El cooperativismo una alternativa de desarrollo a la globalización neoliberal para América Latina

CARLOS GOMES

MODO DE PRODUÇÃO

Durante o modo de produção recolector, o ser humano foi adquirindo uma grande experiência no seu contacto permanente com a natureza. O seu relacionamento com a vida animal e vegetal permitiu aprofundar o conhecimento dos diferentes meios ambientais, dos hábitos e da biologia das plantas e dos animais. A experiência e os conhecimentos adquiridos, embora empíricos, foram transmitidos através de gerações e espalhados pelas regiões onde o homem se foi instalando.

A compreensão de que os cereais e legumes podem ser cultivados com sementes e guardados e a observação de que certos animais podem ser domesticados e mantidos sob controlo, abriu o caminho à experiência agrícola. A passagem para a produção de alimentos constitui uma das fases decisivas no desenvolvimento da civilização humana. A par desta actividade, desenvolveu-se a técnica de polimento de artefactos de pedra, de fabrico de peças de olaria e de tecelagem. A transição gradual para um novo estilo de vida resultou dum longo processo de evolução e estendeu-se por muitos milénios.

No modo de produção inicial, fundamentado na captura e na colheita de alimentos, o homem consegue produzir alguns meios de trabalho, mas não chega a criar meios de subsistência, pois limita-se a recolhe-los. Da simples recolha de bens disponíveis na natureza, o homem passa a um envolvimento activo na obtenção de alimentos por sua própria iniciativa. Trata-se duma diferença essencial em comparação com o modo de vida baseado na recolecção. O poder de criar produtos necessários á alimentação e à satisfação de novas necessidades, transformou a economia natural numa economia já de alguma forma planificada.

Antes, o homem extraía da natureza os bens que podia e necessitava, sem nela influir. Era uma atitude passiva que não implicava uma intromissão directa na transformação dos bens naturais. A observação e a experiência humana acumuladas permitiram a interferência humana na condição da natureza com reflexos na evolução posterior, que acarretou a alteração da base económica.

As raízes da produção agrícola, domesticação e criação de animais e plantas, localiza-se entre os vinte e os dez mil anos. Não se encontram, porém, marcos precisos para datar o seu início. Os historiadores referem a existência de indícios de comunidades campesinas com cerca de treze mil anos. Trata-se de mutações lentas cobrindo vários milénios e que ainda continuam.

O aparecimento da actividade agrícola não foi uma invenção súbita ou originada por uma sociedade em particular. Não ocorreu simultaneamente em todos os lados, nem nas mesmas épocas e nem sequer foi aceite por todas as comunidades. Algumas mantiveram o seu tradicional estilo de vida. Não é possível encontrar um lugar preciso que assinale o seu início. Em regiões isoladas no espaço e no tempo assiste-se a uma transição com características surpreendentemente semelhantes. É uma consequência lógica do processo de intensificação dum relacionamento entre os seres humanos, as plantas e os animais, ocorrido em vários locais e em ocasiões diversas.

Os instrumentos de trabalho e os utensílios de uso doméstico foram sucessivamente aperfeiçoados em correspondência com as novas exigências. A laboração, necessariamente em comum, foi admitindo formas de organização ainda elementares mas susceptíveis de melhorar a sua eficiência e intensificar a divisão do trabalho. As novas actividades deram lugar ao surgir duma forma de artesanato, praticado ainda em conjunto com outras actividades.

O desenvolvimento da actividade agrícola fixou o homem à terra, motivando a sua integração num modo de produção que exigiu o hábito dum estilo de vida sedentário. O mesmo não aconteceu com comunidades que preferiram dedicar-se à criação de animais, continuando ou até ampliando os hábitos nómadas. Todas estas mudanças provocaram um crescimento populacional sem precedentes e uma maior densidade de população num dado território.

A intensificação da produção gerou excedentes e o armazenamento de reservas alimentares para assegurar a subsistência por períodos mais longos. Alterou-se a dieta alimentar, o consumo de carne é substituído em parte por cereais ou produtos hortícolas. A invenção da cerâmica leva a que os alimentos comecem a ser cozinhados com regularidade.

A produção de alimentos não implicou uma revolução nos meios de subsistência, mas motivou profundas alterações nas práticas económicas e sociais. A solidariedade e a repartição em comum dos produtos da caça, da pesca e das colheitas transformaram-se numa partilha influenciada pela posse dos meios de produção e da maior quantidade de recursos conseguidos. Verifica-se uma lenta mas crescente rotura da partilha comunal de alimentos.

Uma parte da humanidade situou-se numa nova era que se caracteriza por uma viragem radical da produção e crucial do seu modo de vida. O aparecimento de novas necessidades, a mudança qualitativa das forças produtivas da sociedade e, portanto, do próprio homem e dos seus meios de produção, originaram uma transição que pode ser classificada como uma transformação revolucionária. Surgiram os primeiros sintomas de apropriação da terra ou dos rebanhos e dos meios de produção. As relações económicas e sociais tendem a alterar-se com a divisão social do trabalho, o papel desempenhado pela mulher, a distinção cada vez maior entre as diferentes categorias sociais, os conflitos entre comunidades ou entre caçadores e pastores. Intensifica-se a troca directa de produtos e surge um rudimento de servidão e escravidão.
 

Grupo EUMEDNET de la Universidad de Málaga Mensajes cristianos

Venta, Reparación y Liberación de Teléfonos Móviles
Enciclopedia Virtual
Economistas Diccionarios Presentaciones multimedia y vídeos Manual Economía
Biblioteca Virtual
Libros Gratis Tesis Doctorales Textos de autores clásicos y grandes economistas
Revistas
Contribuciones a la Economía, Revista Académica Virtual
Contribuciones a las Ciencias Sociales
Observatorio de la Economía Latinoamericana
Revista Caribeña de las Ciencias Sociales
Revista Atlante. Cuadernos de Educación
Otras revistas

Servicios
Publicar sus textos Tienda virtual del grupo Eumednet Congresos Académicos - Inscripción - Solicitar Actas - Organizar un Simposio Crear una revista Novedades - Suscribirse al Boletín de Novedades