RILCO
Revista de Investigación Latinoamericana en Competitividad Organizacional / ISSN 2659-5494


POLÍTICAS PÚBLICAS E LOGÍSTICA NA MATA NORTE PERNAMBUCANA: QUADRO ATUAL E PERSPECTIVAS*

Autores e infomación del artículo

ALVES, José Luiz **

KAMEOKA, Alexandra Kazumi***

MACEDO, Luana Maria Tenório****

luiz.alves@upe.br


RESUMO
A logística de circulação tem se tornado, nos últimos anos, um grande diferencial no desenvolvimento das grandes capitais do Brasil. Sendo assim esse trabalho busca explorar esta temática colocando em foco o Arco Metropolitano de Pernambuco. Desse modo, foram realizadas pesquisas bibliográfica e documental utilizando o recurso da bibliometria  junto a AD Diper - Agência Pernambucana de Incentivos Fiscais, que hoje administra a área de política de incentivos fiscais no estado de Pernambuco, que, sem dúvida, tem sido um dos elementos de maior atração de novos investimentos para o estado, sendo essa, a importância do estado de contar com uma infraestrutura moderna que possa escoar a sua produção dentro das exigências que o mercado, hoje, impõe. Como resultado dessa pesquisa, logramos levantamentos do estado da arte relativo à logística de inovações e às novas institucionalidades, no âmbito da implementação de políticas públicas com o intuito de fundamentar conceitualmente o trabalho de pesquisa, bem como intensificar a linha de pesquisa sobre Logística e infra-estrutura produtiva dentro do Mestrado em Gestão Do Desenvolvimento Local Sustentável na Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco (FCAP-UPE).
Palavras-chave: Políticas Públicas; Incentivos fiscais; Logística na Mata Norte; Pernambuco; Arco Metropolitano.


RESUMEN
La logística de circulación se ha convertido en los últimos años en un gran diferencial en el desarrollo de las grandes capitales de Brasil. Siendo así, ese trabajo busca explorar esta temática poniendo en foco el Arco Metropolitano de Pernambuco. De este modo, se realizaron investigaciones bibliográficas y documentales utilizando el recurso de la bibliometría junto a AD Diper - Agencia Pernambucana de Incentivos Fiscales, que hoy administra el área de política de incentivos fiscales en el estado de Pernambuco, que, sin duda, ha sido uno de los elementos de mayor atracción de nuevas inversiones para el estado, siendo esa la importancia del estado de contar con una infraestructura moderna que pueda arrojar su producción dentro de las exigencias que hoy impone el mercado. Como resultado de esta investigación, logramos levantamientos del estado del arte relativo a la logística de innovaciones ya las nuevas institucionalidades, en el marco de la implementación de políticas públicas con el propósito de fundamentar conceptualmente el trabajo de investigación, así como intensificar la línea de investigación sobre Logística e infraestructura productiva del Master en Gestión del Desarrollo Sostenible en la Facultad de Ciencias de la Administración de Pernambuco (FCAP-UPE).
Palabras-clave: Políticas Públicas; Incentivos fiscales; Logística en la Mata Norte; Pernambuco; Arco Metropolitano.


ABSTRACT
Circulation logistics, lately, has become a great differential in Brazil's large capitals development. Thus, this article aims to explore this theme focusing on Pernambuco Metropolitan Arc. Due to that, bibliographical and documental researchs were carried out along with government agencies, especially AD Diper – Pernambuco Tax Loss Agency, who currently administers the area of fiscal incentives policy in the state of Pernambuco, and has been one of the elements of greater attraction of new investments for the province, being this, the importance of the state to count on a modern infrastructure that can flow its production within the exigencies that the market today imposes. As a result of this research, we have obtained state-of-the-art surveys related to innovations logistics and it’s new institutionalism, within the scope of the  public policies implementation in order to conceptually base the research work, as well as intensify the research line on Logistics and productive infrastructure from MSc in Sustainable Local Development Management at the Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco (FCAP-UPE).
KEY-WORDS: Tax breaks; Public policies; Mata norte; Pernambuco; Arco Metropolitano; Logistics.

Para citar este artículo puede utilizar el siguiente formato:

ALVES, José Luiz; KAMEOKA, Alexandra Kazumi y MACEDO, Luana Maria Tenório (2019): “Políticas Públicas e logística na Mata Norte Pernambucana: quadro atual e perspectivas”, RILCO: Revista de Investigación Latinoamericana en Competitividad Organizacional, n. 1 (Febrero 2019). En línea:
https://www.eumed.net/rev/rilco/01/politicas-publicas.html
http://hdl.handle.net/20.500.11763/rilco01politicas-publicas


1 INTRODUÇÃO
A economia de circulação, hoje, dentro do processo de mundialização, requer uma maior velocidade nos fluxos, fazendo com que a logística ganhasse um destaque grande nesse cenário. Partindo desse princípio, o objetivo deste trabalho foi de realizar um levantamento da infraestrutura de circulação da Mata Norte pernambucana, tanto do estágio atual como suas perspectivas, tendo como foco o Arco Metropolitano de Pernambuco, de forma a contribuir para a construção desta temática, através de estudo bibliométrico, que se mostrou um procedimento metodológico essencial para a análise dessa pesquisa, assim como incentivar o desenvolvimento local através da caracterização da política de incentivos fiscais, adotada pelo governo do estado de Pernambuco, com a finalidade de auxiliar a concretização do Arco Metropolitano e atrair novos investimentos.
            De modo mais específico, os objetivos foram: Definir e conceituar as principais categorias de análise relacionadas a esta temática; Caracterizar e analisar a política de incentivos fiscais, adotada pelo governo do estado de Pernambuco, com a finalidade de auxiliar a concretização do Arco Metropolitano e atrair novos investimentos; Verificar o estado da arte relativo à logística de inovações e as novas institucionalidades, no âmbito da implementação de políticas públicas com o intuito de fundamentar conceitualmente o trabalho de pesquisa, bem como intensificar a linha de pesquisa sobre Logística e infra-estrutura produtiva do Mestrado em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável na FCAP-UPE; Levantar os fatores e condicionantes que contribuíram para o crescimento econômico de Pernambuco e ensejado demanda de um novo desenho logístico nos últimos anos;
2 METODOLOGIA
Para elaboração deste artigo foi efetuada a revisão de literatura através de uma coleta de dados indireta, utilizando a pesquisa bibliográfica visando a construção do referencial teórico preestabelecido para o projeto, revisar o estado da arte no que envolve o contexto estudado assim como contribuir para construção desta temática (Gil, 2008). Foi realizado estudo da temática proposta através da leitura e do fichamento de textos sobre logística e políticas públicas, voltados ao Arco Metropolitano de Pernambuco e às políticas locais. Sendo possível, portanto, definir, conceituar e caracterizar pontos relacionados ao assunto, conforme discriminados nos Resultados deste artigo, além de um diagnóstico acerca do quadro atual da logística de transportes da Mata Norte de Pernambuco.
“Particularmente, no campo das ciências sociais aplicadas os estudos bibliométricos se concentram em examinar a produção de artigos em um determinado campo de saber, mapear as comunidades acadêmicas e identificar as redes de pesquisadores e suas motivações. Tais objetivos são tangibilizados por meio da criação de indicadores que buscam sumarizar as instituições e os autores mais prolíferos, os acadêmicos mais citados e as redes de coautorias“ (G. V. Chueke & M. Amatucci, 2015)
O levantamento para as buscas em bases de dados como o Google Acadêmico e sciELO foi realizado através de palavras-chaves preestabelecidas que, ao serem combinadas, puderam produzir resultados mais pertinentes ao tema estudado. Foi definido um recorte geográfico, restringindo as buscas ao contexto Brasileiro, não houve restrição temporal. O método utilizado para análise dos dados obtidos foi a bibliometria que registra as informações de forma visual em planilhas conforme pode ser observado nos resultados.
“Bibliometria é um conjunto de leis e princípios empíricos que contribuem para estabelecer os fundamentos teóricos da Ciência da Informação. O termo statistical bibliography – hoje Bibliometria – foi usado pela primeira vez em 1922 por E. Wyndham Hulme, antecedendo à data a qual se atribui a formação da área de Ciência da Informação, com a conotação de esclarecimento dos processos científicos e tecnológicos, por meio da contagem de documentos” (GUEDES, Vânia L. S; BORSCHIVER, 2005).
Pode-se acrescentar que, o estudo do Relatório de Impacto Ambiental - RIMA Arco Viário da Região Metropolitana do Recife, possibilitou um aprofundamento acerca dos impactos no meio ambiente e seu aspecto sustentável de forma a cumprir com o objetivo de intensificar a linha de pesquisa sobre Logística e infra-estrutura produtiva do Mestrado em Gestão Do Desenvolvimento Local Sustentável na FCAP-UPE já discriminada anteriormente.
Por fim, produziu-se um levantamento acerca dos impactos positivos e negativos que este arco irá proporcionar a Pernambuco tornando possível uma abordagem introdutória bem abrangente sobre os diversos assuntos que envolvem a temática.

Leer completo PDF



Nota Importante a Leer:
Los comentarios al artículo son responsabilidad exclusiva del remitente.
Si necesita algún tipo de información referente al articulo póngase en contacto con el email suministrado por el autor del articulo al principio del mismo.
Un comentario no es mas que un simple medio para comunicar su opinion a futuros lectores.
El autor del articulo no esta obligado a responder o leer comentarios referentes al articulo.
Al escribir un comentario, debe tener en cuenta que recibirá notificaciones cada vez que alguien escriba un nuevo comentario en este articulo.
Eumed.net se reserva el derecho de eliminar aquellos comentarios que tengan lenguaje inadecuado o agresivo.
Si usted considera que algún comentario de esta página es inadecuado o agresivo, por favor, escriba a lisette@eumed.net.

URL: https://www.eumed.net/rev/rilco/index.htm
Sitio editado y mantenido por Servicios Académicos Intercontinentales S.L. B-93417426.
Dirección de contacto lisette@eumed.net