BIBLIOTECA VIRTUAL DE DERECHO, ECONOMÍA, CIENCIAS SOCIALES Y TESIS DOCTORALES


GEOCACHING E PERCURSOS PEDESTRES

Autores e infomación del libro

Andreia Rodrigues
Bruna Cordeiro
Diana Gomes
Helena Antunes
Luiz Alves
Paulo Carvalho
(Coordenação)

Universidade de Coimbra, Portugal

paulo.carvalho@fl.uc.pt

ISBN-13: 978-84-17583-54-5

 

Descargar en PDF


O geocaching e os percursos pedestres fazem parte das atividades recreativas e podem assumir uma dimensão turística, com especial relevância nos ambientes rurais e montanhosos, onde a natureza e os estatutos de proteção/classificação ocupam um lugar cada vez mais importante.
No primeiro caso, trata-se de uma atividade cujo objetivo é encontrar (localizar) em contexto real (ao ar livre) objetos georreferenciados dissimulados em locais públicos (Fernandes, 2013), a partir do acesso aos dados publicados no site geocaching.com e recolhidos pelos utilizadores com um aparelho com sistema recetor de GPS. Os efeitos positivos do geocaching (em ampla expansão tanto na esfera internacional, como no caso de Portugal) são incontornáveis e estão relacionados, a maioria dos casos, com o facto de o praticante partilhar imagens que revelam a singularidade dos locais; revelar locais de importância patrimonial; comentar as experiências; divulgar os atributos diferenciadores; promover o marketing territorial, além de reforçar a territorialização do lazer/turismo e complementar ou fomentar a prática de outras atividades, designadamente passeios pedestres, percursos de BTT (bicicleta todo-o-terreno), passeios cicloturísticos, observação/interpretação da natureza. De igual modo, o registo da atividade (no site www.geocaching.com) permite a obtenção de informação sobre a evolução das visitas ao território e os comentários e imagens associados.
Quanto aos percursos pedestres, é amplamente reconhecido o crescimento e diversificação da oferta de caminhos/trilhos sinalizados para utilização pedestre, para o qual contribuiu de forma decisiva, sobretudo desde a segunda metade da década de 90 do século XX, o apoio de diversos programas setoriais (desenvolvimento rural, valorização de recursos endógenos, turismo, requalificação urbana, entre outros) com preocupações de proteção e valorização patrimonial, a que se associou nos últimos anos o desenvolvimento de atividades saudáveis e com baixas ou nulas emissões de carbono, a descoberta e fruição do património natural, cultural e paisagístico ou a implementação de estratégias de educação ambiental.
É assim que a presente publicação, com o propósito de analisar cada uma destas atividades e as suas ligações, reúne um conjunto de capítulos, com dimensão teórica suportada em revisão de literatura científica da especialidade e componente empírica (casos de estudo), os quais resultam de processos de investigação no contexto de cursos de mestrado (Turismo, Território e Patrimónios; Ecoturismo; Biodiversidade e Biotecnologia Vegetal) e de prestações de serviços especializados (transferência do conhecimento) através da Universidade de Coimbra, com a particularidade de incidir em territórios maioritariamente das serras da Lousã e do Açor.
O primeiro capítulo – “Geocaching e Percursos Pedestres: Relevância para a Diversificação da Oferta Turística e de Lazer. O Caso do Projeto GeoPampilhosa” – retrata a aplicação do geocaching em quatro percursos pedestres de Pampilhosa da Serra (um dos municípios mais afetados pelos grandes incêndios de 2017) e divulga resultados bastante animadores no que diz respeito ao número de registos e aos comentários dos geocachers.
O segundo capítulo, com o título “Educação Ambiental e Geocaching: do Lazer à Aprendizagem. O Exemplo do Projeto Aprender na Mata do Sobral (Lousã)”, explicita a relevância do geocaching, designadamente a dimensão inovadora do biocaching, no contexto de uma estratégia de educação ambiental (inserida em projeto apoiado pelo POSEUR), através de um caso de estudo: a Mata do Sobral (Rede Natura 2000), onde foram desenvolvidas ações de sensibilização/educação ambiental e instalada uma rede com vinte geocaches (neste último caso, após o incêndio de outubro de 2017).
O terceiro capítulo, intitulado “Percursos Pedestres e Turismo na Serra da Lousã”, tendo como suporte uma investigação sobre a oferta de turismo de natureza, apresenta uma análise crítica sobre os percursos pedestres dos concelhos da Serra da Lousã (Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Góis, Lousã, Miranda do Corvo, Penela, Pedrógão Grande), com base na informação disponível das entidades institucionais de referência e nos resultados de inquéritos por entrevista aos agentes de animação turística locais.
No capítulo seguinte – “O Potencial do Baixo Mondego para o Pedestrianismo: as Paisagens do Arroz” – as âncoras da narrativa são o legado patrimonial e a dimensão turística da orizicultura; o pedestrianismo como forma de valorização dos espaços rurais; a oferta de percursos pedestres dos municípios de Figueira da Foz, Soure e Montemoro- Velho; as paisagens do arroz nesse universo, com análise crítica da realidade atual e propostas de percursos pedestres associados à orizicultura.
No quinto capítulo, sob o título “(Eco)turismo e Desenvolvimento Rural.
Proposta de Valorização dos Percursos Pedestres de Góis”, os tópicos da reflexão compreendem o pedestrianismo no contexto ecoturístico, a rede de percursos pedestres em Góis (sete percursos de pequena rota) e uma proposta inovadora de valorização dos “trilhos do xisto de Góis” através da criação do “passaporte do pedestrianista”, com informações úteis e sugestões de atividades, e um cartão de controlo para ser validado in loco.
O derradeiro capítulo – “Biodiversidade e Turismo: as Plantas Invasoras como Fator de Ameaça. Análise a Partir de um Percurso Pedestre na Serra da Lousã” – é um ensaio sobre a importância da biodiversidade no contexto do turismo, com o objetivo de caracterizar a paisagem para compreender a “experiência visual” dos utilizadores de percursos pedestres e analisar a perceção dos visitantes em relação à biodiversidade e às plantas invasoras nesse contexto, suportado nos resultados obtidos no “Caminho do Xisto das Aldeias de Góis – Rota das Tradições do Xisto” (PR1 GOI) – percurso circular, com 9,2 quilómetros, integrado no SIC PTCON0060 e nas Aldeias do Xisto.


Coimbra, 8 de abril de 2019.

Paulo Carvalho

 

Para citar este libro puede utilizar el siguiente formato:

Andreia Rodrigues, Bruna Cordeiro, Diana Gomes, Helena Antunes, Luiz Alves, Paulo Carvalho (Coordenação) (2019): “Geocaching e Percursos Pedestres”, Biblioteca virtual de Derecho, Economía, Ciencias Sociales y Tesis Doctorales (junio 2019). En línea:
https://www.eumed.net/libros/1832/index.html

 



Recibido: Mayo 2019 Aceptado: Junio 2019 Publicado: Julio 2019



Nota Importante a Leer:
Los comentarios al artículo son responsabilidad exclusiva del remitente.
Si necesita algún tipo de información referente al articulo póngase en contacto con el email suministrado por el autor del articulo al principio del mismo.
Un comentario no es mas que un simple medio para comunicar su opinion a futuros lectores.
El autor del articulo no esta obligado a responder o leer comentarios referentes al articulo.
Al escribir un comentario, debe tener en cuenta que recibirá notificaciones cada vez que alguien escriba un nuevo comentario en este articulo.
Eumed.net se reserva el derecho de eliminar aquellos comentarios que tengan lenguaje inadecuado o agresivo.
Si usted considera que algún comentario de esta página es inadecuado o agresivo, por favor, escriba a lisette@eumed.net.

URL: https://www.eumed.net/libros/index.html
Sitio editado y mantenido por Servicios Académicos Intercontinentales S.L. B-93417426.
Dirección de contacto lisette@eumed.net