Observatorio Economía Latinoamericana. ISSN: 1696-8352


ANÁLISE DO GRAU DE CIVISMO EM BELÉM, PARÁ.

Autores e infomación del artículo

Ângelo Cezar Pinho Tavares *

Gabriel Carvalho da Silva Leite**

Rayssa Yuki Murakami Lima***

Samara Avelino de Souza França****

Thamires de Oliveira Santos *****

UFPA (Núcleo de Altos Estudos Amazônicos); Brasil

angelocezar12@hotmail.com

Archivo completo en PDF


Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa piloto realizada na cidade de Belém, Pará, Brasil, para responder à seguinte questão-problema: o grau cívico da capital paraense varia conforme a localidade, a faixa de renda e a escolaridade de seus habitantes? Para a seleção da amostra foram considerados cinco Distritos Administrativos de Belém, nos quais se aplicaram questionários fechados para compor um índice de civismo. Os dados foram tratados por meio de ferramentas da estatística descritiva e inferencial e do software IBM SPSS- Statistical 23. Foram aplicados 240 questionários e a pesquisa constatou que o Distrito do Bengui (DABEN) apresentou um alto grau de civismo quando comparado aos demais, que apresentaram médio grau cívico. Tal resultado pode ser entendido, seja pelos indicadores socioeconômicos, seja pelas dimensões política, institucional, histórica e cultural.

Palavras-chave: Grau cívico. Indicadores. Índice de civismo.

Para citar este artículo puede uitlizar el siguiente formato:

Ângelo Cezar Pinho Tavares, Gabriel Carvalho da Silva Leite, Rayssa Yuki Murakami Lima, Samara Avelino de Souza França y Thamires de Oliveira Santos (2018): "Análise do grau de civismo em Belém, Pará", Revista Observatorio de la Economía Latinoamericana, (octubre 2018). En línea:
https://www.eumed.net/rev/oel/2018/10/grau-civismo-para.html
//hdl.handle.net/20.500.11763/oel1810grau-civismo-para


Disponible solo en PDF

* Possui graduação em Geografia pela Universidade do Estado do Pará (2016), mestrando em Planejamento do Desenvolvimento pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido da Universidade Federal do Pará, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos.
** Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Pará (2018), mestrando em Planejamento do Desenvolvimento pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido da Universidade Federal do Pará, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos.
*** Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2017), mestranda em Planejamento do Desenvolvimento pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido da Universidade Federal do Pará, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos.
**** Possui graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade Federal do Pará (2017), mestranda em Planejamento do Desenvolvimento pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido da Universidade Federal do Pará, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos.
***** Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Pará (2018), mestrando em Planejamento do Desenvolvimento pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido da Universidade Federal do Pará, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos.

Publicado: Octubre de 2018

Nota Importante a Leer:
Los comentarios al artículo son responsabilidad exclusiva del remitente.
Si necesita algún tipo de información referente al articulo póngase en contacto con el email suministrado por el autor del articulo al principio del mismo.
Un comentario no es mas que un simple medio para comunicar su opinion a futuros lectores.
El autor del articulo no esta obligado a responder o leer comentarios referentes al articulo.
Al escribir un comentario, debe tener en cuenta que recibirá notificaciones cada vez que alguien escriba un nuevo comentario en este articulo.
Eumed.net se reserva el derecho de eliminar aquellos comentarios que tengan lenguaje inadecuado o agresivo.
Si usted considera que algún comentario de esta página es inadecuado o agresivo, por favor, escriba a lisette@eumed.net.

URL: https://www.eumed.net/rev/oel/index.html
Sitio editado y mantenido por Servicios Académicos Intercontinentales S.L. B-93417426.
Dirección de contacto lisette@eumed.net