El cooperativismo una alternativa de desarrollo a la globalización neoliberal para América Latina

CARLOS GOMES

PRODUÇÃO DE INSTRUMENTOS DE TRABALHO - INSTRUMENTOS LÍTICOS

Consideram-se instrumentos líticos os fragmentos arrancados de rochas, lascas ou seixos, com a finalidade de serem utilizados em diversos tarefas. Denominam-se lascas as pedras separadas dum bloco de pedra maior ou dum seixo, através duma operação denominada talhe. Por meio de choque de pedra contra pedra eram produzidos instrumentos de pedra lascada unifacial ou bifacialmente. O seixo unifacial é uma peça cujo bordo foi trabalhado a partir da remoção de lascas dum dos lados do calhau rolado, liso ou com forma de ovo. Se o facetamento se encontra dos dois lados, o seixo denomina-se bifacial.

O machado de pedra de dois gumes, também denominado biface, era obtido arrancando grandes lascas nas duas faces opostas dum pedaço de silex ou dum calhau. Trata-se de um dos objectos mais representativos da habilidade humana e do avanço na aplicação da técnica. O biface foi, e ainda é, um instrumento útil para múltiplos usos. Os primeiros conjuntos de machados serviam para abater presas, furar, esquartejar, raspar, quebrar, escavar, cortar carcaças ou ramos de árvore, preparar alimentos vegetais ou trabalhar peles.

A técnica utilizada permaneceu relativamente estável e a inovação limitou-se à forma dos instrumentos. Alguns avanços registaram-se no sentido de obter pontas de lança de tamanho mais reduzido ou formatos pré-determinados.

Existiram diversas variedades de instrumentos derivados dos fragmentos líticos produzidos, tais como:

- lascas longas e estreitas que podiam servir de facas, cuja técnica se foi aperfeiçoando, com a vantagem de economizar materiais;
- o cutelo com um bordo transversal, largo e cortante;

- a bola, calhau mais aperfeiçoado, poliédrico, quase esférico, utilizado na vida doméstica para triturar ou amassar ou, atada a uma corda, para caçar ou laçar animais por meio de arremesso;

- o raspador, instrumento grande e pesado, com um bordo afiado e robusto, destinado a tirar cascas de árvores, raspar raízes e peles de animais ou trabalhar madeira.

O conjunto dos instrumentos líticos adquire uma grande variedade e complexidade. Inclui ainda furadores, enxós para trabalhar madeira, pedras furadas, escareadores, pontas de projéctil com o formato de rabo-de-peixe, os conhecidos quebra-cocos usados no Brasil, ou o biface curvo designado “boomerang”.

Como nenhum animal é capaz de talhar um seixo ou aparar um machado, a existência destes instrumentos constitui, para os historiadores, uma prova da própria presença do homem e também do seu processo de desenvolvimento. Os registos arqueológicos apontam para uma primeira produção de instrumentos líticos na África Oriental há mais de dois milhões de anos . No entanto, há cerca de cinco mil anos ainda em numerosas sociedades africanas eram produzidos e utilizados utensílios de pedra lascada.

Grupo EUMEDNET de la Universidad de Málaga Mensajes cristianos

Venta, Reparación y Liberación de Teléfonos Móviles
Enciclopedia Virtual
Economistas Diccionarios Presentaciones multimedia y vídeos Manual Economía
Biblioteca Virtual
Libros Gratis Tesis Doctorales Textos de autores clásicos y grandes economistas
Revistas
Contribuciones a la Economía, Revista Académica Virtual
Contribuciones a las Ciencias Sociales
Observatorio de la Economía Latinoamericana
Revista Caribeña de las Ciencias Sociales
Revista Atlante. Cuadernos de Educación
Otras revistas

Servicios
Publicar sus textos Tienda virtual del grupo Eumednet Congresos Académicos - Inscripción - Solicitar Actas - Organizar un Simposio Crear una revista Novedades - Suscribirse al Boletín de Novedades