El cooperativismo una alternativa de desarrollo a la globalización neoliberal para América Latina

CARLOS GOMES

OUTRAS ACTIVIDADES PRODUTIVAS - OLARIA, CERÂMICA

Os recipientes tradicionais eram, antes do aparecimento da olaria, construídos em madeira, pedra, pele, vime ou cabaças ocas. O conhecimento do facto de o barro endurecer com o fogo deu lugar ao aparecimento de novos receptáculos que numa fase inicial se limitaram a imitar a forma e a decoração dos que os precederam.

A olaria aparece na altura em que as espécies plantadas ou cultivadas começam a predominar sobre as selvagens. Porém, entre algumas populações de caçadores e recolectores, mais ou menos sedentários, a olaria já era conhecida. A sua expansão acompanha o desenvolvimento das forças produtivas e a utilização da terra como meio de trabalho humano. Os utensílios em barro ao permitirem armazenar e cozinhar os alimentos, facilitaram a substituição parcial duma dieta à base de carne por outra à base de cereais e outras plantas.

O fabrico de vasos cerâmicos exige já o conhecimento de técnicas destinadas a purificar o barro, misturá-lo com pequenos fragmentos, temperá-lo, modelar o vaso e cozê-lo a elevada temperatura numa cova ou forno. Os primeiros artesãos produziram cerâmica feita à mão, portanto, sem roda de oleiro, mas já utilizavam uma grande variedade de minerais como pigmentos para decoração. Os primeiros recipientes de cerâmica, até agora encontrados, foram produzidos no Japão há cerca de doze mil anos.

A produção generalizada de recipientes de cerâmica para fins funcionais, vasos e tigelas, só era útil para grupos de pessoas que permanecessem num local durante períodos de tempo prolongados, ou seja, que tenham adoptado um modo de vida relativamente sedentário, seja numa economia agrícola ou numa economia de caça e recolecção altamente produtiva.
 

Grupo EUMEDNET de la Universidad de Málaga Mensajes cristianos

Venta, Reparación y Liberación de Teléfonos Móviles
Enciclopedia Virtual
Economistas Diccionarios Presentaciones multimedia y vídeos Manual Economía
Biblioteca Virtual
Libros Gratis Tesis Doctorales Textos de autores clásicos y grandes economistas
Revistas
Contribuciones a la Economía, Revista Académica Virtual
Contribuciones a las Ciencias Sociales
Observatorio de la Economía Latinoamericana
Revista Caribeña de las Ciencias Sociales
Revista Atlante. Cuadernos de Educación
Otras revistas

Servicios
Publicar sus textos Tienda virtual del grupo Eumednet Congresos Académicos - Inscripción - Solicitar Actas - Organizar un Simposio Crear una revista Novedades - Suscribirse al Boletín de Novedades