El cooperativismo una alternativa de desarrollo a la globalización neoliberal para América Latina

CARLOS GOMES

ORGANIZAÇÃO E GESTÃO

Uma das características das sociedades comunitárias é a vida e o trabalho em conjunto e a partilha igualitária dos recursos. A cooperação simples é fundamental nas relações de produção. O indivíduo está tão ligado, ou até fundido, com o seu colectivo que não chega a surgir a questão de reduzir ou separar o individual do social.

Na economia recolectora todos os componentes dos agrupamentos humanos se ocupam do conjunto das suas tarefas. Está-se a lidar com grupos indivisíveis na sua composição e não com grupos especializados. Os homens precisam de se unir e actuar em grupos para se poderem abastecer de alimentos e se defenderem dos animais predadores. O trabalho em comum permite, por exemplo na caça, desempenhar tarefas irrealizáveis com o esforço dum só indivíduo.

As formas de organização da actividade, os usos e costumes, as tradições e a experiência de conduta herdada de gerações anteriores pautam o modo de viver da comunidade e de cada indivíduo. Tais formas assentam numa produção pouco desenvolvida, pouco densa num território muito vasto, num ainda quase completo domínio do homem pela Natureza.

A organização económica e social das populações era relativamente simples, correspondendo a uma estrutura de “comunismo primitivo”. Esta estrutura consolida-se quando os homens adquirem a capacidade de adaptarem os seus processos produtivos às condições ambientais e nelas sobreviverem e se desenvolverem. Os primeiros mecanismos rudimentares de gestão, sejam espontâneos ou conscientes, surgem com o desenvolvimento da caça e o começo duma divisão de trabalho.

A cooperação simples é a primeira forma de organização do trabalho. A conjugação dos esforços individuais cria uma força produtiva superior à simples soma das unidades que a integram.

As funções governativas competiam a toda a colectividade. Mas a vida em grupo comandado por um “chefe” remonta a tempos muito antigos. É provável que a liderança fosse assumida pelo caçador mais capaz, o macho mais rigoroso e destemido, o ancião mais experiente ou o feiticeiro ou xamâ. Este poderia ser homem ou mulher. Quando se fala em “ancião” é de salientar que a vida raramente atingia os quarenta anos.
 

Grupo EUMEDNET de la Universidad de Málaga Mensajes cristianos

Venta, Reparación y Liberación de Teléfonos Móviles
Enciclopedia Virtual
Economistas Diccionarios Presentaciones multimedia y vídeos Manual Economía
Biblioteca Virtual
Libros Gratis Tesis Doctorales Textos de autores clásicos y grandes economistas
Revistas
Contribuciones a la Economía, Revista Académica Virtual
Contribuciones a las Ciencias Sociales
Observatorio de la Economía Latinoamericana
Revista Caribeña de las Ciencias Sociales
Revista Atlante. Cuadernos de Educación
Otras revistas

Servicios
Publicar sus textos Tienda virtual del grupo Eumednet Congresos Académicos - Inscripción - Solicitar Actas - Organizar un Simposio Crear una revista Novedades - Suscribirse al Boletín de Novedades