GEOTECNOLOGIAS E O PLANEJAMENTO DA AGRICULTURA DE ENERGIA

Heloísa Rodrigues Nascimento
Yolanda Vieira de Abreu

4.6 ESTIMATIVA DAS ÁREAS DE AGRICULTURA

A partir de imagens de satélite foi possível a digitalização das amostras das áreas cultivadas com soja, cana-de-açúcar e área preparada para plantio referente à data de 17/01/2010. Este procedimento foi possível utilizando a ferramenta do SPRING: operações métricas. Entretanto a cobertura de nuvens em uma parte da área cultivada pode comprometer a precisão destes resultados, pois as mesmas não foram estimadas, assim obteve-se a área estimada da ocupação das culturas e áreas preparadas para o plantio, de acordo com a tabela 4.4.

Tabela 4.4 - Estimativa das áreas ocupadas pelas culturas no município de Pedro     Afonso em 17/01/2010


Culturas

Área ocupada (ha)

      %

Soja

21.302,007

64,85

Cana-de-açúcar

6.210,987

18,91

Área preparada para plantio

5.332,808

16,24

Total

32.845,802

100,00

Fonte: Dados obtidos através das imagens Landsat 5/TM utilizada na pesquisa.

Um exemplo do uso de imagens de sensoriamento remoto para a estimativa de área cultivada com cana-de-açúcar é o Projeto Canasat, desenvolvido pelo INPE, que desde 2003 vem sistematicamente mapeando as lavouras de cana-de-açúcar no Estado de São Paulo, e desde 2005, os demais estados da Região Centro-Sul. Este projeto utiliza imagens de satélites para identificar e mapear áreas cultivadas com cana-de-açúcar gerando a cada ano/safra mapas temáticos com a distribuição da cana. Estes mapas estão disponíveis na internet no site do CANASAT, onde os canaviais podem ser visualizados pelas imagens. Além disso, podem ser feitas consultas sobre a localização de canaviais, a área cultivada e a evolução do cultivo da cana nos últimos anos tanto por município quanto por estado (RUDORFF; SUGAWARA, 2007).

Ressalta-se que dentre os objetivos do presente estudo pretende-se demonstrar a importância das geotecnologias voltadas para o monitoramento da agricultura de energia, por isso a apresentação dos dados referentes a estimativa de áreas plantadas, refere-se a possibilidade de mais uma informação que pode ser gerada a partir das imagens, entretanto de acordo com Rizzi (2004) para que se possa ter confiança é necessário adquirir mais de uma imagem em períodos específicos ao longo do ciclo da cultura, aliado ao já comentado problema relacionado a cobertura de nuvens, reforça a importância da alta resolução temporal dos satélites de sensoriamento remoto para viabilizar a utilização destas em estimativas de safras agrícolas.

Neste contexto, realizou-se uma comparação entre o valor de área plantada estimada através das imagens Landsat, e o valor fornecido pela ADAPEC/COAPA de área plantada de soja no município de Pedro Afonso apresentado na tabela 4.5.

Tabela 4.5 - Comparação entre a área plantada com a cultura da soja fornecida pela ADAPEC/COAPA à obtida através imagem Landsat para o ano safra 2009/10.

 

Município

Área plantada (ha)

Diferença relativa (%)
(b * 100)/a

ADAPEC/COAPA

Landsat (a)

ADAPEC/COAPA – Landsat (b)

 

Pedro Afonso (TO)

 

23.225

 

21302,007

 

1.922, 993

 

9,03

Observando os dados da tabela 4.5, verifica-se que em Pedro Afonso, a diferença entre a área plantada estimada sobre a imagem Landsat (21.302 ha) e a área estimada pela ADAPEC/COAPA (23.225 ha) foi de 1.922,993 ha, representando uma diferença relativa de 9,03%. É possível que uma pequena parte responsável pela diferença encontrada referente da área de soja no município seja decorrente de uma parcial cobertura de nuvens.


Volver al índice

Enciclopedia Virtual
Tienda
Libros Recomendados


1647 - Investigaciones socioambientales, educativas y humanísticas para el medio rural
Por: Miguel Ángel Sámano Rentería y Ramón Rivera Espinosa. (Coordinadores)

Este libro es producto del trabajo desarrollado por un grupo interdisciplinario de investigadores integrantes del Instituto de Investigaciones Socioambientales, Educativas y Humanísticas para el Medio Rural (IISEHMER).
Libro gratis
Congresos

15 al 28 de febrero
III Congreso Virtual Internacional sobre

Desafíos de las empresas del siglo XXI

15 al 29 de marzo
III Congreso Virtual Internacional sobre

La Educación en el siglo XXI

Enlaces Rápidos

Fundación Inca Garcilaso
Enciclopedia y Biblioteca virtual sobre economía
Universidad de Málaga