Revista: TURYDES
Turismo y Desarrollo local sostenible / ISSN: 1988-5261


O TURISMO EM LAGOAS COSTEIRAS NO SUL DO BRASIL:
CONTRIBUIÇÃO DOS VISITANTES AO DESENVOLVIMENTO DO USO SUSTENTÁVEL

Autores e infomación del artículo

Leonardo Reichert*

Rosane Maria Lanzer**

Universidade de Caxias do Sul, Brasil

turismologoleonardo@gmail.com


Resumo: O turismo em áreas naturais é um dos segmentos que mais cresce em todo o mundo. O Brasil, um país megadiverso, possui aptidão para o desenvolvimento de modalidades turísticas com base na natureza. Além disso, o patrimônio natural do paísnclui uma das maiores disponibilidades hídricas do mundo, englobando rios, lagoas, lagunas, quedas d’água, entre outros. Na Planície Costeira do Rio Grande do Sul, existem cerca de 100 lagoas que, a exemplo de outros ambientes lacustres no mundo, podem vir a se tornar atrativos turísticos. Osório, município situado no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, compreende em seu território, um dos maiores complexos lagunares do Brasil. O presente estudo teve como objetivo verificar a opinião dos visitantes sobre o desenvolvimento turístico das lagoas costeiras de Osório. Para tal, foram selecionadas quatro lagoas: Lagoa dos Barros, Lagoa do Marcelino, Lagoa do Peixoto e Lagoa do Horácio. O levantamento de dados foi feito por meio de entrevistas, coletando informações sobre o desenvolvimento turístico, com os visitantes destas lagoas. As respostas foram tabuladas e a análise das entrevistas possibilitou uma comparação entre o desenvolvimento turístico das lagoas. A identificação da opinião dos usuários das lagoas mostrou-se relevante ao estudo do potencial turístico e fornece subsídios para o desenvolvimento do uso sustentável. Os resultados do estudo apontaram que os usuários percebem a necessidade de melhorias específicas nas lagoas, que vão desde a implementação de infraestrutura até a recuperação da qualidade da água.

Palavras-Chave: Turismo; Lagoas Costeiras; Opinião do Visitante; Osório – RS.

 

Para citar este artículo puede utilizar el siguiente formato:

Leonardo Reichert y Rosane Maria Lanzer (2019): “O turismo em lagoas costeiras no sul do Brasil: contribuição dos visitantes ao desenvolvimento do uso sustentável”, Revista Turydes: Turismo y Desarrollo, n. 26 (junio/junho 2019). En línea:
https://www.eumed.net/rev/turydes/26/lagoas-brasil.html
http://hdl.handle.net/20.500.11763/turydes26lagoas-brasil


 

* Bacharel em Turismo pela Universidade Federal de Pelotas – UFPel e Mestre em Turismo pela Universidade de Caxias do Sul – UCS. E-mail: turismologoleonardo@gmail.com
** Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestrado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e PhD em Biogeografia pela Universität des Saarlandes (Alemanha). E-mail: rlanzer@ucs.br


Recibido: Enero 2019 Aceptado: Junio 2019 Publicado: 17 de junio 2019



Nota Importante a Leer:
Los comentarios al artículo son responsabilidad exclusiva del remitente.
Si necesita algún tipo de información referente al articulo póngase en contacto con el email suministrado por el autor del articulo al principio del mismo.
Un comentario no es mas que un simple medio para comunicar su opinion a futuros lectores.
El autor del articulo no esta obligado a responder o leer comentarios referentes al articulo.
Al escribir un comentario, debe tener en cuenta que recibirá notificaciones cada vez que alguien escriba un nuevo comentario en este articulo.
Eumed.net se reserva el derecho de eliminar aquellos comentarios que tengan lenguaje inadecuado o agresivo.
Si usted considera que algún comentario de esta página es inadecuado o agresivo, por favor, escriba a lisette@eumed.net.

URL: https://www.eumed.net/rev/turydes/index.html
Sitio editado y mantenido por Servicios Académicos Intercontinentales S.L. B-93417426.
Dirección de contacto lisette@eumed.net