El cooperativismo una alternativa de desarrollo a la globalización neoliberal para América Latina

CARLOS GOMES

MATÉRIAS PRIMAS

Numa primeira fase, o ser humano aproveitou apenas os factores naturais com o auxílio de meios muito rudimentares, pouco se diferenciando doutros animais. A pedra, o pau ou o osso foram utilizados no estado em que se encontravam antes de serem utilizados.

Como matérias-primas consideram-se os bens naturais ou os intermédios destinados a entrarem no processo produtivo, durante o qual se altera a sua natureza ou configuração. Um calhau só é considerado matéria-prima quando é trabalhado com o fim de ser transformado num instrumento cortante destinado a ser utilizado na produção de utensílios, a cortar madeira ou outros materiais.

Em geral o homem emprega a matéria-prima existente no local onde se encontra acampado ou na sua proximidade. Contudo, a investigação histórica demonstra que determinados tipos de materiais preferidos eram procurados mesmo em lugares distantes, por vezes a largas dezenas de quilómetros de distância, para aí serem recolhidos e transportados. Certas matérias-primas só poderiam ter sido obtidas por dádiva, troca directa ou no decurso de migrações.

Entre as matérias-primas de origem rochosa mais usadas podem-se destacar:

- rochas de origem siliciosa, como o silex que se encontra praticamente em toda a parte e permite obter gumes muito afiados por simples percussão e belos efeitos estéticos, o quartzo, com as suas diversas variedade e cores, o jaspe, a ágata ou a calcedónia;

- rochas eruptivas, como o basalto, que cobre grandes áreas de regiões continentais, ou a obsidiana, conhecida também por vidro vulcânico;

- rochas sedimentares, que constituem uma fina película à superfície da terra e são uma fonte importante de recursos minerais, como sejam o calcário e a argila, esta com a qualidade de manter a sua forma depois de seca e a característica de se encontrar largamente espalhada pelo mundo inteiro.

O ocre vermelho desempenhou um papel de relevo como matéria-prima utilizada nas primeiras produções estéticas. Trata-se dum pigmento natural que deriva doutro mineral, incluindo a argila castanha. Servia para pintar paredes, utensílios, o corpo e até cadáveres.

A simples remoção de seixos aglomerados, numa actividade de superfície, não pode ser entendida como exploração mineira. Tal remoção consiste na recolha natural de pedaços de rocha do chão e dos amontoados de seixos, ou das encostas dos montes. As pedras eram recolhidas directamente da camada superior do solo ou de depósitos muito pouco profundos. Eram fáceis de encontrar alguns minerais como a hematite, o caulino, o carvão e o ocre.

Grupo EUMEDNET de la Universidad de Málaga Mensajes cristianos

Venta, Reparación y Liberación de Teléfonos Móviles
Enciclopedia Virtual
Economistas Diccionarios Presentaciones multimedia y vídeos Manual Economía
Biblioteca Virtual
Libros Gratis Tesis Doctorales Textos de autores clásicos y grandes economistas
Revistas
Contribuciones a la Economía, Revista Académica Virtual
Contribuciones a las Ciencias Sociales
Observatorio de la Economía Latinoamericana
Revista Caribeña de las Ciencias Sociales
Revista Atlante. Cuadernos de Educación
Otras revistas

Servicios
Publicar sus textos Tienda virtual del grupo Eumednet Congresos Académicos - Inscripción - Solicitar Actas - Organizar un Simposio Crear una revista Novedades - Suscribirse al Boletín de Novedades