GEOTECNOLOGIAS E O PLANEJAMENTO DA AGRICULTURA DE ENERGIA

Heloísa Rodrigues Nascimento
Yolanda Vieira de Abreu

2.1.2 Satélite Landsat

As suas principais aplicações são: acompanhamento do uso agrícola de terras, apoio ao monitoramento de áreas de preservação, atividades energético-mineradoras, cartografia e atualização de mapas, desmatamentos, detecção de invasão de áreas indígenas, dinâmica de urbanização, estimativas de fitomassa, monitoramento da cobertura vegetal, queimadas, secas e inundações entre outros (LIU, 2006).

Este foi lançado no dia 23 de julho de 1972, pela NASA (National Aeronautics and Space Administration) nos Estados Unidos, com o nome de Earth Resources Technology Satellite (ERTS 1). Porém, logo após seu lançamento, o ERTS 1 foi rebatizado como Landsat (Land Remote Sensing Satellite). Os satélites Landsat são destinados à exploração dos recursos do planeta Terra. Desde o ano de 1972, foram lançados uma série de Landsat: 1, 2, 3, 4, 5 e 7 (LIU, 2006).

Em princípio, os satélites Landsat 1, 2 e 3 possuem os sensores Multi Spectral Scanners (MSS) e os Landsat 4 e 5 possuem Thematic Mapper (TM) que melhoram sua resolução espacial de 80m para 30m . O Landsat 5 que foi lançado em 1984, ainda está em funcionamento, muito além do seu tempo previsto de vida útil. Atualmente o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) possui um acervo a disposição para a obtenção destas imagens, sem nenhum custo. O principal objetivo do Landsat 5 foi a utilização dos sensores mutiespectrais para geração de mapas da superfície terrestre com média resolução espacial. A antena do INPE em Cuiabá recebe de forma contínua as imagens de todo o território brasileiro, desde os anos setenta. Isso constitui um enorme e único acervo de dados de longo período sobre o Brasil e a América do Sul (LIU, 2006).

O satélite Landsat 5 possui órbita circular, quase polar, sincronizada ao Sol e com uma altitude de 705 Km. Os sensores cobrem a mesma faixa terrestre de 185 km, mas com velocidade maior que 98,2 minutos por órbita e 16 dias para cobrir exatamente a mesma faixa terrestre. O horário de passagem pelo equador é 9h e 27 min (LIU, 2006).

Volver al índice

Enciclopedia Virtual
Tienda
Libros Recomendados


1647 - Investigaciones socioambientales, educativas y humanísticas para el medio rural
Por: Miguel Ángel Sámano Rentería y Ramón Rivera Espinosa. (Coordinadores)

Este libro es producto del trabajo desarrollado por un grupo interdisciplinario de investigadores integrantes del Instituto de Investigaciones Socioambientales, Educativas y Humanísticas para el Medio Rural (IISEHMER).
Libro gratis
Congresos

15 al 28 de febrero
III Congreso Virtual Internacional sobre

Desafíos de las empresas del siglo XXI

15 al 29 de marzo
III Congreso Virtual Internacional sobre

La Educación en el siglo XXI

Enlaces Rápidos

Fundación Inca Garcilaso
Enciclopedia y Biblioteca virtual sobre economía
Universidad de Málaga