Observatorio Economía Latinoamericana. ISSN: 1696-8352


FATORES DETERMINANTES NA ESTIMAÇÃO DAS RECEITAS OPERACIONAIS LÍQUIDAS

Autores e infomación del artículo

Leonardo Flach*

Luísa Karam De Mattos **

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil

Email: leonardo.flach@ufsc.br

Archivo completo en PDF


RESUMO
Esta pesquisa tem por objetivo analisar os fatores determinantes na estimação das receitas operacionais líquidas da Celesc Distribuição S/A. O estudo possui uma abordagem quantitativa, com modelagem estatística a partir de regressão, e dados obtidos junto a Celesc. Foram analisados trimestralmente os dados do Release de Resultados e dos Demonstrativos Financeiros, para um período de 28 trimestres. Os resultados apontam uma correlação linear positiva de 0,62. Além disso, confirmou-se o impacto entre as variáveis com o percentual do F de significação de 1%. Verificou-se associação entre as variáveis com um percentual de 39,47%. A partir disso, os coeficientes estimados permitiram chegar na equação de ajustamento da reta, y = -1678,09 + 0,5456 x, que possui erro padrão de 249,68. A partir da análise dos resíduos do modelo de regressão, verificou-se que eles não problema de autocorrelação. Deste modo, conclui-se que é possível mensurar a Receita Operacional Líquida a partir do valor da Distribuição de Energia em GWh. Os testes de Hipóteses apresentaram valores significativos para a amostras, o p-valor de cada coeficiente foi inferior à 5%, e levou-se em conta um nível de confiança de 95%. O mesmo ocorreu com o F de significância, que também foi inferior a 0,05.

Palavras-Chave: Regressão; Centrais Elétricas de Santa Catarina Distribuição S/A; Receitas Operacionais Líquidas.

Para citar este artículo puede uitlizar el siguiente formato:

Leonardo Flach y Luísa Karam De Mattos (2019): "Fatores determinantes na estimação das receitas operacionais líquidas", Revista Observatorio de la Economía Latinoamericana, (junio 2019). En línea:
https://www.eumed.net/rev/oel/2019/06/receitas-operacionais-liquidas.html
//hdl.handle.net/20.500.11763/oel1906receitas-operacionais-liquidas


Disponible solo en PDF


*Pós-doutor em Contabilidade e Finanças e pesquisador Visitante pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT/EUA). Professor da graduação e pós-graduação em Contabilidade na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutor em Administração (UFRGS), com doutorado sanduíche na Freie Universität Berlin (Alemanha). Email: leonardo.flach@ufsc.br
** Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC/ESAG (2005) e Especialização em Gestão em Marketing pela UNISUL (2011). Email: luisa.mattos@ufsc.br

Recibido: 21/02/2019 Aceptado: 10/06/2019 Publicado: Junio de 2019

Nota Importante a Leer:
Los comentarios al artículo son responsabilidad exclusiva del remitente.
Si necesita algún tipo de información referente al articulo póngase en contacto con el email suministrado por el autor del articulo al principio del mismo.
Un comentario no es mas que un simple medio para comunicar su opinion a futuros lectores.
El autor del articulo no esta obligado a responder o leer comentarios referentes al articulo.
Al escribir un comentario, debe tener en cuenta que recibirá notificaciones cada vez que alguien escriba un nuevo comentario en este articulo.
Eumed.net se reserva el derecho de eliminar aquellos comentarios que tengan lenguaje inadecuado o agresivo.
Si usted considera que algún comentario de esta página es inadecuado o agresivo, por favor, escriba a lisette@eumed.net.

URL: https://www.eumed.net/rev/oel/index.html
Sitio editado y mantenido por Servicios Académicos Intercontinentales S.L. B-93417426.
Dirección de contacto lisette@eumed.net