Revista: TURYDES
Turismo y Desarrollo local sostenible / ISSN: 1988-5261


VIAJAR PARA CORRER

Autores e infomación del artículo

Yasmin de Oliveira Lima*

Marcela do Nascimento Padilha**

Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil

yasmin_olima@yahoo.com.br


RESUMO

O presente trabalho apresenta uma investigação sobre as motivações que levam os turistas a viajarem para participar de competições fora de seus locais de residência, a fim de analisar o funcionamento do segmento de Turismo Esportivo, em especial o Turismo de Corrida de Rua. Para esta pesquisa, questionários foram aplicados a participantes de corridas de rua com o objetivo de possibilitar uma interpretação entre a percepção de cada corredor sobre a prática esportiva e, ao mesmo tempo, turística. A partir dos resultados obtidos, foi possível observar que o fator motivacional é o percurso e o que ele tem de diferente para oferecer ao longo da prova, com a possibilidade de viver uma experiência turística tanto fora quanto dentro da própria cidade.

Palavras-chave: Corrida de rua. Turismo esportivo. Viagem. Motivação.

Travel to run

ABSTRACT
In order to think through Sports Tourism segment, especially the street running, this study presents a investigation of the reasons that take people to travel so as to participate  in competitions away from home. To achieve the main goal there were done questionnaires with the participants of  running to enable a reflexion between the point of each one whether in sports or tourist practice. Thereafter results show that the route and its singularity during the activity are the motivational factor, because the runner can try out a touristic experience inside or outside his city.

Keywords: Street running, Sport tourism. Trip. Motivation.

Viajar para correr

RESUMEN

El presente trabajo presenta una investigación sobre las motivaciones que llevan a los turistas a viajar para participar en competiciones fuera de sus locales de residencia, a fin de analizar el funcionamiento del segmento de Turismo deportivo, en especial el Turismo de Carrera de Calle. Para esta investigación, fueron realizados cuestionarios a participantes de carreras callejeras con el objetivo de posibilitar una interpretación entre la percepción de cada corredor sobre la práctica deportiva y, al mismo tiempo, turística. A partir de los resultados obtenidos, fue posible observar que el factor motivacional es el recorrido y lo que éste tiene de diferente para ofrecer a lo largo de la prueba, con la posibilidad de vivir una experiencia turística tanto fuera como dentro de la propia ciudad.

Palabras-clave: Carrera de Calle, Turismo Deportivo. Viaje. Motivación.

Para citar este artículo puede utilizar el siguiente formato:

Yasmin de Oliveira Lima y Marcela do Nascimento (2018): “Viajar para correr”, Revista Turydes: Turismo y Desarrollo, n. 25 (diciembre / dezembro 2018). En línea:
https://www.eumed.net/rev/turydes/25/viajar-correr.html
http://hdl.handle.net/20.500.11763/turydes25viajar-correr


INTRODUÇÃO


A ligação entre o Turismo e o esporte vem ganhando força nos últimos anos. O grande número de participantes e espectadores nos eventos esportivos contribui de forma significativa para o turismo, considerada a maior indústria do mundo. Essa combinação pode ser muito bem-sucedida em termos de desenvolvimento e crescimento de mercado.
O mercado está se adaptando para atender a essas necessidades dos consumidores turísticos. Este é o caso do segmento Turismo Esportivo que combina o esporte com viagens. Com interesse em estilos de vida saudáveis, a prática esportiva está se tornando um fenômeno que não repercute apenas em termos de atividades de lazer, mas também no turismo.
Um exemplo de esporte vinculado ao turismo é a corrida de rua que tem como referência de criação e estrutura as provas de maratona olímpica, que são realizadas em várias cidades pelo mundo, tendo as ruas como o seu principal cenário.  Com muitas variações devido aos terrenos e características de cada localidade, as corridas de rua também foram sendo adaptadas para estes “palcos”, gerando uma variedade significativa de provas e distâncias.
Uma das características das corridas de rua é a vontade do participante em aumentar seu “currículo” indo em busca de novas competições em lugares diferentes, seja em âmbito regional ou até mesmo internacional.
Este artigo apresenta uma investigação sobre as motivações dos participantes das corridas de rua que buscam competições fora de seus locais de residência, aproveitando a viagem para conhecer o local da prova.


Leer completo en PDF



* Bacharela em Turismo – Universidade do Estado do Rio de Janeiro – yasmin_olima@yahoo.com.br
** Doutora em Geografia – Professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – marcelapadilha.uerj@gmail.com


Recibido: Octubre 2018 Aceptado: Diciembre 2018 Publicado: Diciembre 2018



Nota Importante a Leer:
Los comentarios al artículo son responsabilidad exclusiva del remitente.
Si necesita algún tipo de información referente al articulo póngase en contacto con el email suministrado por el autor del articulo al principio del mismo.
Un comentario no es mas que un simple medio para comunicar su opinion a futuros lectores.
El autor del articulo no esta obligado a responder o leer comentarios referentes al articulo.
Al escribir un comentario, debe tener en cuenta que recibirá notificaciones cada vez que alguien escriba un nuevo comentario en este articulo.
Eumed.net se reserva el derecho de eliminar aquellos comentarios que tengan lenguaje inadecuado o agresivo.
Si usted considera que algún comentario de esta página es inadecuado o agresivo, por favor, escriba a lisette@eumed.net.

URL: https://www.eumed.net/rev/turydes/index.html
Sitio editado y mantenido por Servicios Académicos Intercontinentales S.L. B-93417426.
Dirección de contacto lisette@eumed.net