El cooperativismo una alternativa de desarrollo a la globalización neoliberal para América Latina

CARLOS GOMES

RELAÇÕES SOCIAIS

As relações sociais são reguladas pelos hábitos e tradições, pelos usos e costumes, e pela experiência milenária de vida e de trabalho em comum. O seu direito, embrião duma moral primitiva, é o costume do clã, as normas e regras de comportamento simples, que pautam o modo de viver de cada indivíduo e devem aplicar-se a todos.


Os instrumentos utilizados eram tão primitivos e de tão pouco rendimento que não era viável a produção isolada dos bens necessários à sua existência. Os homens tinham assim de trabalhar em comum e apoiar-se mutuamente. Nesta capacidade de produzir em colectivo residia a sua principal força produtiva. Os utensílios e instrumentos de trabalho fazem parte do próprio grupo, da sua vida colectiva, não há posse das pessoas sobre as coisas comuns, mas apenas os objectos que fazem parte integrante dos indivíduos.


Os povos recolectores conduzem a sua forma de relacionamento para qualquer local para onde vão, nas suas frequentes migrações. Grupos com diferentes tradições, transmitidas de geração em geração, poderiam ter vivido lado a lado num espaço territorial não demarcado.


As formas míticas e de crença religiosa influenciaram num sentido negativo o desenvolvimento das forças e capacidades humanas, na medida em que atribuíram a espíritos ou seres sobrenaturais o desenrolar dos acontecimentos ou o vencer as dificuldades correntes.
 

Grupo EUMEDNET de la Universidad de Málaga Mensajes cristianos

Venta, Reparación y Liberación de Teléfonos Móviles
Enciclopedia Virtual
Economistas Diccionarios Presentaciones multimedia y vídeos Manual Economía
Biblioteca Virtual
Libros Gratis Tesis Doctorales Textos de autores clásicos y grandes economistas
Revistas
Contribuciones a la Economía, Revista Académica Virtual
Contribuciones a las Ciencias Sociales
Observatorio de la Economía Latinoamericana
Revista Caribeña de las Ciencias Sociales
Revista Atlante. Cuadernos de Educación
Otras revistas

Servicios
Publicar sus textos Tienda virtual del grupo Eumednet Congresos Académicos - Inscripción - Solicitar Actas - Organizar un Simposio Crear una revista Novedades - Suscribirse al Boletín de Novedades