BIBLIOTECA VIRTUAL DE DERECHO, ECONOMíA, CIENCIAS SOCIALES Y TESIS DOCTORALES


FRAGMENTOS DE AUTONOMIA PRESENTES NAS PRÁTICAS DOS ALUNOS DO COLÉGIO MILITAR DE BELO HORIZONTE

Autores e infomación del libro

Annebelle Pena Lima Magalhães Cruz


A presente dissertação tem como objetivo analisar as potencialidades de autonomia presentes nas práticas dos alunos do Colégio Militar de Belo Horizonte/CMBH, instituição que se pauta por um ideário disciplinador e hierarquizante, com uma proposta pedagógica fundada em ações voltadas para o treinamento e para o alcance de rendimentos preestabelecidos. A relevância da pesquisa se encontra na possibilidade de apresentar subsídios para mudanças qualitativas no aspecto social e pedagógico do Colégio a partir de práticas educativas mais autônomas. A metodologia qualitativa, de tipo descritiva, utilizada foi composta de revisão bibliográfica, pesquisa documental e empírica. A unidade de análise empírica circunscreveu-se à Banda de Música do Colégio Militar. Os sujeitos da pesquisa constituíram de 10 alunos do Segundo e Terceiro Ano do Ensino Médio, selecionados em virtude da demonstração de indícios de autonomia, bem como de liderança, nas atividades realizadas na Banda. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram a observação direta ou observação estruturada e a observação participante realizada pela pesquisadora durante o período de um ano. Os alunos participantes da pesquisa responderam a um Inventário de Interesses. A análise dos dados foi realizada por meio da análise de conteúdo. Como principal resultado, apresenta-se a Banda de Música como espaço revelador de indícios de autonomia dos alunos do CMBH, evidenciados pelo desenvolvimento de um forte compromisso com o coletivo e relações de solidariedade. Estas duas evidências se apresentaram como elementos potencialmente propícios ao desenvolvimento da autonomia dos alunos.

Palavras-chave: Colégio Militar. Práticas educativas discentes. Fragmentos de autonomia.

 


Nota Importante a Leer:
Los comentarios al artículo son responsabilidad exclusiva del remitente.
Si necesita algún tipo de información referente al articulo póngase en contacto con el email suministrado por el autor del articulo al principio del mismo.
Un comentario no es mas que un simple medio para comunicar su opinion a futuros lectores.
El autor del articulo no esta obligado a responder o leer comentarios referentes al articulo.
Al escribir un comentario, debe tener en cuenta que recibirá notificaciones cada vez que alguien escriba un nuevo comentario en este articulo.
Eumed.net se reserva el derecho de eliminar aquellos comentarios que tengan lenguaje inadecuado o agresivo.
Si usted considera que algún comentario de esta página es inadecuado o agresivo, por favor, escriba a lisette@eumed.net.

URL: https://www.eumed.net/libros/index.html
Sitio editado y mantenido por Servicios Académicos Intercontinentales S.L. B-93417426.
Dirección de contacto lisette@eumed.net