El cooperativismo una alternativa de desarrollo a la globalización neoliberal para América Latina

CARLOS GOMES

CONSUMO, DISTRIDUIÇÃO E TROCA

Inicialmente o homem comeu alimentos crus ou secos ao sol. Numa fase mais avançada a carne era comida depois de cozinhada no fogo, directamente sobre a chama, em água aquecida com pedras abrasadas, em covas ou em bolsas de couro. Também podia ser seca ou fumada ou guardada em cinzas A dieta alimentar é muito à base de plantas e de caça, embora haja variantes conforme os recursos predominantes existentes. Por exemplo, no Brasil era frequente os habitantes sobreviverem com um dieta baseada em moluscos terrestres e nozes de coco.

Os produtos recolhidos são distribuídos e consumidos em comum, segundo um padrão de solidariedade e reciprocidade. Os víveres e outros produtos eram obtidos com o trabalho de todos os membros da comunidade e transportados para os acampamentos base para aí ser partilhados, de acordo com as disponibilidades e as necessidades, ou aprovisionados.

Isto não significa que os grupos vivam fechados sobre si próprios. Encontram-se em cerimónias rituais e festivas, no decurso dos quais se oferecem colectivamente dádivas, independentemente do seu valor de uso, criando-se entre os doadores e os recebedores laços de participação mística. A passagem dum objecto dum grupo ou dum indivíduo para outro origina a celebração dum ritual, que ainda hoje se mantem. A dádiva pode assemelhar-se a uma permuta, quando surge uma obrigação de retribuir associada a uma exigência de equivalência.

Como a produção não tem por finalidade a obtenção dum excedente, a forma da troca é sempre directa e reveste-se dum carácter de excepção. A troca limita-se apenas aos excedentes acidentais ou aos desejos de obtenção de matérias ou objectos não produzidos pela comunidade.

A disparidade dos recursos naturais e o surgir de novas necessidades conduz o homem comunitário a procurar alguns materiais de que carece ou deseja junto doutros grupos humanos, nomeadamente entre os do interior e das orlas marítimas, lacustres ou fluviais. Estas trocas originam, por vezes, o percurso de longas distâncias. As investigações dos historiadores assinalam a existência de trocas que incluíam conchas marítimas, obsidiana, pedra lascada ou objectos ornamentais.

Grupo EUMEDNET de la Universidad de Málaga Mensajes cristianos

Venta, Reparación y Liberación de Teléfonos Móviles
Enciclopedia Virtual
Economistas Diccionarios Presentaciones multimedia y vídeos Manual Economía
Biblioteca Virtual
Libros Gratis Tesis Doctorales Textos de autores clásicos y grandes economistas
Revistas
Contribuciones a la Economía, Revista Académica Virtual
Contribuciones a las Ciencias Sociales
Observatorio de la Economía Latinoamericana
Revista Caribeña de las Ciencias Sociales
Revista Atlante. Cuadernos de Educación
Otras revistas

Servicios
Publicar sus textos Tienda virtual del grupo Eumednet Congresos Académicos - Inscripción - Solicitar Actas - Organizar un Simposio Crear una revista Novedades - Suscribirse al Boletín de Novedades