Revista: TURYDES
Turismo y Desarrollo local sostenible / ISSN: 1988-5261


TURISMO EM ANGOLA - RECURSOS TURÍSTICOS DA PROVÍNCIA DO CUANDO CUBANGO – IDENTIFICAÇÃO E POTENCIAL

Autores e infomación del artículo

José Eduardo Ezequias*

Manuel Kamuenho Alberto**

Universidade Cuito Cuanavale

drezequias@gmail.com


Resumo

Este estudo foi desenvolvido na Província do Cuando Cubango, em Angola, uma região de África Austral com fortes e intransponíveis potencialidades endógenas para desenvolver-se a partir do uso racional da paisagem da sua flora e fauna. O Objectivo principal foi fazer levantamento de informação necessária para apoiar o desenho de estratégias para a promoção do turismo local. A colecta de dados foi feita pelo autor ao longo de 6 anos, tomando como base da investigação o turismo em áreas naturais. Foram levantadas informações relativas aos recursos turísticos associados a espécies animais e fauna selvagem; a diversidade da flora; o património histórico-cultural e as infras-estruturas necessárias para fomentar o turismo. foram escolhidos 4 munícipios dos nove que a Província do Cuando Cubango possui, nomeadamente: Menongue, Cuchi, Cuito Cuanavale e Dírico, onde foram identificados e caracterizados 45 locais para a realização do turismo de natureza; 2 principais espécies florísticas únicas na região austral de África: o Mussivi e o Girassonde; 4 principais animais selvagens o Leão, Elefante, Hipopótamo e Búfalo, faltando confirmar a existência do Rinoceronte. Está investigação servirá essencialmente para apoiar a perspectiva nacional do país em despertar o turismo como fonte de geração de receitas, desenvolvimento local e autopromoção do país.

Palavra-chave: Turismo de Natureza, Cuando Cubango, Caracterização e potencilidade.

Summary

This study was developed in the province of Cuando Cubango in Angola, a region of Southern Africa with strong and insurmountable endogenous potential to develop from the rational use of the landscape of its flora and fauna. The main objective was to collect information needed to support the design of strategies for the promotion of local tourism. The data collection was made by the author over 6 years, based on research in tourism in natural areas. Information was collected on the tourist resources associated with animal species and wildlife; the diversity of flora; the historical-cultural heritage and the infrastructures necessary to promote tourism. were chosen 4 municipalities of the nine that the Province of Cuando Cubango has, namely: Menongue, Cuchi, Cuito Cuanavale and Dírico, where 45 places were identified and characterized for the accomplishment of nature tourism; 2 main single floristic species in the southern region of Africa: Mussivi and Girassonde; 4 major wildlife the Lion, Elephant, Hippopotamus and Buffalo, lacking confirm the existence of the Rhino. This research will essentially serve to support the country's national perspective in awakening tourism as a source of revenue generation, local and self-promotion of the country.

Key words: Tourism of Nature, Cuando Cubango, Characterization and potencility.

Para citar este artículo puede utilizar el siguiente formato:

José Eduardo Ezequias y Manuel Kamuenho Alberto (2018): “Turismo em Angola - Recursos turísticos da Província do Cuando Cubango – Identificação e potencial”, Revista Turydes: Turismo y Desarrollo, n. 25 (diciembre / dezembro 2018). En línea:
https://www.eumed.net/rev/turydes/25/angola.html
http://hdl.handle.net/20.500.11763/turydes25angola


Introdução

A crise financeira e económica dos anos 2012 e 2016 em Angola, fruto da redução em mais de 50% do preço do petróleo no mercado internacional e a sua consequência nos indicadores macroeconómicos, como o emprego, a inflação, a produção e redução das despesas públicas, veio demonstrar a necessidade de alternativas ao nosso sistema económico. As receitas do sector petrolífero representaram nos últimos orçamentos, quase 80 % do tal das necessidades financeiras. É imprescindível a médio e longo prazo um novo paradigma com base no turismo e no desenvolvimento local para a economia nacional. A realidade histórica e natural do país, como factores atractivos, representa o fundamento para o país conceber uma estratégia mais prática na vertente do turismo. o objectivo geral deste artigo é efectuar um Levantamento e consequente mapeamento dos principais recursos turísticos da província do Cuando Cubango.
Entendemos que é necessário além da caracterização turística, a abertura empresarial e concepção de créditos financeiros; Construção e reabilitação de infraestruturas de apoio; Formação de quadros; desburocratização administrativa e vontade política. A existência de numerosos recursos turísticos naturais, culturais e históricos inexplorados e não especificados permite projectar um novo paradigma para o país, redefinido a partir da exploração eficaz e sustentável dos tais recursos. Porém, é necessário haver uma caracterização nacional dos potenciais recursos turísticos. Que recursos existem no país? Como estão catalogados? São questões que ainda não estão bem assentes que pretendemos responder.

A falta de informação essencial sobre o turismo tem consequência na edificação da província como um destino turístico. Por outro lado, a interação, necessariamente local, entre produtores e consumidores num território específico aumenta a importância das redes locais e regionais para a criação de produtos turísticos (Willians e Shaw, 2011). Está pesquisa responde a uma das linhas estratégicas do actual governo, da académia, de grupos empresarias e do mercado. O turismo é uma das principais estratégias do país para o desenvolvimento da sua economia. Foi durante anos posta de parte, mas hoje com a crise financeira-económica, afigura-se como uma alternativa imprescindível a diversificação de receitas. A província apresenta condições propícias para desenvolver-se com o turismo.

 

Leer completo en PDF



* Graduado em Ciências Sociais e diplomado em Ciências económicas pela Universidade Nacional de La Matanza, em Buenos aires e docente da Escola Superior de Hotelaria e Turismo da Universidade Cuito Cuanavale
** Mestre em Gestão ambiental e docente da Universidade Cuito Cuanavale


Recibido: Octubre 2018 Aceptado: Diciembre 2018 Publicado: Diciembre 2018



Nota Importante a Leer:
Los comentarios al artículo son responsabilidad exclusiva del remitente.
Si necesita algún tipo de información referente al articulo póngase en contacto con el email suministrado por el autor del articulo al principio del mismo.
Un comentario no es mas que un simple medio para comunicar su opinion a futuros lectores.
El autor del articulo no esta obligado a responder o leer comentarios referentes al articulo.
Al escribir un comentario, debe tener en cuenta que recibirá notificaciones cada vez que alguien escriba un nuevo comentario en este articulo.
Eumed.net se reserva el derecho de eliminar aquellos comentarios que tengan lenguaje inadecuado o agresivo.
Si usted considera que algún comentario de esta página es inadecuado o agresivo, por favor, escriba a lisette@eumed.net.

URL: https://www.eumed.net/rev/turydes/index.html
Sitio editado y mantenido por Servicios Académicos Intercontinentales S.L. B-93417426.
Dirección de contacto lisette@eumed.net