El cooperativismo una alternativa de desarrollo a la globalización neoliberal para América Latina

CARLOS GOMES

UTENSÍLIOS E INSTRUMENTOS DE TRABALHO

Na procura de bens materiais para satisfazer as necessidades básicas, o homem aproveitou objectos que encontrava na natureza e criou outros por sua própria iniciativa. Para isso utilizou os seus braços e o seu cérebro. A manufactura de utensílios é exclusiva e característica da espécie humana. O seu uso permitiu a busca conjunta de alimentos, a apropriação ou aproveitamento dos frutos naturais, incluindo a caça e a pesca. Numa primeira fase, os objectos criados constituíam apenas um prolongamento do braço, um reforço e uma especialização da mão. Entre os primeiros utensílios, o mais utilizado teria sido o pau de rebuscar aplicável no solo para desenterrar raízes. Outros materiais, como o osso e a pedra, foram usados mesmo antes de serem aperfeiçoados.

Com os objectos feitos pelo homem, surgem os primeiros instrumentos para auxiliar o trabalho manual. Os materiais são escolhidos para serem utilizados como martelos para extrair outros pedaços, para os moldar de forma tosca ou para os adaptar a armas de arremesso grosseiras para a caça de animais. Há já uma intenção consciente e determinada na criação destes objectos. Os primeiros passos duma actividade manufactureira despontam quando o homem agarra em dois calhaus e bate um no outro com o fim de partir um deles e provocar o aparecimento dum ângulo cortante.

Ao longo do tempo, a técnica utilizada vai sendo aperfeiçoada e transmitida aos descendentes. A melhoria das operações manuais requeridas, o evoluir do controlo do cérebro sobre a mão e a escolha mais cuidada das matérias-primas utilizadas, permitiu o aumento da variedade e o aperfeiçoamento crescente dos instrumentos de trabalho.

A criação de instrumentos de trabalho está ligada aos primeiros indícios duma produção organizada, com as suas consequências no relacionamento social. Por sua vez, o seu uso destinado a auxiliar a satisfação das necessidades básicas deu origem ao aparecimento de novas necessidades. Pode concluir-se que a indústria se antecipou à agricultura e veio a exercer uma influência fundamental no futuro aparecimento do modo de produção alimentar. Novos tipos de operações manuais influenciaram a variedade de instrumentos produzidos e a sua utilização e permitiu um avanço no controlo do cérebro sobre a mão. Os movimentos a executar tinham de ser cada vez mais precisos.

Os estudos arqueológicos assinalam uma homogeneidade notável nas formas dos utensílios, dos instrumentos e nas técnicas utilizadas para os preparar, nas diferentes regiões do mundo. Mesmo entre os povos que migraram através do continente americano elas não diferem das dos restantes continentes. As diferenças apenas residem na natureza dos materiais empregues e a variedade depende essencialmente das épocas, das tradições, dos usos a que os utensílios são destinados.

Grupo EUMEDNET de la Universidad de Málaga Mensajes cristianos

Venta, Reparación y Liberación de Teléfonos Móviles
Enciclopedia Virtual
Economistas Diccionarios Presentaciones multimedia y vídeos Manual Economía
Biblioteca Virtual
Libros Gratis Tesis Doctorales Textos de autores clásicos y grandes economistas
Revistas
Contribuciones a la Economía, Revista Académica Virtual
Contribuciones a las Ciencias Sociales
Observatorio de la Economía Latinoamericana
Revista Caribeña de las Ciencias Sociales
Revista Atlante. Cuadernos de Educación
Otras revistas

Servicios
Publicar sus textos Tienda virtual del grupo Eumednet Congresos Académicos - Inscripción - Solicitar Actas - Organizar un Simposio Crear una revista Novedades - Suscribirse al Boletín de Novedades