SOBREVALORIZAÇÕES E REDUÇÃO DA POUPANÇA INTERNA
Tesis doctorales de Economía

POLÍTICA CAMBIAL E MACROECONOMIA DO DESENVOLVIMENTO

Paulo Gala

 

Esta página muestra parte del texto pero sin formato.

 bajarse los archivos en pdf comprimidos ZIP. (167 pags., 1359 Kb)

 

4. SOBREVALORIZAÇÕES E REDUÇÃO DA POUPANÇA INTERNA

Explorando uma área praticamente ignorada pela literatura que trata de câmbio e crescimento, este capítulo tem o objetivo de analisar os problemas trazidos por uma estratégia de crescimento com poupança externa e câmbio sobrevalorizado. Apresenta os argumentos de Bresser-Pereira (2004a) com relação aos canais pelos quais a administração cambial pode impactar na acumulação de capital via determinação da poupança e investimento. Destaca-se aqui um dos principais problemas da sobrevalorização cambial no processo de desenvolvimento econômico amplamente ignorado pelo debate atual, a substituição da poupança interna pela externa ou “savings displacement”. Com a exceção de poucos trabalhos sobre o tema, entre os quais Bresser-Pereira (2004a) e Ffrench-Davis (2004), a literatura tende a ignorar a ocorrência de “crowding out” de poupança interna causado pela utilização da poupança externa na presença de câmbios sobrevalorizados.

Ao tratar da política cambial em países em desenvolvimento, Bresser-Pereira (2004a) destaca que um câmbio relativamente desvalorizado fornece estímulos para aumentos de investimento e poupança, impactando o processo de acumulação de capital. Seguindo uma abordagem kaleckiana, argumenta que a sobrevalorização cambial aumenta os salários reais estimulando acréscimos de consumo. A redução de preços dos bens comercializáveis estimula a importação de bens de consumo, reduzindo a poupança agregada. O autor chama ainda a atenção para essa importante lacuna na explicação do processo de desenvolvimento ao destacar a estratégia asiática, “the literature on savings and consumption normally does not acknowledge this fact, but it is central for the process of development, in so far as savings set a limit to capital accumulation. Asian high savings rates are certainly a cultural phenomenon, but they also respond to the strategic use that policymakers do of the exchange rate, keeping it relatively depreciated” (Bresser-Pereira 2004a, pg.16).

O capítulo se divide em quatro partes. A primeira apresenta a crítica da estratégia de crescimento com poupança externa desenvolvida por Bresser-Pereira (2001) e Bresser- Pereira e Nakano (2003). A segunda parte apresenta uma formalização do argumento de Bresser (2004a). A terceira analisa algumas evidências empíricas em relação ao problema do “savings displacement” ou redução da poupança interna como decorrência da utilização de poupança externa. Vários trabalhos sobre o tema têm chegado à conclusão de que a utilização de poupança externa está associada à perda de poupança interna. Muitas vezes a tentativa de utilização de poupança externa através de ciclos de apreciação cambial pode redundar em acréscimos não sustentados de consumo agregado com conseqüências negativas para as contas externas. Ciclos de aumento de consumo baseados em endividamento externo resultam, geralmente, em crises no balanço de pagamentos. A última parte do capítulo aborda o problema da substituição da poupança interna pela externa sob uma perspectiva keynesiana.


Grupo EUMEDNET de la Universidad de Málaga Mensajes cristianos

Venta, Reparación y Liberación de Teléfonos Móviles
Enciclopedia Virtual
Biblioteca Virtual
Servicios