El cooperativismo una alternativa de desarrollo a la globalización neoliberal para América Latina

CARLOS GOMES

PRODUÇÃO DE ALIMENTOS - RECOLHA DE ALIMENTOS

A procura de alimentos domina o comportamento das populações comunitárias e é semelhante em todos os continentes, mesmo em épocas diferentes, enquanto se mantém este modo de vida. Tal comportamento reflecte a adaptação aos recursos naturais ou a deslocação para outros ambientes, quando da ausência ou saturação desses recursos. Salvo em condições excepcionalmente favoráveis, a fixação dos povos é difícil. O homem vê-se forçado a procurar novos territórios onde pode recolher os seus alimentos quotidianos e daí a prática corrente do nomadismo.

A recolha dos alimentos é uma actividade diária em que todos os componentes dos grupos humanos participam. Os instrumentos usados na preparação para consumo dos alimentos de origem vegetal ou animal são muito rudimentares. Os povos faziam covas para triturar as sementes e raízes, por meio de pilões ou pedras perfuradas, onde era montado um cabo de madeira.

A colheita de raízes, bolotas, grãos ou frutos frescos constituía uma actividade permanente. A colheita era manual ou auxiliada pelos instrumentos de trabalho existentes, já anteriormente citados. As plantas constituíam uma importante fonte de alimento e eram recolhidas, sobretudo por mulheres, que sabiam escolher as mais nutritivas e de sabor agradável, colhendo ou desenterrando determinadas plantas em detrimento doutras. Eram tomadas providências para assegurar a sobrevivência e a propagação de plantas mais desejadas. Ainda hoje algumas comunidades praticam a colheita selectiva de plantas comestíveis. As plantas nativas colhidas no estado selvagem e consumidas como alimento atingiam centenas de espécies.

Certos alimentos de origem animal eram, e ainda são, igualmente importantes como o mel, os insectos, tartarugas, lagartos, roedores, cobras, larvas ou ovos colocados em tocas ou ninhos na árvores. Os caracóis já eram apanhados em grande quantidade e cozidos em recipientes de barro e sacos de couro. O homem recolector, para colher o mel teria chegado a construir colmeias artificiais com palha, com o fim de as atrair para a sua proximidade.

Algumas formas antigas de conservação aparecem, como deixar secar os frutos ou torrá-los e guardar alimentos em peles de animais ou covas no interior da terra.
 

Grupo EUMEDNET de la Universidad de Málaga Mensajes cristianos

Venta, Reparación y Liberación de Teléfonos Móviles
Enciclopedia Virtual
Economistas Diccionarios Presentaciones multimedia y vídeos Manual Economía
Biblioteca Virtual
Libros Gratis Tesis Doctorales Textos de autores clásicos y grandes economistas
Revistas
Contribuciones a la Economía, Revista Académica Virtual
Contribuciones a las Ciencias Sociales
Observatorio de la Economía Latinoamericana
Revista Caribeña de las Ciencias Sociales
Revista Atlante. Cuadernos de Educación
Otras revistas

Servicios
Publicar sus textos Tienda virtual del grupo Eumednet Congresos Académicos - Inscripción - Solicitar Actas - Organizar un Simposio Crear una revista Novedades - Suscribirse al Boletín de Novedades
 
Todo en eumed.net:
Eumed.net

Congresos Internacionales


¿Qué son?
 ¿Cómo funcionan?

 

15 al 29 de
julio
X Congreso EUMEDNET sobre
Turismo y Desarrollo




Aún está a tiempo de inscribirse en el congreso como participante-espectador.


Próximos congresos

 

06 al 20 de
octubre
I Congreso EUMEDNET sobre
Políticas públicas ante la crisis de las commodities

10 al 25 de
noviembre
I Congreso EUMEDNET sobre
Migración y Desarrollo

12 al 30 de
diciembre
I Congreso EUMEDNET sobre
Economía y Cambio Climático

 

 

 

 

Encuentros de economia internacionales a traves de internet


Este sitio web está mantenido por el grupo de investigación eumednet con el apoyo de Servicios Académicos Internacionales S.C.

Volver a la página principal de eumednet