Revista: Caribeña de Ciencias Sociales
ISSN: 2254-7630


ANÁLISE DA DISPOSIÇÃO DE FOSSAS EM RELAÇÃO AOS POÇOS DOMICILIARES NO BAIRRO MUTIRÃO, LOCALIZADO NA ÁREA URBANA DE ALTAMIRA – PA, NOS MESES SETEMBRO A DEZEMBRO DE 2013

Autores e infomación del artículo

Mayke Feitosa Progênio *

Bruno Carvalho Chaves**

Arlindo Pinheiro Lisboa

Felipe Antonio Costa Filho***

Estudiantes

Heriberto Wagner Amanajás Pena

Prof. Adjunto

Universidade Estadual do Pará, Brasil

professorheriberto@gmail.com

Resumo
O presente estudo tem por finalidade avaliar a disposição espacial de fossas sépticas e negras através de coordenadas geográficas, e também estabelecer a distância entre fossas utilizadas para esgotamento sanitário e poços de captação de água, pois, o presente bairro em estudo não apresenta sistema de esgoto sanitário no ano de 2013. Foram incluídas na pesquisa apenas residências do Bairro Mutirão Altamira-Pa, o estudo começou a partir da rua 1 e foi ate a rua 11. Os moradores possuem poços subterrâneos através dos quais extraem água para seu próprio consumo. Foram realizadas analises das distancias lineares de 476 poços em relação a 528 fossas, tendo em mãos as menores distancias possíveis, obteve-se adistancia de poço em relação a fossa ate de 1 metro, 55% dos poços catalogados estão em desacordo com a NBR-7229.
Palavras-Chave: Análise espacial, Fossas, Esgotamento Sanitário.

Abstract
This study aims to assess the spatial arrangement of septic and black tanks across geographical coordinates, and also establish the distance between tanks used for sewage and water abstraction wells , because this neighborhood study has no sewer system health in 2013. included were the only residential research Mutirão Altamira -Pa district , the study started from the street 1 and went to the street 11. residents have underground wells through which they draw water for their own consumption . Were carried out analysis of linear distances of 476 wells compared to 528 tanks , in hands the smallest possible distances , we obtained well adistancia regarding fossa up to 1 meter, 55% of cataloged wells are at odds with the NBR- 7229.

Keywords : spatial analysis; cesspools ; Sewage .


Para citar este artículo puede utilizar el siguiente formato:

Mayke Feitosa Progênio, Bruno Carvalho Chaves, Arlindo Pinheiro Lisboa, Felipe Antonio Costa Filho y Heriberto Wagner Amanajás Pena (2016): “Análise da disposição de fossas em relação aos poços domiciliares no Bairro Mutirão, localizado na área urbana de Altamira – PA, nos meses setembro a dezembro de 2013”, Revista Caribeña de Ciencias Sociales (diciembre 2016). En línea: https://www.eumed.net/rev/caribe/2016/12/fossas.html
http://hdl.handle.net/20.500.11763/caribe1612fossas


Introdução
Mundialmente, o volume de água doce estocado nos mananciais subterrâneos do planeta é estimado, atualmente, em 10,5 milhões de quilômetros cúbicos. Isto é, desconsiderando a parcela congelada (cerca de 68,7% da água doce), 98% da água doce disponível encontra-se nos poros e fissuras milimétricas do subsolo de continentes e ilhas da Terra (SETTI et al, 2001). Considerando que nos últimos cinquenta anos a disponibilidade de água por habitante diminuiu 60%, enquanto nesse mesmo período a população cresceu cerca de 50% (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS - ABAS, 2003), a procura pela água subterrânea aumenta significantemente a cada ano, apesar de ser considerada uma reserva estratégica para a humanidade.
Nas grandes cidades, a principal preocupação quanto à contaminação das águas subterrâneas está nas áreas urbanizadas sem rede de esgotos, onde o lançamento de águas servidas e excretas se dá pela infiltração, através de fossas e tanques sépticos (HIRATA, 1994). Em função do baixo custo e facilidade de perfuração, a captação de água do aquífero  livre, embora mais vulnerável à contaminação, é mais frequentemente utilizada no Brasil (FOSTER; HIRATA, 1993).

A maioria das cidades brasileiras não possui um sistema de coleta de esgotos que permita um destino correto para as excretas produzidas pelas populações. Segundo Rudke et al [s.d]esses produtos orgânicos e inorgânicos são lançados em sistemas rudimentares como fossas negras ou em fossas sépticas, e por esse motivo contaminantes chegam a muitos casos, com relativa facilidade ao aquífero. Em contrapartida, a mesma população que usa um sistema rústico de esgotamento sanitário, capta a água subterrânea através de sistemas empíricos, como poços tipo cacimba ou amazonas, que são escavados em seus quintais para os múltiplos usos domésticos (SILVA, 2008).

A disposição adequada de fossas sépticas é fundamental para a proteção da saúde pública. Muitas infecções podem ser transmitidas de uma pessoa doente para outra sadia por diferentes caminhos, um dos quais é representado pelas excreções humanas, pois o conteúdo das fossas sépticas ao se misturar ao do lençol superficial atua como veículo de contaminação hídrica (BRAGA, 2005).A própria natureza encarrega-se de um processo dito de autodepuração. Contudo, o aumento da densidade humana dificulta a autodepuração e obriga o homem a sanear o ambiente onde vive, para acelerar a destruição dos germes patogênicos e precaver-se contra doenças. (MANUAL DO SANEAMENTO, P142).
A região amazônica apresenta baixos índices de saneamento básico nas áreas urbanas em diversas cidades. Isso provoca a disseminação de fossas sanitárias para a destinação dos esgotos domésticos e a perfuração de poços tubulares e cacimba para abastecimento d’água. Esta conjuntura tem propiciado freqüentemente a contaminação das águas subterrâneas consumidas pela população, por dejetos provenientes do saneamento in situ (Campos, 2003).

Em Altamira-Pa esta acontecendo à construção da usina de Belo Monte, uma das maiores hidroelétricas do Brasil, este local tornou-se um grande alvo de investimentos, assim, atraindo uma grande demanda de pessoas em busca de trabalho, resultando no inchaço urbano na cidade. E os bairros já existentes, são obrigados a crescer deliberadamente, resultado no maior ocupação inadequadamente do solo. Presente trabalho tem a finalidade de quantificar o número de fossas utilizadas para esgotamento sanitário e poços de captação de água subterrânea dos domicílios do Bairro Mutirão, município de Altamira-Pa, e analisar a distância entre as mesmas e verificar se essas estão de acordo com a NBR-7229.
Caracterização da área de estudo
O município de Altamira está localizado nas seguintes coordenadas geográficas: 03º12’00” S e 52º13’45” W. Fica na margem esquerda do rio Xingu, a 74 metros de altitude, distante da capital do Estado (Belém), 512 km via aérea, 920 km via rodovia e 1.857 km via fluvial (MOURA; RIBEIRO, 2009), apresenta uma área territorial de 159 695,938 km².Altamira apresenta um clima do tipo equatorial Am e Aw, da classificação de Köppen. O primeiro, predominante na parte norte do município, apresenta temperaturas médias de 26ºC, e precipitação anual, girando em torno 2.123 mm (SILVA et al., 2009) sendo que os meses mais chuvosos vão de dezembro a maio e, os menos chuvosos, de junho a novembro é o Aw - em virtude da extensão do Município, passa por uma transição até alcançar o tipo savano.
Os solos predominantes na cidade são o Neossolosflúvicos localizados nos bairros que margeiam o rio e sofrem a influência das cheias até as avenidas centrais da cidade, uma associação dos solos Latossolo Amarelo/Argissolo Vermelho amarelo nos bairros que dominam as encostas da paisagem em forma de manchas nos bairros Independente I, Ibiza, Sudam I e Brasília, e o Nitossolo Vermelho (Terra Roxa) nos bairros que se encontram no topo da paisagem, classificados de acordo com o Sistema Brasileiro de Classificação dos Solos (EMBRAPA, 2006).

Metodologia
A escolha do bairro foi intencional por se tratar de uma região desprovida de rede de esgoto e pelo alto número de fossas sanitárias, bem como de poços nas residências. Desta maneira foi catalogadoopoço e fossade cada residência, e estes foram caracterizados por seu tipo. Foi utilizado um aparelho GPS portátil (GLOBAL POSITIONING SYSTEM), marca GARMIN, modelo GPSMAP 76CSX (DATUM; SAD 69), para efetuar o cadastro espacial dos poços e fossas. O aparelho foi posicionado em cima de cada poço e fossa para obtençãodascoordenadas geográficas, nos meses de setembro a dezembro de 2013, obedecendo fielmente a posição da área de estudo (poço-fossa), logo os dados referentes a todos os pontos foram catalogados na caderneta de campo.
Por fim, os dados foram pautados em uma planilha de controle, para uma melhor compreensão e organização dos dados. Após isso, os dados de localização coletados em campo foram exportados para a interface do software QGis 2.0 (Quantum Gis), onde foram georreferenciados e geoprocessados.
Com a exportação destas informações para o software, foi possível aplicar um modelo matemático (matriz de distancia linear) com ênfase na relação da disposição (poço-fossa), como mostrado na figura 2. Através dessa ferramenta foram obtidas todas as possíveis distancias entre os dois elementos estudados.
Com as distâncias calculadas, foi utilizado o software Arcgis 10.1, para a geração dos mapas da área de estudo, e a tabela com as distâncias mínimas entre as fossas e os poços foi gerada no software QGis 2.0.

Resultados e discussões

A figura 3 mostra que os poços se dividem em Amazonas e tubular, sendo que 99% dos poços são amazonas e estes suscetíveis a contaminação, por serem apenas escavados no solo e não apresentarem nenhuma proteção contra contaminações externas. Os poços tubulares representam 1% do total, estes apresentam um revestimento com um tubo para que haja a proteção do mesmo, sendo assim mais seguros.Dos 576 poços existentes, 55% não apresentaram distancia mínima de 15 metros em relação a fossa, apenas 45% estão de acordo com a NBR-7229, como se pode ser visto na figura 4.

Através da análise da distância matricial, foram obtidas como resultado, 575 relações (poço-fossa), baseados nos procedimentosdescritos na figura 2, todas as relaçõesnão estão de acordo com a NBR-7229(distância menor que 15 metros), esses valores mostraram-se em intervalo de 1 a 14,86 metros. O número de relações(poço-fossa) foi superior ao número de poços, devido a possibilidade de um mesmo poço pode estar sendo influenciado por diversas fossas.
Analisando a figura 5, 67% dos poços estão a uma distância de 11 a 14,86 metros das fossas, 27% apresentam distâncias de 6 a 10,81 metros e 6%  distâncias de 1 a 5,83 metros. Os poços que apresentaram distâncias de 11 a 14,87 metros, podem ser enquadrados nos que respeitam a norma em relação à disseminação de bactérias nas águas subterrâneas, porém para constatar de fato esta hipótese mas para se afirmar isso, deve ser feito um teste de fluoresceína. Entretanto, não apenas características bacteriológicas são responsáveis pela qualidade da água subterrânea, outros parâmetros devem ser levados em consideração. Devem-se estudar a fundo as características hidrogeológicas do local, para saber se o tipo de solo da área favorece ou não a dispersão a contaminação.

Diante do exposto acima, pode-se citar onitrato, como um dos principais causadores da contaminação nos aquíferos devido adisposição inadequada das fossas. Os poços de 1 a 5,83 metros apresentaram distância muito abaixo do estabelecido pela norma, fato que só aumenta o risco de contaminação. A disseminação de bactérias em águas subterrâneas é imprevisível. Entretanto, pode ser determinada no local, por meio do teste de fluoresceína.A água subterrânea com um fluxo de 1 a 3m por dia pode resultar no arrastamento de bactérias a uma distância de 11m no sentido do fluxo (MANUAL DO SANEAMENTO,P.142).

Na figura 6, e observado a percentagem das fossas que apresentam distancias de 1 a 5,83 metros nas suas respectivas ruas da área de estudo, esta quantificação foi realizado com intuito de se revelar qual rua apresentaria a maior quantidade de fossas com distancias inferiores a 6 metros. Logo, diante do exposto, a rua 9 a 11 apresentou a maior percetage4m, sendo de 31% respectivamente.

De acordo com Junior et al (2008) foi observada uma correlação R -0,81 entre os coliformes (totais e fecais) e a distância entre o poço e a fossa, quanto menor a distância do poço com a fossa, maiores foram às chances de contaminação por coliformes. Vale ressaltar que os poços que apresentavam distância menor igual a 10 metros constataram a presença de coliformes totais, porem os poços com distancia acima de 15 metros tiveram ausência de coliformes totais (JUNIOR et al, 2008). Este dado reforça que a distância acima de 15 metros é uma ferramenta importante para a segurança dos poços.
A tabela 1 mostra os poços com alto risco de contaminação, a fossa F-472 e uma fossa negra, aumentando ainda mais o risco de contaminação aos poços próximos a este tipo de deposição. O d(m) é a distancia linear referente ao poço e a respectiva fossa.

A figura 7 mostra os tipos de fossas que foram estudadas, 98% foram identificadas como fossas sépticas, esta é a forma mais segura para a disposição das águas residuárias domésticas, porém, a falta de conhecimento técnico e sanitário na construção e operação das fossas pode resultar na ineficiência da mesma. As fossas negras representaram 2% do total, estas não são aconselháveis, pois trata-se de um meio de disposição de dejetos não seguro, devido estas consistirem em um buraco no chão onde os dejetos são acumulados sem qualquer revestimento que impermeabilize a infiltração de contaminantes no solo ou no aqüífero livre. O meio de eliminação de resíduos através de fossa negra deve respeitar uma distância de 45 metros do poço. Porém, foi constatado que, este espaçamento não foi respeitado.
O tabela 2 mostra as relações lineares que estão fora da norma, existe uma grande possibilidade de que os poços estejam contaminados, devido a constatação de que um único poço pode está sendo influenciado por diversas fossas. O poço P-371 recebe influencia de 6 fossas diferentes (F-393, F466, F-391, F-390, F-464 e F-467).Os poços P-11, P-68 E P-449 recebem influencia de 5 fossas, mas o poço (P-11) tem uma relação com a fossa da sua própria residência (P-11/F-11). Os poços P-180, P-181, P-213, P-238, P-241, P-243, P-246, P-247 e P-408 recebem influência de 4 fossas diferentes.Foi possível observar que a fossa de uma residência pode influenciar o poço da mesma, como também a mesma fossa pode afetar outros poços simultaneamente.

Na figura 8, está descrita a localização de alguns poços e fossas enquadrados na área de estudo. Na figura 8, são demonstradas as distâncias mínimas que deveriam ser obedecidas com base na NBR 7229.

Quanto a disposição espacial das fossas negras, a figura 10 descreve as situações observadas in loco. A figura 11, aborda a questão das distâncias mínimas que deveriam ser obedecidas quanto disposição de poços.
                 

Conclusão
O objetivo geral da pesquisa foi atingido, a pesquisa mostrou ser de grande importância no que tange o planejamento urbano e para a gestão adequada dos recursos hídricos.  Os resultados obtidos podem servir como parâmetros para os órgãos gestores e responsáveis pela área de estudo promoverem adequações quanto à disposição das fossas e dos poços.
Através da aplicação da metodologia proposta foi observado que a maior parte dos poços possivelmente estão sendo influenciados pela disposição inadequada das fossas. Esta afirmação deve-se ao fato das disposições não obedecerem as exigências da NBR-7229 da ABNT. Uma maneira de confirmar está preposição seria a realização de análises da qualidade da água dos poços.
No mais, o desenvolvimento de pesquisas desse caráter devem ser cada vez incentivadas ou fomentadas de alguma maneira, pois os resultados podem servir como base para definir futuras adequações em áreas com características semelhantes ao da área de estudo deste trabalho, buscando sempre a melhoria da qualidade de vida dos usuários deste recurso tão necessário para o desenvolvimento, a água.

Referencias bibliográficas  

ABAS 2003. Água Subterrânea - curiosidades. Disponível on-line emhttp://www.abas.org.br/abas_informa/edicoes _anteriores/136/paginas/15.htm. Acesso em 24/04/2003.

BRAGA, Benedito et al. Introdução à Engenharia Ambiental. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.

Campos JCV. A problemática dos recursos hídricos subterrâneos na Amazônia na visão do Serviço Geológico do Brasil – CPRM. I Simpósio de Hidrogeologia do Sudeste. Petrópolis, Rio de Janeiro, pp. 133-141, 2003.

EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA – EMBRAPA. Sistema Brasileiro de Classificação dos Solos. Editores Técnicos,Humberto Gonçalves dos Santos et al. 2 ed. Rio de Janeiro: EMBRAPA Solos, 2006. 306p.

FOSTER, S. & HIRATA, R. Determinação do risco de contaminação das águas subterrâneas: um método baseado em dados existentes. Instituto Geológico – SMA, São Paulo, 1993.

JUNIOR, P. R. S; MELO, A. M. M. F; CARVALHO, E. QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DA ÁGUA DE POÇOS RESIDENCIAIS DO BAIRRO CENTRO EDUCACIONAL DA CIDADE DE FÁTIMA DO SUL-MS, Interbio v.2 n.2 2008.

HIRATA,R.Fundamentos e estratégia de proteção e controle da qualidade das águas subterrâneas. Estudo de casos no estado de São Paulo. São Paulo, 1994. Tese de Doutorado.Instituto de Geociências.

MOURA, A. R.; RIBEIRO, J. C. Altamira no contexto geográfico. Belém, PA: Ed. Do Autor, 2009. 119p.

SETTI, A. A. [et al.]. (2001). Introdução ao gerenciamento de recursos hídricos. 3ª ed. Brasília:Agência Nacional de Energia Elétrica; Agência Nacional de Águas.

SILVA, C. S.; AUGUSTO, S. G.; ANDRADE, A. U. Caracterização agrometeorológica de Altamira, PA. SEMANA DE INTEGRAÇÃO DAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS, UFPA, IX Altamira, PA: Anais... p. 148-154. 2009.

SILVA, Ariveltom Cosme da. Estudo da contaminação do Lençol Freático através da integração de técnicas geofísicas e geoquímicas em Ji-Paraná/RO. 136 f. 2008. Tese (Doutorado). Rio Claro: IGCE/UNESP, 2008.

RUDKE, A. P; SILVA, A. DA; BORGES, H. R. M;AGUIAR, R. G. Avaliação da disposição de fossas em relação aos poços domiciliares no perímetro urbano de Ji-Paraná-Ro.

* Graduando em Engenharia Ambiental (UEPA), 10 semestre, Tem experiência na área de Engenharia de Energia, com ênfase em Energia das Ondas e Marés, atuando principalmente nos seguintes temas: Energias de marés com princípio de barragem e simulação hidrodinâmica. (Texto informado pelo autor)

** Aluno do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade Estadual do Pará, Campus IX (Altamira - PA), Possui Experiencia com Recurso Hídricos e Geoprocessamento voltado a analise da Qualidade Ambiental. (Texto informado pelo autor)

*** Formação em andamento em Engenharia Ambiental na Universidade do Estado do Pará - UEPA (Texto informado pelo autor)


Recibido: 01/09/2016 Aceptado: 28/11/2016 Publicado: Diciembre de 2016

Nota Importante a Leer:

Los comentarios al artículo son responsabilidad exclusiva del remitente.

Si necesita algún tipo de información referente al articulo póngase en contacto con el email suministrado por el autor del articulo al principio del mismo.

Un comentario no es mas que un simple medio para comunicar su opinion a futuros lectores.

El autor del articulo no esta obligado a responder o leer comentarios referentes al articulo.

Al escribir un comentario, debe tener en cuenta que recibirá notificaciones cada vez que alguien escriba un nuevo comentario en este articulo.

Eumed.net se reserva el derecho de eliminar aquellos comentarios que tengan lenguaje inadecuado o agresivo.

Si usted considera que algún comentario de esta página es inadecuado o agresivo, por favor,pulse aqui.