El cooperativismo una alternativa de desarrollo a la globalización neoliberal para América Latina

CARLOS GOMES

MEIOS HUMANOS - CARACTERÍSTICAS CULTURAIS E SOCIAIS

O objectivo fundamental das primeiras comunidades consistia na auto conservação e reprodução e tal objectivo só era possível através duma actividade colectiva coincidente com a própria estrutura social.

Para conseguir obter os seus meios de vida, tornou-se necessário ao homem o conhecimento perfeito do ambiente natural ao longo das estações, os hábitos dos animais e o conhecimento e selecção das plantas úteis à sua alimentação.

A construção e o uso de utensílios, de instrumentos de trabalho ou das armas a utilizar, sendo tarefa da comunidade, onde a divisão do trabalho é ainda muito rudimentar, exige a aquisição de conhecimentos por todos os habitantes que são transmitidos de geração para geração, especialmente aos jovens sujeitos a provas muito rigorosas de formação. Paralelamente, desenvolveram-se funções superiores, como a memória, a atenção e o pensamento abstracto. O homem revelou uma grande capacidade de criação de artefactos.

A difícil luta pela existência exigia do ser humano qualidades individuais, tanto físicas como intelectuais e morais, sem as quais seria impossível manter a sua sobrevivência. Era indispensável força física, capacidade de resistência, habilidade, transmissão de conhecimentos, criatividade e um grande espírito de solidariedade, colectivismo e sacrifício. O indivíduo, no seu comportamento, regula-se pelas normas, proibições e tradições da sua comunidade.

Mas, para além destas características individuais, essenciais para vencer as duras condições de vida, o homem teve de viver sempre agrupado com os seus semelhantes. A sua aptidão para assegurar uma vida em comum, ampliar e modificar as características da vida social, permite-lhe desenvolver a capacidade técnica, os hábitos sociais, o domínio do espaço e do tempo.

O vínculo indissociável entre o indivíduo e a comunidade permitiu ao género humano conservar-se a si próprio, sobreviver e criar as premissas imprescindíveis para a passagem à civilização. Tal vínculo foi determinante nas etapas iniciais do desenvolvimento da sociedade e na manutenção posterior de estruturas comunitárias, algumas ainda hoje existentes. Este espírito colectivista não elimina ou contradiz a necessidade duma chefia da vida em grupo, sobretudo na actividade de caça, que possivelmente remonta já a tempos muito antigos.

A linha materna era, e em muitas situações ainda é, a única considerada válida. A mulher desempenhava neste modo de vida um papel predominante, que nos tempos primitivos se encontrava difundido por toda a parte.

Grupo EUMEDNET de la Universidad de Málaga Mensajes cristianos

Venta, Reparación y Liberación de Teléfonos Móviles
Enciclopedia Virtual
Economistas Diccionarios Presentaciones multimedia y vídeos Manual Economía
Biblioteca Virtual
Libros Gratis Tesis Doctorales Textos de autores clásicos y grandes economistas
Revistas
Contribuciones a la Economía, Revista Académica Virtual
Contribuciones a las Ciencias Sociales
Observatorio de la Economía Latinoamericana
Revista Caribeña de las Ciencias Sociales
Revista Atlante. Cuadernos de Educación
Otras revistas

Servicios
Publicar sus textos Tienda virtual del grupo Eumednet Congresos Académicos - Inscripción - Solicitar Actas - Organizar un Simposio Crear una revista Novedades - Suscribirse al Boletín de Novedades