BIBLIOTECA VIRTUAL DE DERECHO, ECONOMÍA, CIENCIAS SOCIALES Y TESIS DOCTORALES


EMPREENDEDORISMO: UM PAPEL DO ESTADO?
Desdobramentos para a Administração Pública

Autores e infomación del libro

Jorge Leal da Silva

Universidade Federal de Viçosa (UFV) MG BRASIL

jorge.leal@ufv.br


Caro leitor (a), meus sinceros comprimentos!
Neste livro, compartilho inquietações das quais assolaram-me e de certo modo, ainda assolam meu processo de formação intelectual enquanto pesquisador na área de administração Pública. Em suma, a problemática é se seria papel do Estado fomentar a atividade empreendedora na seara empresarial. Fazendo isso, ontologicamente, o Estado estaria cumprindo com seu papel de promoção do bem-estar social?

 Implicações da atividade empreendedora não seriam indiretas em demasia para serem cobradas diretamente e incisivamente pelo empresariado brasileiro? Porque o Estado tem sido acusado de caro e ineficiente a todo instante? Afinal, o Estado atrapalha o desenvolvimento econômico e a imperiosa ordem empreendedora?
Brasil, um país naturalmente empreendedor, é uma afirmativa clássica do Global Entrepreneurship Monitor (GEM) e também de diversos noticiários brasileiros, que informam com certo orgulho em saber que mesmo com obstáculos governamentais, há no Brasil, cases de sucesso e profícua alimentação da “roda” do capitalismo por meio de feitos empreendedores.
Por reflexo, ser um país empreendedor é bom ou ruim? Bom, se você espera encontrar a resposta para essa questão, sinto muito em desapontá-lo (a), pois neste livro, construções textuais valorativas serão enfaticamente expurgadas do debate, pois ao longo de pesquisas realizadas no tema, afirmar se algo é certo ou errado, é sem dúvida uma função incumbida ao leitor e não ao autor. Portanto, espero que após a leitura dos escritos aqui colocados, tu sejas capaz de compreender a realidade de algum modo do qual faça sentido ou não a partir de suas experiências e compreensões acerca do empreendedorismo já cristalizado na sociedade industrial contemporânea.
Em contínuo, o caminho argumentativo questiona se a descentralização de funções estatais não favoreceria em primeiro plano, determinados grupos de indivíduos estabelecidos e já detentores de meios de produção? Ainda assim, fomentar e sustentar a preservação de capital também seria papel do Estado? Ou trata-se de um mau necessário implementado pelo discurso burguês de domínio escalonar da atividade econômica?
Inegável que a discussão precisará ser apimentada com certos fundamentos do pensamento econômico neoliberal e por essa razão, se até aqui essa suspeição tenha lhe saltado à mente instantaneamente, parabéns, já estas também prestes a percebe que o conteúdo adiante foi temperado com leves pitadas de marxismo ocidental. Destarte, as intenções por trás da tessitura deste livro, reside em longas e incansáveis pesquisas em meu escritório e claro, de debates suscitados no grupo de Pesquisa CNPq Direito e Políticas na América Latina (DIPAL) do departamento de Direito da Universidade Federal de Viçosa (UFV), liderado pelo saudoso professor Dr. Luiz Ismael Pereira.
Afinal, porque o Estado precisa ser eficiente? É por esse caminho que as respostas ao longo deste livro serão tecidas sob o método qualitativo de construção do saber. No entanto, saliento que se a sua ansia por respostas funcionalistas e pragmáticas se destacarem e não forem supridas ao longo da leitura, peço complacência, pois afinal de contas, sou um mero pesquisador das humanidades e por óbvio, o objetivo destes escritos não se confundem com um conteúdo “manualístico”, tampouco pretendem lançar futurologias e presságios incontestáveis para administração pública.
Pelo contrário, os escritos aqui colocados devem ter tão somente, a interpretação de que seu objetivo maior consiste em divulgar sistematizações conceituais e sua operacionalização na relação entre Estado e empreendedorismo.
Ademais,
Desejo-lhe uma agradabilíssima leitura.

 

Para citar este libro puede utilizar el siguiente formato:

Jorge Leal da Silva (2020): “Empreendedorismo: um papel do Estado? Desdobramentos para a Administração Pública”, Biblioteca virtual de Derecho, Economía, Ciencias Sociales y Tesis Doctorales (abril 2020). En línea:
https://www.eumed.net/libros/1889/index.html

 



Recibido: Marzo 2020 Aceptado: Abril 2020 Publicado: Abril 2020



Nota Importante a Leer:
Los comentarios al artículo son responsabilidad exclusiva del remitente.
Si necesita algún tipo de información referente al articulo póngase en contacto con el email suministrado por el autor del articulo al principio del mismo.
Un comentario no es mas que un simple medio para comunicar su opinion a futuros lectores.
El autor del articulo no esta obligado a responder o leer comentarios referentes al articulo.
Al escribir un comentario, debe tener en cuenta que recibirá notificaciones cada vez que alguien escriba un nuevo comentario en este articulo.
Eumed.net se reserva el derecho de eliminar aquellos comentarios que tengan lenguaje inadecuado o agresivo.
Si usted considera que algún comentario de esta página es inadecuado o agresivo, por favor, escriba a lisette@eumed.net.

URL: https://www.eumed.net/libros/index.html
Sitio editado y mantenido por Servicios Académicos Intercontinentales S.L. B-93417426.
Dirección de contacto lisette@eumed.net