Revista: Caribeña de Ciencias Sociales
ISSN: 2254-7630


RASTREANDO O ÓDIO ORGANIZADO. UM ESTUDO SOBRE O USO DE MOTORES DE BUSCA REVERSA PARA DETECÇÃO DO PADRÃO DE DISTRIBUIÇÃO DE GRUPOS DE ÓDIO NOS ESTADOS UNIDOS

Autores e infomación del artículo

Thiago Perez Bernardes de Moraes
Suelen Patrícia Alves Maia Perez de Moraes


O racismo e os grupos de ódio representam um problema que aflige os Estados Unidos e diversos países do mundo. Entretanto, estudar grupos de ódios não é fácil, pois, como muitos estão no limite entre a legalidade e a ilegalidade, identifica-los, nem sempre é fácil. Nesse sentido, nossa hipótese neste trabalho é de que o Google Trends é uma ferramenta útil para a identificação da distribuição geográfica dos grupos de ódio. Para testar nossa hipótese realizamos um estudo sobre os grupos de ódio nos Estados Unidos e o padrão de interesse por tópicos relacionados á racismo. Utilizamos os dados do The Southern Poverty Law Center, sobre a distribuição dois grupos de ódio por região nos Estados Unidos (2013) e criamos com o Google Trends três frequências (e uma média reativa a elas) sobre o interesse nos Estados Unidos de tópicos relacionados ao racismo (2004 – 2013). Nossos resultados mostram que há uma alta correlação positiva (p= 0.001, r= 0.513) entre a média de interesse em tópicos relacionados á racismo e ódio (mensuradas no Google Trends) e a distribuição de grupos de ódio mensurada pelo The Southern Poverty Law Center, o que mostra que nossa hipótese goza de larga aderência. O resultado mostra que o Google Trends pode ser usado com precisão nos Estados Unidos para identificar a distribuição geográfica dos grupos de ódio, não obstante, indica também, que ele pode também apresentar positivos resultados em outros países.

 





Nota Importante a Leer:
Los comentarios al artículo son responsabilidad exclusiva del remitente.
Si necesita algún tipo de información referente al articulo póngase en contacto con el email suministrado por el autor del articulo al principio del mismo.
Un comentario no es mas que un simple medio para comunicar su opinion a futuros lectores.
El autor del articulo no esta obligado a responder o leer comentarios referentes al articulo.
Al escribir un comentario, debe tener en cuenta que recibirá notificaciones cada vez que alguien escriba un nuevo comentario en este articulo.
Eumed.net se reserva el derecho de eliminar aquellos comentarios que tengan lenguaje inadecuado o agresivo.
Si usted considera que algún comentario de esta página es inadecuado o agresivo, por favor, escriba a lisette@eumed.net.

URL: https://www.eumed.net/rev/caribe/index.html
Sitio editado y mantenido por Servicios Académicos Intercontinentales S.L. B-93417426.
Dirección de contacto lisette@eumed.net