BIBLIOTECA VIRTUAL DE DERECHO, ECONOMíA, CIENCIAS SOCIALES Y TESIS DOCTORALES


QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: UMA ANÁLISE DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO NO SETOR DE PRODUÇÃO DA EMPRESA INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE TIJOLOS E LAJOTAS TOEBE LTDA

Autores e infomación del libro

Samuel Trentin Frigeri

Paulo Roberto Thomaz


RESUMO

O presente trabalho tem por objetivo verificar os fatores ligados à qualidade de vida dos colaboradores em uma indústria de produtos cerâmicos localizada no município de Santa Helena, Paraná. Busca-se analisar as práticas da organização no que tange Qualidade de vida no trabalho (QVT) a partir do modelo Walton (1973).Além disso, procurou-se analisar os fatores ligados aos aspectos emocionais do ser humano para proposição de possíveis incentivos para tornar o empregado mais comprometido e satisfeito com o trabalho. Compreende-se que isso auxiliara a organização a promover a motivação, qualidade e maior desempenho, sendo benéficas para ambas as partes. Com base nesta análise sobre a qualidade de vida perante o modelo de Walton sobre as oito categorias que contemplam o estudo, propôs-se melhorias para neutralizar e reduzir os riscos no ambiente produtivo e, também, procedimentos para deixar o ambiente de trabalho adequado à realização das atividades; desta forma, colocando a saúde e segurança dos trabalhadores como fator prioritário. Dessa forma a produtividade tende a aumentar e os benefícios serão visíveis na saúde e na qualidade de vida do trabalhador. Assim baseando-se nas informações coletadas perante o apêndice, obteremos propostas de melhorias ao setor de produção, com relação a situações, como: a adequação ergonômica do ambiente de trabalho, a percepção dos trabalhadores com o objetivo de apresentar melhorias no que engloba os critérios do Modelo de Walton.Portanto, um seguimento as normas e programas fazem a empresa ter um quadro profissional qualificado, profissionais comprometidos, e satisfeito com trabalho executado.

Palavras-Chaves: Qualidade de vida, Ergonomia, Motivação, Segurança.

 


Nota Importante a Leer:
Los comentarios al artículo son responsabilidad exclusiva del remitente.
Si necesita algún tipo de información referente al articulo póngase en contacto con el email suministrado por el autor del articulo al principio del mismo.
Un comentario no es mas que un simple medio para comunicar su opinion a futuros lectores.
El autor del articulo no esta obligado a responder o leer comentarios referentes al articulo.
Al escribir un comentario, debe tener en cuenta que recibirá notificaciones cada vez que alguien escriba un nuevo comentario en este articulo.
Eumed.net se reserva el derecho de eliminar aquellos comentarios que tengan lenguaje inadecuado o agresivo.
Si usted considera que algún comentario de esta página es inadecuado o agresivo, por favor, escriba a lisette@eumed.net.

URL: https://www.eumed.net/libros/index.html
Sitio editado y mantenido por Servicios Académicos Intercontinentales S.L. B-93417426.
Dirección de contacto lisette@eumed.net