grandes economistas
Revistas
Contribuciones a la Economía, Revista Académica Virtual
Contribuciones a las Ciencias Sociales
Observatorio de la Economía Latinoamericana
Revista Caribeña de las Ciencias Sociales
Revista Atlante. Cuadernos de Educación
Otras revistas

Servicios
Publicar sus textos Tienda virtual del grupo Eumednet Congresos Académicos - Inscripción - Solicitar Actas - Organizar un Simposio Crear una revista Novedades - Suscribirse al Boletín de Novedades