El cooperativismo una alternativa de desarrollo a la globalización neoliberal para América Latina

CARLOS GOMES

MEIOS TÉCNICOS

A evolução das invenções e os desenvolvimentos técnicos estão relacionados com a domesticação e criação de plantas e animais, a alteração do regime alimentar e a difusão dum tipo de vida sedentário. O progresso técnico, que assentava em dezenas de milhares de anos, passa a suceder em poucos milénios e até séculos.

A técnica de cultivo de plantas e criação de animais é uma consequência da acumulação de conhecimentos empíricos ao longo de milénios, no campo da botânica, da zoologia e da genética, e transmitidos de geração para geração. Os conhecimentos botânicos permitiram colocar sementes na terra e plantar tubérculos, iniciando a germinação provocada.

A observação dos efeitos do clima, da natureza dos solos e das estações, a invenção de novos instrumentos de trabalho e o aumento da população humana, constituíram outros tantos factores que influenciaram o aparecimento de novos meios de trabalho. A lavra foi então inventada para remover o terreno e facilitar a sementeira.

Desenvolveram-se novas técnicas de trabalhar a pedra: perfurar, alisar e polir. As fogueiras foram utilizadas para aquecer os rochedos até estalarem, sendo depois os fragmentos moldados segundo a forma desejada. Desenvolveu-se igualmente a produção de micrólitos, instrumentos estes usados principalmente na caça e na pesca..

O polimento da pedra, obtido pelo uso de técnicas de fricção, tornou-se corrente e deu lugar ao aparecimento de utensílios usados no tratamento de produtos agrícolas e preparação de alimentos. Os tipos mais comuns de utensílios polidos são as taças, os almofarizes e diversos tipos de mós e pilões usados para moer legumes, cereais ou bolotas.

A técnica da moldagem, aliada à arte de dominar o fogo, permitiu a descoberta e o desenvolvimento da cerâmica, inovação estreitamente ligada à vida agrícola e sedentária. Surgiram os primeiros vasos e bilhas, modelados e cozidos em argila. Após a descoberta do cozimento do barro, acelerou-se a produção de recipientes. O forno tornou-se uma das mais importantes invenções relacionada com a vida sedentária.

O fabrico de cestos e cordas esteve na origem da tecelagem. Com a criação de plantas começaram a ser usados tecidos. O couro foi substituído pela lã e o linho começou a ser cultivado e, depois de fiado e tecido, utilizado também na manufactura de vestuário. O entrelaçar de palha e juncos foi uma das primeiras formas de tecelagem.
 

Grupo EUMEDNET de la Universidad de Málaga Mensajes cristianos

Venta, Reparación y Liberación de Teléfonos Móviles
Enciclopedia Virtual
Economistas Diccionarios Presentaciones multimedia y vídeos Manual Economía
Biblioteca Virtual
Libros Gratis Tesis Doctorales Textos de autores clásicos y grandes economistas
Revistas
Contribuciones a la Economía, Revista Académica Virtual
Contribuciones a las Ciencias Sociales
Observatorio de la Economía Latinoamericana
Revista Caribeña de las Ciencias Sociales
Revista Atlante. Cuadernos de Educación
Otras revistas

Servicios
Publicar sus textos Tienda virtual del grupo Eumednet Congresos Académicos - Inscripción - Solicitar Actas - Organizar un Simposio Crear una revista Novedades - Suscribirse al Boletín de Novedades