El cooperativismo una alternativa de desarrollo a la globalización neoliberal para América Latina

CARLOS GOMES

PRODUÇÃO DE ALIMENTOS - DOMESTICAÇÃO DE ANIMAIS

A domesticação de animais para servirem de alimento desenvolveu-se a partir da prática de caça. Existem vestígios de que o seu início teria ocorrido antes do cultivo de plantas. Não só passou a constituir um dos principais factores no desenvolvimento da produção de alimentos, como se expandiu por áreas onde se manteve a simples recolha de plantas. Foi um processo longo e complicado, ao longo de dezenas de milhares de anos, que resultou duma acumulação de conhecimentos e experiências acerca do comportamento dos animais.

Vários factores determinaram este importante avanço na actividade produtiva. Observadores atentos dos hábitos dos animais, os homens compreenderam que algumas espécies não se afastavam com a sua presença e teriam até tendência para uma aproximação ao procurarem os mesmos pontos de água, alguma protecção e alimentos. Sobretudo em períodos de seca, homens e animais encontravam-se nos mesmos locais. As espécies domesticáveis são em geral animais de manada ou rebanho, que se juntam facilmente entre si ou até se aproximam dos seres humanos.

A domesticação assumiu várias modalidades. A simples convivência com animais que mais se aproximavam do homem, como é o caso do cão. A presença dos animais próxima dos acampamentos humanos onde lhes eram proporcionados alimentos e resguardo. O desbaste de porções de florestas e de terras ervosas para granjear aos animais selvagens melhores pastos como fontes de alimentos, mantendo-os reunidos para facilitar a sua caça, a sua sobrevivência e reprodução. O amansar certos animais e mantê-los sob controlo humano. A simples captura e manutenção em cativeiro.
Entre os homens e os animais desenvolve-se uma relação simbiótica sem a qual não seria viável a sua domesticação. Os seres humanos procuram proteger os animais das intempéries e dos predadores, conduzem-nos para locais onde podem abrigar-se, proporcionam-lhes alimentos. Em contrapartida servem as pessoas com os seus produtos, carne, leite, pele, ossos, e ainda, em alguns casos, com o seu trabalho.

Os primeiros animais domésticos não eram mais do que uma reserva de alimentos vivos, embora pudessem existir outros motivos para a sua utilização como auxiliares no trabalho, meio de transporte, animais de sacrifício ou de estimação. O cão parece ter sido o primeiro animal a ser utilizado como meio de trabalho ao apanhar as peças de caça nas florestas e matagais, prestando assim uma valiosa ajuda aos caçadores.

A domesticação de espécies disponíveis começou quando o ser humano atinge um certo nível de desenvolvimento económico e cultural num área determinada. Podem ter existido centros de domesticação em diferentes lugares em épocas semelhantes. Em certas zonas começou mais tarde porque a abundância de recursos tornava desnecessária a manutenção de gado doméstico.

A domesticação desempenhou um papel fundamental na criação posterior do gado e de animais domésticos, continuou nos tempos seguintes e ainda continua a ser realizada em certas partes do mundo.
 

Grupo EUMEDNET de la Universidad de Málaga Mensajes cristianos

Venta, Reparación y Liberación de Teléfonos Móviles
Enciclopedia Virtual
Economistas Diccionarios Presentaciones multimedia y vídeos Manual Economía
Biblioteca Virtual
Libros Gratis Tesis Doctorales Textos de autores clásicos y grandes economistas
Revistas
Contribuciones a la Economía, Revista Académica Virtual
Contribuciones a las Ciencias Sociales
Observatorio de la Economía Latinoamericana
Revista Caribeña de las Ciencias Sociales
Revista Atlante. Cuadernos de Educación
Otras revistas

Servicios
Publicar sus textos Tienda virtual del grupo Eumednet Congresos Académicos - Inscripción - Solicitar Actas - Organizar un Simposio Crear una revista Novedades - Suscribirse al Boletín de Novedades
 
Todo en eumed.net:
Eumed.net

Congresos Internacionales


¿Qué son?
 ¿Cómo funcionan?

 

15 al 29 de
julio
X Congreso EUMEDNET sobre
Turismo y Desarrollo




Aún está a tiempo de inscribirse en el congreso como participante-espectador.


Próximos congresos

 

06 al 20 de
octubre
I Congreso EUMEDNET sobre
Políticas públicas ante la crisis de las commodities

10 al 25 de
noviembre
I Congreso EUMEDNET sobre
Migración y Desarrollo

12 al 30 de
diciembre
I Congreso EUMEDNET sobre
Economía y Cambio Climático

 

 

 

 

Encuentros de economia internacionales a traves de internet


Este sitio web está mantenido por el grupo de investigación eumednet con el apoyo de Servicios Académicos Internacionales S.C.

Volver a la página principal de eumednet