BIBLIOTECA VIRTUAL DE DERECHO, ECONOMÍA, CIENCIAS SOCIALES Y TESIS DOCTORALES


ENSINAR GEOGRAFÍA. FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E PROPOSTAS DE APLICAÇÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS

Autores e infomación del libro

Fátima Velez de Castro

Adélia Nunes

Paulo Nossa

Coordenação editorial

Faculdade de Letras Universidade de Coimbra

ISBN-13: 978-84-17583-50-7

velezcastro@fl.uc.pt

Descargar en PDF


Inicialmente agradeço ao convite que recebi das organizadoras para “prefaciar” este livro de resultados de pesquisas académicas de alu- nos da pós-graduação e profissionais da Geografia da Universidade de Coimbra. Prefaciar um livro é um desafio, uma responsabilidade imen- surável, principalmente para uma geógrafa (fora da linha de produção) que apesar das quatro décadas desde o início da formação e 36 anos de exercício profissional entre ensino médio e universitário e quatro anos de aposentadoria, ainda só tenho perguntas sobre a Geografia que se ensina na Academia e a Geografia que se “aprende ou e ensina” na escola versus a Geografia vivida. Mas se encanta quando encontra pro- missores pesquisadores buscando soluções para o professor na escola: o “chão da prática” onde de fato há o confronto entre a teoria e a prática. Portanto vamos aos fatos. Aviso: acho que não fiz um prefácio e sim uma resenha.

O artigo de CASTRO, nos apresenta uma leitura crítica sobre a re- forma no Ensino Superior em Portugal, apos o processo revolucionário português (1974) e o advento da instalação dos Institutos Politécnicos, delineados para atrair alunos e professores para a carreira de magistério em regiões que estavam sendo esvaziadas, principalmente na fronteira seca de Portugal; discorre sobre a importância da inclusão do ensino de Geografia desde o pré-escolar, tendo em vista que em Portugal a Geo- grafia como disciplina autónoma é incluída apenas a partir do 30 Ciclo. Entre os diversos problemas observados pelo autor após a reforma BO- LONHA, aponta alguns relacionados com a duração das licenciaturas para três anos e exigência do grau de mestre para acesso à profissão docente e a questão da baixa carga horaria das disciplinas pedagógicas, que dariam suporte ao exercício do estágio e regência in loco, contribuiu para que o novo profissional tenha dificuldades durante as praticas ao iniciar sua carreira profissional. Frisa as fortes alterações na supervisão pedagógica (caso Portalegre) nas pequenas escolas do interior, que fo- ram desconfiguradas do caráter politécnico, o que deveria ser a marca do Ensino Politécnico. Quanto à abordagem dos conteúdos geográficos, para esta fase do ensino básico, o autor considera que o professor deve levar em conta a fase cognitiva do aluno, a sua origem geográfica e cul- tural; e sugere como pratica ainda nos primeiros anos escolares o uso das narrativas e o conceito de paisagem; utilizando atividades lúdicas para que a criança a partir da sua experiencia de vida, abstraia do seu cotidiano os conceitos geográficos, indo além do uso tradicional de um simples mapa colorido dissociado da realidade concreta da criança e do seu lugar de morada. E necessário que o professor de Geografia, ajude a criança à abstrair estes conceitos a partir de valores simbólicos e valores imateriais, o que exige um professor que “trabalhe uma pedagogia e didáticas ativas”, implicando em que profissionais de outra áreas de conhecimento, no caso do professor de Historia que ensina ge- ografia, acabe por enfatizar mais os fatos históricos em detrimento dos aspectos geográficos, não possibilitando à criança a perceção do todo. Na opinião do autor, as ESEPs no interior, foram instaladas para subs- tituir as Escolas do Magistério Primário, fixar e atrair a população jovem e ser motor de desenvolvimento regional, ampliando a democratização do ensino superior no território nacional. No entanto, esqueceram que só o quadro de docentes qualificados pudessem sustentar as mudanças que na prática não criou a massa critica que se esperava. Enfim a ESEP não conseguiu cumprir as exigências iniciais, entrando em cena a Es- cola Superior Educação e Ciências Sociais, com licenciatura em ensino básico e mestrados na sequência e que no momento do artigo apenas o mestrado em pré-escolar estava em funcionamento.

 

Para citar este libro puede utilizar el siguiente formato:

Fátima Velez de Castro, Adélia Nunes y Paulo Nossa (2019): “Ensinar Geografía. Formação inicial de professores e propostas de aplicações didático-pedagógicas”, Biblioteca virtual de Derecho, Economía, Ciencias Sociales y Tesis Doctorales (junio 2019). En línea:
https://www.eumed.net/libros/1825/index.html

 



Recibido: Abril 2019 Aceptado: Mayo 2019 Publicado: Mayo 2019



Nota Importante a Leer:
Los comentarios al artículo son responsabilidad exclusiva del remitente.
Si necesita algún tipo de información referente al articulo póngase en contacto con el email suministrado por el autor del articulo al principio del mismo.
Un comentario no es mas que un simple medio para comunicar su opinion a futuros lectores.
El autor del articulo no esta obligado a responder o leer comentarios referentes al articulo.
Al escribir un comentario, debe tener en cuenta que recibirá notificaciones cada vez que alguien escriba un nuevo comentario en este articulo.
Eumed.net se reserva el derecho de eliminar aquellos comentarios que tengan lenguaje inadecuado o agresivo.
Si usted considera que algún comentario de esta página es inadecuado o agresivo, por favor, escriba a lisette@eumed.net.

URL: https://www.eumed.net/libros/index.html
Sitio editado y mantenido por Servicios Académicos Intercontinentales S.L. B-93417426.
Dirección de contacto lisette@eumed.net