Revista: Caribeña de Ciencias Sociales
ISSN: 2254-7630


O DIREITO À PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL E DA BIODIVERSIDADE: O CONHECIMENTO TRADICIONAL DOS PESCADORES DA RDS DE MAMIRAUÁ

Autores e infomación del artículo

Kátia Cristina Cruz Santos
Advogada, Professora Universitária Assistente IV concursada pela Universidade Federal do Amazonas do
Departamento de Direito Privado , Mestranda em Direito Ambiental pela Universidade Estadual do Amazonas, Pósgraduada
em Direito Processual Civil pela UFAM e Universidade Nilton Lins e Pós-graduada em Administração
Pública pela FGV-ISAE. katia_cristina_cruz@hotmail.com
Moisés Seixas Nunes Filho
Acadêmico de Direito com ênfase em Direito Ambiental da Universidade do Estado do Amazonas UEA.
nunes_moises@hotmail.com


A cultura foi objeto de preocupação da Constituição pátria de 1988, protegida como fenômeno social e fator de emancipação humana, especialmente nos arts. 215 e 216, como objeto do Direito e patrimônio brasileiro, respectivamente. O meio ambiente cultural pode ser considerado como sendo o próprio patrimônio cultural brasileiro (histórico, artístico, arqueológico, paisagístico e turístico), pois identifica o conjunto de padrões de comportamento, crenças, conhecimentos e costumes que distinguem nosso grupo social. Além do patrimônio ambiental natural, o meio ambiente, como bem de uso comum do povo, assim o é por ser imprescindível à realização do indivíduo como tal, e como integrante de uma sociedade. Com base nessa complexa ligação, Derani (2008) afirma que a relação da sociedade com a natureza é uma manifestação cultural. Portanto, como afirma a autora, a cultura naturalizada determina, ao passo que é determinada pelo indivíduo. A proteção dos bens culturais que integram o patrimônio cultural de cada Estado é uma forma de assegurar a integridade desse patrimônio. As comunidades tradicionais possuem uma estreita relação com a natureza, devido ao seu modo de vida que permite um contato direto e permanente com os recursos naturais. A natureza apresenta-se ao saber tradicional destes grupos como um lugar de permanente observação, pesquisa e reprodução de saberes (DIEGUES, 2000). Dentre estas populações tradicionais encontram-se as que possuem os espaços de pesca como seu território, sendo reconhecidas como pescadores artesanais. Comunidades tradicionais pesqueiras fundamentam suas atividades no vasto conhecimento empírico, adquirido e acumulado através de várias gerações. Nesse sentido, a intuição, a percepção e a vivência são parte desse “saber tradicional” que consolida a prática da pesca. A importância do conhecimento produzido e transmitido oralmente pelos pescadores artesanais tem recebido atenção especial nos programas de manejo pesqueiro que buscam por meio da gestão participativa validar as práticas tradicionais.

 





Nota Importante a Leer:
Los comentarios al artículo son responsabilidad exclusiva del remitente.
Si necesita algún tipo de información referente al articulo póngase en contacto con el email suministrado por el autor del articulo al principio del mismo.
Un comentario no es mas que un simple medio para comunicar su opinion a futuros lectores.
El autor del articulo no esta obligado a responder o leer comentarios referentes al articulo.
Al escribir un comentario, debe tener en cuenta que recibirá notificaciones cada vez que alguien escriba un nuevo comentario en este articulo.
Eumed.net se reserva el derecho de eliminar aquellos comentarios que tengan lenguaje inadecuado o agresivo.
Si usted considera que algún comentario de esta página es inadecuado o agresivo, por favor, escriba a lisette@eumed.net.

URL: https://www.eumed.net/rev/caribe/index.html
Sitio editado y mantenido por Servicios Académicos Intercontinentales S.L. B-93417426.
Dirección de contacto lisette@eumed.net