DETERMINAÇÃO E ANáLISE DA DINÂMICA DO DESFLORESTAMENTO, SEGUNDO AS ATIVIDADES PRODUTIVAS, NO MUNICíPIO DE MOJú-PA ENTRE 2000 E 2010.

DETERMINAÇÃO E ANáLISE DA DINÂMICA DO DESFLORESTAMENTO, SEGUNDO AS ATIVIDADES PRODUTIVAS, NO MUNICíPIO DE MOJú-PA ENTRE 2000 E 2010.

Heriberto Wagner Amanjás Pena

Volver al índice

DIAGNóSTICOS DE VIOLAÇÃO DAS HIPóTESES

A utilização da AF requer algumas condições para a sua viabilização enquanto modelo de extração 1da variabilidade comum 2de um banco de dados, isto significa que é exigido um nível de correlação entre as variáveis analisadas onde um conjunto observável p-dimensional aleatória (linha vetores Z), são relacionadas com um conjunto K-dimensional “x” vetores fatores de não observáveis p-dimensionais vetores de erros, isto atenta em testar e avaliar a significância geral da matriz de correlação e comparar correlações parciais.

Avaliando a Análise Multivariada

Esta validação geral do modelo foi realizada por meio do teste de Kayser-Meyer-Olkin3 -KMO, que recomenda ou não recomenda a substituição do conjunto de variáveis pelos fatores observados, e ainda investiga se as correlações parciais entre os itens são pequenas testando a própria adequação da amostra adotada, de acordo com emprego da literatura (PISON et al., 2003; JIN, 2011).

O teste KMO, apresenta a seguinte estrutura matemática (PISON et al., 2003; VALENTE, 2008; JIN, 2011).

Um segundo teste adotado, refere-se à significância geral da matriz de correlação, conhecido como teste de esferecidade de Bartlet 4de testando a variabilidade comum de todas as variáveis, sua estrutura esta disposta abaixo (PISON et al., 2003; VALENTE, 2008 JIN, 2011).

Após a validação do modelo geral de AM com os testes acima recomendados para aplicação da técnica de AF, os respectivos fatores latentes extraídos substituirão o conjunto de observações da base de dados, e os seus escores fatoriais foram utilizados como variáveis explicativas para a modelagem do MCE, os escores são modelados como combinações lineares adicionados o respectivo termo de erro, objeto da próxima seção.