Revista: Caribeña de Ciencias Sociales
ISSN: 2254-7630


A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NA FORMAÇÃO DO NOVO PROFISSIONAL DE ADMINISTRAÇÃO

Autores e infomación del artículo

1Guilherme Felipe Agapto*

2Nilton Cezar Carraro**

UFSCAR – Universidade Federal de São Carlos, Brasil

Correo: guifeaga@gmail.com


RESUMO
A administração tem como esferas principais sua história e as funções do administrador foram evoluindo. Entre as principais se destacam as funções humanas e cientificas do administrador da esfera privada. Foram diferentes funções ocupadas na idade antiga, média, moderna e contemporânea. A contemporânea foca nos sistemas que são de certa forma utilizados para o conceito da administração. São humanas, humanistas, sociais e sistêmicas. Além disto, são divididos em questão a sua nacionalidade (nacional, estrangeira ou multinacional), características transacionais (importadoras e exportadoras) e com fim econômico ou altruísta, os conceitos baseiam de uma ciência neutra em relação às ideias, impessoal e não realmente inserida na sociedade, com um determinado posicioidnto. Os administradores, portanto, tendem a partir do conhecimento da empresa para definir os processos privados ou organizacionais, definindo estratégias, impondo diretrizes nas ações de todos que trabalham na empresa. Acultura de trabalho da sociedade na qual a empresa está inserida, legislação trabalhista e papel do estado nas limitações que o modelo de gestão de pessoas pode atuar são informações necessárias para a realização do trabalho, uma vez que o caráter contingencial como dependente da gestão dos recursos humanos e o explica dentre conceitos de análise semelhantes. Como foi realizada uma pesquisa em comparação ao que se têm na graduação, teve se que elencar algumas agências de emprego e alguns lugares onde elas estão. Quanto à abordagem do PPC (Projeto pedagógico do curso), pôde se observar que várias consonâncias e pouquíssimas discordâncias tem o curso de administração e as suas demandas relacionando os cargos encontrados na área de administração e suas competências comparadas ao projeto pedagógico do curso de administração. 
Palavras-chave: Administração, Nova Formação, Buri, SP.

ABSTRACT
Management has as its main spheres its history and the functions of the administrator have evolved. Among the main ones are the human and scientific functions of the administrator of the private sphere. There were different functions occupied in old, middle, modern and contemporary age. Contemporary focuses on systems that are somewhat used for the management concept. They are human, humanistic, social and systemic. In addition, their nationality (national, foreign or multinational), transactional characteristics (importers and exporters) and their economic or altruistic purpose are divided in question, the concepts are based on a science neutral to ideas, impersonal and not really inserted in the society, with a certain positioning. Managers, therefore, tend to start from the knowledge of the company to define the private or organizational processes, defining strategies, imposing guidelines on the actions of everyone working in the company. Acculturation of the work of the company in which the company is inserted, labor legislation and the role of the state in the limitations that the management model of people can act are necessary information for the accomplishment of the work, since the contingency character as dependent of the management of the resources and explains it among similar analysis concepts. As a survey was done in comparison to what they have in the graduation, it had to be listed some employment agencies and some places where they are. Regarding the PPC approach, it could be observed that several consonances and very few disagreements have the administration course and its demands relating the positions found in the area of ​​administration and its competences compared to the pedagogical project of the administration course.
Keywords: Administration, New Training, Buri, SP.

Para citar este artículo puede utilizar el siguiente formato:

Guilherme Felipe Agapto y Nilton Cezar Carraro (2019): “A importância da educação superior na formação do novo profissional de administração”, Revista Caribeña de Ciencias Sociales (junio 2019). En línea:
https://www.eumed.net/rev/caribe/2019/06/importancia-educacao-superior.html
//hdl.handle.net/20.500.11763/caribe1906importancia-educacao-superior


  1. INTRODUÇÃO

A administração tem importância fundamental na formação de vários setores e várias disciplinas em muitos campos sociais. O administrador foca em melhorar a eficiência e eficácia de uma determinada empresa ou organização. Um exemplo são as empresas que tem a intenção não só o lucro, mas o bem-estar social, como melhorias na rentabilidade de colaboradores e o exemplo dado de elaboração de bens e serviços, com tecnologia e satisfação de necessidades organizacionais. 
Anteriormente, a administração era feita através de um consultor que não atuava na empresa de fato, como diz Burham et al (1971) não considerando, por exemplo a sua importância pelas empresas. O capitalista era o detentor da mão de obra de fato e não havia uma importância do gestor na maneira como se pode ver atualmente, com participação na política, economia e setores afins. Não havia universidades tradicionais com conteúdo administrativo, uma vez que o estudo engatinhava.  
Por sua vez, o campo de administração era bastante fragmentado e foram motivados por algumas teorias bastantes iniciantes no século XX. Campo aparentemente “novo”, foi essencial em várias sociedades, com os termos “estratégia”, economia e produção, como Marx, Smith, Weber e muitos outros, que podem ser lidos em tratados e citações por muitos livros (BURHAM, et al. 1971). 
Erdmann (2001) relacionou algumas características do novo administrador, realizando algumas rupturas de conceitos, relacionados a partir do mesmo a estereótipos anteriores sobre a sua participação, além dos meios nos quais o administrador irá enfrentar, por exemplo, no século XXI. Alguns eventos, por exemplo, foram preditos por ele, os quais são enfrentados por estudantes e administradores para compromisso com os momentos atuais, de mudanças. 
Murad (2017)  cita uma visão generalista da administração relacionada aos modelos atuais, em disciplinas de gestão ambiental, direito, contabilidade e economia. Xavier et al. (2012) citam em seu trabalho referências em relação ao perfil do administrador o qual serão feitas algumas observações. Um detalhe importante em relação a este tema é o fato de, por exemplo, analisar uma universidade a fundo para estabelecer o perfil de seu egresso, o qual deve ser seriamente inserido no mercado de trabalho. Santos et al. (2015) aborda este conceito de maneira mais sistematizada, com alguns detalhes mais profundos.  
Este trabalho tem por objetivo realizar uma breve reflexão através de referências de diversos livros, textos e artigos reflexão tais quais estão embasados nos ditames relacionados aos títulos, enfatizando a importância e a atuação do administrador ao redor de momentos históricos, especialmente relacionados à evolução das empresas e das pessoas. A revisão crítica será estimulada através de leituras de conteúdos acadêmicos que tratam do assunto.   
A principal ideia na qual um estudante de administração tem é o estereótipo do administrador, citado por Erdmann (2001) é reiterado por muitos atuantes de diversos setores, especialmente pessoas que não tem as qualificações do administrador, que tem uma vaga noção de conhecimento gerencial: a visão do administrador burocrata e apenas chefiando uma corporação é visto como um administrador realmente eficaz, porém o administrador tem características diferenciadas do “chefe” de uma empresa.  
A revisão bibliográfica virá de forma aos termos relacionados por Burham et al. (1971), pelas funções do administrador, após isto tendo uma passagem sobre as teorias acerca do cientista, por exemplo, em relação a estereótipos, aplicados ao administrador, que por sua vez assume o caráter de um cientista. Uma função mais econômica será abordada por Hasenclever e Kupfer (2012), passando pela estruturação, referenciada através do projeto pedagógico, atualizado em 2018. A conclusão reitera os argumentos que foram relacionados durante o artigo e serão retirados contextos do texto e uma breve reflexão.  

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
  1. A história da importância do administrador 

A administração tem como esferas principais sua história e as funções do administrador foram evoluindo. Entre as principais se destacam as funções humanas e cientificas do administrador da esfera privada. Nesta revisão, será apresentada a história da importância do administrador as funções científicas e humanas. Além disto, serão elencadas as empresas em que o gestor ou administrador da esfera privada poderá trabalhar. 
Passando por teorias como a escola clássica, a behaviorista e a burocrática vem a escola “gerencialista”, na qual “o gerente profissional poderia trocar um pouco mais de lucros por um pouco mais de vendas como objetivo, para valorizar o prestígio entre os gerentes existentes na economia” (HASENCLEVER E KUPFER, 2012).Voltando à ideologia de Burham et al. (1971) que dizia com base em um livro lançado em 1971, “a única classe em nossa sociedade que é autoconfiante, segura e esperançosa é a dos gerentes”.  
A função do administrador, historicamente passou por uma grande mudança, desde não sendo visto como parte integrante da empresa até formar uma classe “política”: os gerencialistas. Tendo isto como raciocínio, pode-se pensar no tanto que a administração teve mudanças na visão que tinham os autores antigos e na visão dos contemporâneos na função dos mesmos (BURHAM, et al. 1971). 
Em sua publicação no livro História da Administração mencionou a etapa em que o administrador não tinha as funções que têm hoje. Explicam que “antes de 1850 muitas poucas empresas americanas precisavam de um administrador em tempo integral, ou poucas exigiam uma estrutura administrativa claramente definida”.  Isto significa que as empresas geralmente não precisavam de um administrador o tempo todo e que iam buscar soluções administrativas com base na “mão invisível” do capitalismo (BURHAM, et al. 1971). 
Em Economia industrial Hasenclever e Kupfer (2012), “a empresa da escola clássica se identifica com o capitalista e seu objetivo é acumular capital em um ambiente competitivo representado por um sistema capitalista em expansão”. Ainda nesta fase, Smith que quanto mais amplo e mais profundo o mercado, maior seria a especialização do trabalho. Esta lei era a lei dos rendimentos crescentes.  
Em uma linha do tempo sucinta, há cinco fases da história de administração (Antiguidade, Idade Média, Moderna e Contemporânea), a qual nota-se a evolução das funções de administração.   
O surgimento da administração foi a formação de instituições como cidades, províncias, estados, impérios, nações e países com as primeiras funções da administração e as áreas da empresa. São as origens da administração. Derivam da necessidade de agrupamento em grupos sociais, funções financeiras e produtivas, muitas vezes de forma mais verticalizada. A produção de artesãos era centrada em uma pessoa e, com isto, a necessidade de ter como origem o artesão, era feito de forma a qual cada item seja personalizado.   Com o renascimento, a idade média, a administração foi marcada  pela queda do Império Romano do oriente. Como consequência houve o sistema feudal os quais eram pequenas instituições rurais que comandavam a produção local. Estas instituições chamadas feudos eram instituições que aplicavam condições de escravidão.
Pequenas em tamanho se espalharam pela Europa, que tinha em sua fase a aproximação de outros impérios. Ainda se baseava na tradição de artesões e baseava isto o mercado. Além disto, foi a expansão de nações europeias e suas descobertas. Mesmo a idade média sendo muito curta ela foi intensa para o desenvolvimento da administração. Foi marcada, sobretudo, pela Revolução Francesa.   Com a empresa contemporânea, houve as primeiras fábricas, operários mais especializados e sindicatos.  Linha de montagem Ford nos estados unidos da América, em 1910.  
Função administração é a mais importante de todas, segundo Fayol. Ela deve ser separada das demais e a empresa deve ser empregada como um sistema capaz de fornecer valor. A força aérea foi uma das seguidoras do modelo de Fayol. Sheward criou a versão do processo administrativo separado em quatro partes (Plan, Do, Check, Act) sempre em forma cíclica e contínua. Uma das fases foi a burocracia de Weber nas quais as leis necessárias segundo as pessoas para fixar direitos e obrigações, que são formas de interação mais formalizadas. Estas formas de interação diminuem a pessoalidade do cargo, sendo as pessoas respeitadas não de acordo com a sua personalidade, mas de acordo com seu gráfico.  Após a segunda guerra mundial, houve melhora com o modelo japonês de administração, enfatizando a administração de qualidade a redução de desperdício com defeito zero JIT (Just In Time), chegando na hora certa, Kanbam, entre outros. Seus principais vetores foram Deming Feigenbaum e Ishikawa. 
Com uma escola humanista, a empresa foi abordada como sistema humano social cultural composto por pessoas. Hawthorne (1930-1940) por Elton Mayo. Competências, aptidões e inteligência (Michel Gardner); idade história motivação e experiência das pessoas (Vroom, Skinner, Herzberg). Responsabilidade social e ambiental (Mintzberg, Kotler, Tom Peters). As pessoas devem ser responsáveis por suas atitudes e agir como pessoas socialmente, ambientalmente e culturalmente conscientes. Cultura organizacional: colaboração e trabalho em equipe para criar inteligência coletiva. 
Com o movimento da administração sistêmica as análises de  forma individual cada uma das partes do sistema e também em rede .Seu autor mais relevante é  Wertheimer, todo maior que a soma das partes Administração virtual. Terceirização e trabalho fora da empresa, devido a possibilidade de delegar funções e também possibilitar o trabalho longe do escritório com economias no sistema logístico, no deslocamento e no tempo necessário para chegar ao trabalho.   

  1. As funções do administrador nas esferas científicas e humanas 

O administrador tem várias funções na empresa. Na seção anterior foi abordada uma breve conjectura histórica acerca da evolução das funções do administrador com o decorrer do tempo. Nesta seção serão abordadas as funções do administrador nas esferas cientifica e humana na área privada. 

  1. As funções de administração e de que elas cuidam 

Segundo Gullo (2016), a administração é exercida em vários setores que cuidam da gestão de negócios públicos, privados, sociais, culturais, dentre outros. Ela se divide em setor primário, que é o setor que deriva diretamente de fontes naturais, como agricultura e mineração. Também trabalham no setor secundário que são da indústria transformadora e o terciário que detém os serviços. A administração tem como esferas principais sua história e as funções do administrador foram evoluindo. Entre as principais se destacam as funções humanas e cientificas do administrador da esfera privada.
Gullo (2016) ainda afirma que estas organizações podem ser ainda públicas, privadas e mistas. Sociedade anônima, sociedade limitada e individual são as sociedades as quais mais tem presença de administração. Além disto, são divididos em questão a sua nacionalidade (nacional, estrangeira ou multinacional), características transacionais (importadoras e exportadoras) e com fim econômico ou altruísta. São estes fatores que determinam a área de atuação de uma empresa.  
Ou seja, a extensão de que pode ser determinada a administração é fundamental para que ela seja tão importante na sua sociedade, pois abrange múltiplos setores, tipos e tamanhos de organização, além de utilidades as quais as empresas possibilitam prosseguir.  
Outro ponto na questão do administrador são as suas responsabilidades que, conforme Gullo (2016), se encarrega de funções como processar informações de diversas fontes, relacioidnto com pessoas, com contatos constantes além de lidar com vários assuntos ao mesmo tempo. Tomar decisões vendo a causa do problema e suas possíveis soluções, possibilitando inovação e empreendedorismo, além de buscar novas oportunidades de negócios. 
O autor enfatiza que, tem a necessidade de negociar com vários públicos-alvo da empresa, zelando pela sustentabilidade da empresa, mantendo equilíbrio entre o que aprendeu com a teoria e o que aprendeu colocando, de fato, a mão na massa. Não se deve apenas buscar os conceitos apenas de administração, mas buscar em outras áreas conceitos e informações para ampliar a eficiência dos princípios de administração. Prioridades, motivação e conceitos como ética e moral devem estar presentes em todos os administradores.  

2.2.2 As funções do administrador na esfera científica 

O administrador tem certas funções que diferenciam de outros campos do conhecimento. A esfera científica é uma das concepções que tem que mudar para um modelo não preconceituoso. Segundo Perez et. al.(2001), os conceitos baseiam de uma ciência neutra em relação às ideias, impessoal e não realmente inserida na sociedade, com um determinado posicioidnto. A etapa mecânica, também não é realística, pois existem circunstâncias que elas não são possíveis de se aplicar.
Também não é dogmática, como uma religião ou uma visão política. A mudança é necessária para a ciência e a ciência vem de dados anteriores, que fazem uma hipótese e ela é não rejeitada ou rejeitada. Não há, por exemplo, uma “verdade absoluta para a ciência”. Para a administração, os estereótipos são dados a maneira que é exposta os cientistas “clássicos” (físicos, médicos, astrônomos, biólogos), porém administração é uma ciência e o objeto de estudo é aproveitar melhor seus recursos (FISCHER et al., 2002).
Procura-se desenhar métodos para a ciência (e não método), não existem “dados puros”. Existem dados a ser relacionados conforme a necessidade. Estar 29º C em um determinado tempo não significará coisa alguma. Há diferenças no que se considera útil na teoria e na prática de uma empresa. No campo experimental busca-se saber a teoria a ser praticada na empresa com experimentos com o maior número de variáveis possíveis, porém não com todas como se faz uma simples observação empírica. Reiterando, não havendo, a exemplo a neutralidade, o contexto social do administrador deve ser o mais adequado possível onde ele estiver (FISCHER et al., 2002).  

2.2.3 As funções do administrador na esfera humana 

O administrador, assim como cientista, deve olhar para o lado humano da ciência, tratando-se de pessoas, deve ter muito cuidado com as relações humanas e deve basear nas teorias administrativas que foram realizadas no passado, assim evitando os erros e promover acertos. 
Em relação ao que foi dito por Fischer et al. (2002), o administrador define com êxito o papel do ser humano na gestão com princípios técnicos de gestão, visando ao desenvolvimento humano. Os administradores, portanto, tendem a partir do conhecimento da empresa definir os processos privados ou organizacionais definindo estratégias, impondo diretrizes nas ações do gerente e em todos que trabalham na empresa.  A gestão de pessoas, em seu modelo, dificilmente separa-se da gestão do trabalho. 
A cultura de trabalho da sociedade na qual a empresa está inserida, legislação trabalhista e papel do estado nas limitações que o modelo de gestão de pessoas pode atuar são informações necessárias para a realização do trabalho, uma vez que o caráter contingencial como dependente da gestão dos recursos humanos e o explica dentre conceitos de análise semelhantes (FISCHER et al., 2002).

 A empresa verticalmente integrada é aquela empresa que busca tomar conta da cadeia de suprimentos, a qual tem facilidades em coordenar desde os fornecedores de primeira e segunda linha até os clientes corporativos e os consumidores.  
O conglomerado gerencial continua com a mesma formação da empresa verticalmente integrada, porém tem mais integração em relação a segunda se contar que os produtos são pouco relacionados entre si. As áreas são de produtos pouco relacionados entre si. Um exemplo é a Unilever, que tem muitos produtos, porém pouco relacionados entre si. Porém, outro exemplo é a Coca Cola, que é famosa pela sua bebida e passou pelas fases de empresa verticalmente integrada e pela empresa multiproduto. Hoje produz diversos produtos.  
Os conglomerados financeiros e as companhias de investimentos são empresas extremamente voláteis, que não apenas produzem produtos ou exercem serviços, mas atuam como mediadoras de empresas de terceiros, além de possibilitar que haja um intercâmbio a nível global de investimentos. São empresas que atuam em segmentos tão desconectados como agricultura, indústria automobilística e bitcoin.  

3. METODOLOGIA 

Prodanov e Freitas (2013) declararam que a metodologia baseia-se na aplicação de procedimentos e técnicas que devem ser observadas para a construção do conhecimento, com o propósito de validar sua validade e utilidade nos diversos âmbitos da sociedade.
Para alcançar o objetivo proposto nessa pesquisa buscou-se a caracterização de uma pesquisa exploratória, que segundo Prodanov e Freitas (2013) trata-se de uma pesquisa que visa proporcionar maior familiaridade com o problema tendo como principal finalidade o aprimoramento de ideias ou a descoberta de intuições.
Como método foi utilizado a pesquisa descritiva, que é caracterizado pela objetividade, estruturação, formalização e pelo direcioidnto para resolução do problema ou avaliação (MATTAR 1996).
Trata-se de um estudo multi-casos que segundo Ventura (2007), pode ser constituída em varias partes, como exemplo os elementos de um caso analítico que pode ser composto pelos sintomas, evolução, resultados e as consequências. Pode-se analisar e identificar a importância dos seus componentes e atribuir graus de relevância. A revisão bibliográfica é importante para fundamentação teórica, fazer comparações com outros casos além de reforçar a argumentação do caso.
A metodologia utilizada possui duas classificações: quantitativo e qualitativo. A metodologia quantitativa é caracterizada pela utilização de medidas associadas a hipóteses analisadas e trabalho estatístico, ou aplicando referencias a partir da amostra.  O processo da metodologia qualitativa é caracterizado pela intensa analise incluindo as percepções das informações pesquisadas sobre os acontecimentos de interesse (CAMPOMAR 1991)
A analise foi realizada partindo da revisão bibliográfica que cita autores e o respectivo assunto e, a partir destas citações, compondo um diálogo entre eles, apresentando os desafios para ser realizado o perfil atual do administrador exigido no mercado. Para concluir a análise foi realizada uma pesquisa com dados primários acerca de demandas das empresas através de anúncios eletrônicos de oferta de emprego na região de Buri – SP, comparando-os com as revisões e às mudanças no perfil do administrador egresso em relação ao perfil exigido pelo mercado, uma vez analisados os conflitos entre o esperado e o real, possa-se concluir. 

  1. RESULTADOS E DISCUSSÕES 

Como foi realizada uma pesquisa em comparação ao que se têm na graduação, teve se que elencar algumas agências de emprego e alguns lugares onde elas estão. Como a universidade fica em Buri, foram abordadas cidades que sejam próximas do campus, que tenham de certa maneira algum envolvimento em administração. O Quadro 2 mostra as suas principais agências e as suas localizações mais próximas de vagas de emprego. Estas agências foram escolhidas, pois tinha se em mente de representar de uma forma bastante expressiva os cargos de administração.

Nota-se que, de todas as ocasiões as quais foram encontradas as agências de emprego em questão, 80% ou 4/5 das agências esteve em Sorocaba, isto podendo indicar que a demanda por cursos de administração também é grande e, embora o curso de administração tradicional ainda está sendo muito ministrado, os estudantes de uma universidade federal, universidade que tem um curso com políticas voltadas a agricultura, algo com muita demanda da região, principalmente em profissionais de nível superior, é necessário que haja uma melhor divulgação dos cursos. Referindo a Sorocaba, pode se considerar a questão demográfica para determinar que uma cidade fosse, de certa forma mais frequente nas agências de emprego.
Sorocaba (671.186)1 é 33 vezes maior que Paranapanema (19.993)2 , Buri tem praticamente o mesmo número de habitantes (18536)3 , mas é mais rural que Paranapanema. Mesmo sendo a cidade sede da UFSCar, a cidade não é a mais afetada pelo curso. Como o campus fica a cerca de seis quilômetros de Campina do Monte Alegre, a maioria das mudanças são próximas a ela. Sua população é apenas 1/3 da população de Buri (5991 habitantes)4 . Considerando isto, pôde se explicar a diferença entre as cidades em número de agências de emprego, sendo que em algumas, sequer há uma agência. Quanto à abordagem do PPC (Projeto pedagógico do curso, pôde se observar que várias consonâncias e pouquíssimas discordâncias têm o curso de administração e as suas demandas. O       Quadro 2 relaciona os cargos encontrados na área de administração e suas competências comparadas ao projeto pedagógico do curso de administração.

Nos casos de cargos como supervisores, gerentes e controllers houve tendências aos cursos mais enfáticos em administração. Tais como sistemas de gestão, de custos inventários, relacioidntos em marketing, que tem sido abordado enfaticamente no Projeto Pedagógico do Curso (PPC). No caso de assistente de importação, que tem parte de sua grade estabelecida no PPC, a exigência mais relevante foi o inglês, que não é tão buscado como competência principal no que tange, por exemplo, ao curso de administração. Porém,  há leitura de artigos de diversas áreas do conhecimento em inglês, que, mesmo não sendo um meso ou eixo específico em administração, esta competência é bem enfatizada nos meios os quais os administradores praticam o idioma.
A gestão de equipe e de pessoas foi abordada por Elton Mayo, e os documentos que precisam na administração na burocracia de Weber foram bastante importantes para o desenvolvimento do sistema atual de administração. Porém, com Kotler, teve a necessidade de que as empresas tenham marketing como seu maior fundamento, atrelado a administração, permeando como um todo. A liderança é uma das coisas que se precisa em um sistema de administração, tanto no sistema racional-legal de weber, quando na liderança carismática. O inglês, embora não seja algo exigido segundo os conhecimentos de Wheirtermer, é necessário, pois ele reitera a necessidade de aprender o todo, que é maior que simplesmente a soma das partes.
É necessário juntar todos os conceitos e aprendizados em um único planejamento, para que a empresa tenha uma integração. Wheitheimer tinha possibilidade de ver a administração de maneira integrada não só com os conhecimentos de Weber, Mayo, ou qualquer outro administrador, mas ver que, em vez de buscar as “caixinhas”, (disciplinas), era necessário que haja uma maior integração, principalmente quando se fala de possibilidades as quais tem que se trabalhar. O controle de processos amplamente fundamentados, conforme o Quadro 3 tem a presença da administração atual que não é tão somente usar conceitos de administração, mas usar conceitos de vários campos para abordar um determinado problema.
Como interdisciplinaridade, com a onda verde e a possibilidade de trabalhar em muitos tipos de organização (formais e informais) é necessário, sem dúvida que os gestores tenham a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade. E é este tipo de egresso que a UFSCar campus Lagoa do Sino tem para oferecer para as empresas, principalmente no território onde as demandas por administradores diferenciados são maiores, pois é um campus rural, de necessidade de desenvolvimento de uma forma muito grande e de grande carência de profissionais que podem gerir desde o setor agrícola até aos de serviços, os quais são fundamentais para o desenvolvimento da população.

6 - CONSIDERAÇÕES FINAIS 

Este trabalho teve por objetivo realizar uma breve reflexão através de referências de diversos livros, textos e artigos reflexão tais quais estão embasados nos ditames relacionados aos títulos, enfatizando a importância e a atuação do administrador ao redor de momentos históricos, especialmente relacionados à evolução das empresas e das pessoas, para tanto chegou-se a considerações que  o administrador contemporâneo, principalmente da UFSCar tem conhecimentos procurados pelos recrutadores, especialmente relacionados à área humana. Autores como Kotler, Kupfer e outros que trabalham com temas correlacionados à administração são exigidos em recrutamento e seleção, de empresas tanto na região Lagoa do Sino, quanto em outras regiões administrativas. As ocasiões nas quais se situam o território são grandes oportunidades de possibilidade para que haja melhores gestores e melhores administradores.
Porém a diferença do curso é que ela programa em cidades que causam bastante impacto. O limite da pesquisa foi a ausência de dados de outras fontes por ocasião de funções as quais são de maneiras muito informais, dado que grande parte das contratações não são elencadas por agências de emprego, dada a limitação a alguns problemas a divulgação de vagas. Estas diferenças, notoriamente são devidas a vários outros meios os quais são informais. Além disto, o último problema é que em certas empresas, a função de gerente e administrador é dada a uma mesma pessoa, a dona da empresa e que esta pessoa não tem curso superior em administração, porém isto pode ser uma oportunidade, especialmente para os novos setores de administração.

REFERÊNCIAS

Agência de empregos BURH. Disponível em: <https://www.burh.com.br/geracaorecursos/vaga/315156485?utm_campaign=google_jobs_apply&utm_source=google_jobs_apply&utm_medium=organic> Acesso em 29/04/2019

Agência de empregos BURH. Disponível em: <https://www.burh.com.br/grupopanna/vaga/209047477?utm_campaign=google_jobs_apply&utm_source=google_jobs_apply&utm_medium=organic)> Acesso em 29/04/2019

Agência de empregos BURH. Disponível em:  <https://www.burh.com.br/grupopanna/vaga/253121073?lang=en-us&utm_campaign=google_jobs_apply&utm_source=google_jobs_apply&utm_medium=organic> Acesso em 29/04/2019

BURHAM, J & LODI J.B História da Administração [Livro]. - São Paulo : Livraria Pioneira, 1971. 

CAMPOMAR, M. C. Do uso de “estudos de casos” em pesquisas para dissertações e teses em administração – Revista de Administração, São Paulo: v.26, n. 3, jul/set. 1991.

ERDMANN, R. H. Os desafios decorrentes das mudanças de cenário e o perfil do administrador para o século XXI. [Periódico]. - São Paulo : Revista de Ciências da Administração, 2001. - 5 : Vol. 3. 

FISHER, M. L; NOGUEIRA. A.; LIMONGI. A. C. & BERNAL. E. As Pessoas na Organização. [Livro]. - São Paulo : Gente, 2002. - 1 : Vol. 1. 

GULLO, J. Administração para quem estuda ensina e pratica [Livro]. - São Paulo : Editora Bom Dia, 2016. - Vol. 1 : pp. 119-142. 

HASENCLEVER, E. & KUPFER, L. Economia Industrial [Livro]. - São Paulo : ELSEVIER, 2012. 

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE), disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sp/paranapanema/panorama>. Acesso em: 13/05/2019.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA, (IBGE), disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sp/buri/panorama>. Acesso em: 13/05/2019.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA,(IBGE), disponível em:  <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sp/campina-do-monte-alegre/panorama>. Acesso em: 13/05/2019.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA,(IBGE), disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sp/sorocaba/panorama>.  Acesso em: 13/05/2019.

MATTAR, F. N. Pesquisa de Marketing: Metodologia, planejamento, execução, análise - Volume 1.3. 3. ed. São Paulo - SP: Editora Atlas, 1996.

MURAD, I. O mercado de trabalho na área de administração: analisando a formação profissional e as demandas das organizações.. - São Paulo : Revista Foco, 2017. - 2 : Vol. 10. 

PEREZ D. G. [et al.] Para uma imagem não deformada do trabalho científico. // Ciência & Educação. - 2001. - 2 : Vol. 7. 

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2 ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE BACHARELADO. - BURI : [s.n.], 2018

SANTOS, A. C. B.; OLIVEIRA, J. A. Concepções de administração e administrador em tempos de capitalismo flexível: uma abordagem crítica. - Rio de Janeiro : Cadernos EBAPE.BR, 2015. - 1 : Vol. 13. 

TECNOJOBS: Disponível em:< https://tecnojobsnet.com/vaga-para-a-funcao-de-assistente-de-importacao-paranapanema-sp/?utm_campaign=google_jobs_apply&utm_source=google_jobs_apply&utm_medium=organic> Acesso em 29/04/2019

VENTURA, M. M. O Estudo de Caso como Modalidade de Pesquisa. Rev SOCERJ. 2007; 20(5):383-386 setembro/outubro. Disponível em: < http://sociedades.cardiol.br/socerj/revista/2007_05/a2007_v20_n05_art10.pdf> Acesso em  18 set. 2016

XAVIER, A. C.; SANTO, R. V. F. E. & CALVOSA, M. V. D. Comparando Amostras de uma Universidade Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia. - Rio de Janeiro : [s.n.], 2012. 

*guifeaga@gmail.com UFSCAR – Universidade Federal de São Carlos – Campus Lagoa do Sino
** nilton.carraro@ufscar.br UFSCAR – Universidade Federal de São Carlos – Campus Lagoa do Sino
1 Ver IBGE: INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA, disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sp/sorocaba/panorama, acesso em: 13/05/2019.
2 Ver IBGE: INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA, disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sp/paranapanema/panorama
3 Ver IBGE: INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA, disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sp/buri/panorama
4Ver IBGE: INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA, disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sp/campina-do-monte-alegre/panorama. acesso em 13/05/2019.

Recibido: 04/06/2019 Aceptado: 14/06/2019 Publicado: Junio de 2019


Nota Importante a Leer:
Los comentarios al artículo son responsabilidad exclusiva del remitente.
Si necesita algún tipo de información referente al articulo póngase en contacto con el email suministrado por el autor del articulo al principio del mismo.
Un comentario no es mas que un simple medio para comunicar su opinion a futuros lectores.
El autor del articulo no esta obligado a responder o leer comentarios referentes al articulo.
Al escribir un comentario, debe tener en cuenta que recibirá notificaciones cada vez que alguien escriba un nuevo comentario en este articulo.
Eumed.net se reserva el derecho de eliminar aquellos comentarios que tengan lenguaje inadecuado o agresivo.
Si usted considera que algún comentario de esta página es inadecuado o agresivo, por favor, escriba a lisette@eumed.net.

URL: https://www.eumed.net/rev/caribe/index.html
Sitio editado y mantenido por Servicios Académicos Intercontinentales S.L. B-93417426.
Dirección de contacto lisette@eumed.net