DESENVOLVIMENTO RURAL

DESENVOLVIMENTO RURAL

Paulo Carvalho (CV)

2. Património e territórios rurais: quadro conceptual, instrumentos orientadores e iniciativas de desenvolvimento local

Hoje o património é reconhecido como temática de grande atualidade; a rápida delapidação dos recursos naturais, a degradação progressiva das condições gerais de vida e fruição do planeta rumo ao caos que parece inevitável – “um teatro de catástrofe possível”, para utilizar a expressão de Jeudy (1990: 2) – explicam o crescente interesse da sociedade (mais instruída e exigente) pelo património, tanto natural como cultural (Calvo, 1998). Contudo, a utilização generalizada deste termo é relativamente recente (afirmou-se no decurso das últimas três décadas), tal como acontece com a moderna preocupação patrimonial (Lowenthal, 1998) – não obstante as raízes renascentistas italianas que lançaram a semente do culto do património – e a sua profunda renovação (Lamy, 1995).
Até há pouco tempo, a palavra património – oriunda do patrimonium romano –  foi conotada com significações bastante distintas dos elementos da cultura e da natureza que hoje valorizamos; tradicionalmente referia-se ao legado tangível deixado pela geração anterior: a propriedade (herança material) privada transmitida de pais para filhos. Mais tarde, o conceito veio a aplicar-se também ao intangível: ao conhecimento e a todo o acervo histórico e cultural de uma coletividade (Miranda, 1998); na expressão de Amirou (2000) o património imaterial (a cultura popular e tradicional faz parte desse património vivo) foi reconhecido como tal desde o alvor dos anos 90. Por outro lado, a universalidade do património é também uma conquista relativamente recente (de meados da centúria anterior), no quadro da constituição da Unesco (Audrerie et al., 1998). Porém, não devemos esquecer que a conservação do património esteve inicialmente confinada, no essencial, ao nível nacional (Leimgruber, s/d).
Atualmente insiste-se na necessidade de rever o conceito de património, abandonando a ideia de “tesouro” e adotando uma visão integral, que inter-relacione os diferentes testemunhos da ação do homem e da natureza (Garrigós, 1998); de igual modo enfatiza-se o contexto original (in situ) e simbólico do património (Amirou, op. cit.). De acordo com o Conselho da Europa, “El Patrimonio es todo testimonio, de cualquier naturaleza, capaz de iluminar el passado de la humanidad” (cit. em Garrigós, op. cit., 37). Por isso, a sociedade procura a sua identidade, exercendo um direito fundamental dos povos, que só pode ser satisfeito graças aos especialistas capazes de interpretar a informação e ajudar os povos a encontrar o seu património. Esta perspetiva entronca “(...) na  problemática mais geral da discussão sobre a viabilidade do nosso planeta enquanto pátria comum de uma Humanidade cada vez mais considerada no seu sentido global” (Carvalho e Fernandes, 2002, 279). Ao mesmo tempo, a literatura dos últimos anos enfatizou a arte de aproximar o património natural e cultural ao público visitante, e a pertinência da “interpretação do património”, “(...) enquanto estratégia de comunicação [educação informal] destinada ao público geral visitante (indivíduos ou grupos que visitam algum sítio [áreas naturais protegidas, sítios e conjuntos históricos, parques arqueológicos, museus de sítio, museus temáticos, ecomuseus, itinerários temáticos, miradouros de paisagem, áreas recreativas] com valor patrimonial durante o seu tempo de ócio) e “(...) que revela o significado do lugar com o fim de que o apreciem e adotem uma atualidade favorável à sua conservação” (Aldrige, 1989, cit. em Miranda, op. cit., 19) e desenvolvimento (nas diferentes aceções que marcam as últimas duas décadas: ecodesenvolvimento, desenvolvimento sustentável, desenvolvimento humano). Convém sublinhar que o próprio conceito de espaço protegido está em evolução: a inclusão dos fenómenos históricos e culturais a um mesmo nível de importância dos aspetos naturais, a conceção dos espaços protegidos já não como ilhas de caráter virgem (tendência originária dos parques naturais dos EUA), mas como instrumentos de estudo, diagnóstico, aplicação de metodologias e utilização de recursos dentro de um esquema de desenvolvimento inteligente. Hoje em dia é imprescindível incluir variável humana nesses espaços – habitantes e utilizador – e aplicar as melhores estratégias para comunicar com eles. Por isso, também o conceito de interpretação mudou recentemente: de “ambiental” passou a ser “do património”, mais amplo e globalizador (ibidem).
            Em suma, ampliaram-se os limites que definem o património; por isso, o conceito atual de património percorre o amplo espectro da natureza material: património natural ou físico e construído (já não apenas os edifícios e construções isoladas: pontes, moinhos de vento ou hidráulicos, muros de pedra solta, fontanários, cruzeiros, ermidas e capelas, alminhas, mas igualmente os conjuntos de edifícios dos velhos centros urbanos, grupos de construções rurais, e os novos desafios inerentes ao património industrial, património do espetáculo, arquitetura de qualidade dos séculos XIX-XX, arquitetura vernacular, jardins), e da dimensão imaterial da cultura: língua e costumes, folclore, tradições musicais e artísticas, danças, produtos caseiros, especialidades gastronómicas, sem esquecer evidentemente o artesanato, os ofícios e os antigos saber-fazer. Abrem-se, então, novos campos da memória. O fim último é oferecer às gerações vindouras uma herança de qualidade – leia-se territórios qualificados. Esta diversidade é também territorial: cada "região" possui o seu caráter próprio, uma "alma" que faz muitas vezes o orgulho dos habitantes e atrai o visitante exterior (Dower, 1998). O entendimento (ou significado) do património depois do longo período marcado por uma perspetiva reducionista e monumentalista (Ashworth, 1994), pois ancorada ao culto dos monumentos excecionais, abriu-se para englobar igualmente, entre outros, os conjuntos urbanos e as paisagens rurais (Vincent, 1997). No contexto da civilização material, a ligação entre o imaginário e o material é uma das dimensões essenciais do património (Roncayolo, 1997). Por isso (também) a leitura geográfica tende a enfatizar o conjunto arquitetónico, o enquadramento paisagístico em detrimento do monumento ou da obra isolada.
Segundo Dewailly (op. cit.) é inquestionável que o património rural é hoje objeto de grande atenção, mais pelo seu valor sociocultural do que pela sua importância económica. O património rural vai muito para além do mero património agrícola. É o resultado de uma união mais ou menos harmoniosa entre património natural e património cultural, resultado de uma longa interação homem/meio. Com efeito, hoje aceitamos uma visão multidimensional do património rural que envolve diferentes manifestações: arquitetónicas, festividades, modos de fazer, artes tradicionais, idiomas locais, lendas (ibid.). O problema do património e das tradições arrasta consigo a questão da raridade, da autenticidade e da identidade, afinal o primado dos critérios de conservação. Estes são cada vez mais procurados para a afirmação das identidades locais.
Chiva (1997), a respeito do património cultural rural, refere a diversidade das paisagens e dos parcelados rurais, a sensibilidade crescente do grande público (e também da classe política) para as questões do rural (e da natureza), e a propensão ao seu estudo interdisciplinar. Na expressão do autor, a noção de património aplicado à cultura rural envolve três características, a saber: 1. a (referida) diversidade; 2. a heterogeneidade dos seus elementos constitutivos, que compreende os modos de existência material e de organização social, os saberes técnicos e simbólicos, o imaginário social e as formas de comunicar; 3. a urgência imposta ao nível da observação e intervenção pela amplitude do processo incessante de desaparecimentos e criações dos bens culturais.
A urbanização, a diminuição da população agrícola, as mutações técnicas e económicas que afetaram a agricultura, a decomposição e a perda de diversidade das paisagens agrárias (devido ao avanço da agricultura produtivista), sobretudo após a Segunda Guerra Mundial e quando se desenvolve o grande movimento do turismo de massas na Europa, sem esquecer a preocupação/motivação ambiental lançada nos anos 70, são os principais argumentos para que a proteção e a conservação do património rural se tenham imposto como imperativos urgentes. Com efeito, a conservação do património rural tem origem na Europa sobretudo em áreas onde o modo de vida rural foi mais afetado pelo êxodo rural e pela Revolução Industrial. Dewailly (op. cit.) refere os “folk museums” na Escandinávia, sobretudo a criação do Museu Nórdico, em Estocolmo, por Hazelius em 1873, e o primeiro museu mundial ao ar-livre, em Skansen, aberto em 1891, reconstituindo aldeias características e mostrando atividades tradicionais da população, que evoluíram rapidamente para novos padrões da sociedade tecnológica moderna. De igual modo, devemos considerar o parque natural europeu (com origem na Alemanha, cerca de 1920) segundo o objetivo de preservar certos aspetos de algumas regiões rurais onde se mantinha uma relação harmoniosa das ações humanas, protegendo pontualmente alguns aspetos significativos da fauna e da flora e tentando manter atividades tradicionais da população que estavam na origem da paisagem criada (Pessoa, 2001), e que afinal influenciou, anos mais tarde, a criação dos parques naturais regionais franceses (nos quais Georges-Henri Rivière lançou em definitivo a conceção e a prática ecomuseológica).
Tudo isto explica que o património é hoje reconhecido como um dos recursos essenciais para a afirmação dos valores culturais e ambientais no quadro renovado das teorias do desenvolvimento territorial. Trata-se de uma temática estratégica para a sustentabilidade e o desenvolvimento dos territórios e das populações (Carvalho e Fernandes, 2002; Carvalho, 2002) como se traduz em convenções, recomendações, resoluções, e diversos instrumentos e doutrinas da gestão e ordenamento do território, na amplitude das escalas internacional, europeia e nacional. No âmbito global, a “Convenção para a Proteção do Património Mundial, Cultural e Natural” (adotada pela Conferência Geral da Unesco, Paris, 1972) é a mais importante e emblemática. No quadro europeu, destacam-se a “Carta Europeia do Ordenamento do Território” (Conselho da Europa, 1984), a “Carta Europeia da Paisagem” (Conselho da Europa, 2000) e a “Rede Natura 2000” (União Europeia, 1992). Em Portugal, para além das decorrências das anteriores, o quadro jurídico envolve os seguintes instrumentos fundamentais: Lei de Bases do Ambiente (1987); Rede Nacional de Áreas Protegidas (1993); Lei de Bases da Política de Ordenamento do Território e de Urbanismo (1998); Lei 380/99 (Sistemas e Instrumentos de Gestão Territorial); Plano de Desenvolvimento Sustentável da Floresta Portuguesa (1999); Estratégia Nacional de Conservação da Natureza e Biodiversidade (2001) e a Lei 107/2001, de 8 de setembro, que estabelece as bases da política e do regime de proteção e valorização do património cultural português.
Nos últimos anos assistimos a tentativas de ativação do património cultural (em contextos rurais e urbanos, e neste último essencialmente macro-intervenções no âmbito do património construído), na génese de estratégias de desenvolvimento cada vez mais ligadas ao turismo (cultural e de natureza), na tentativa de preservar e ativar memórias, aprofundar identidades e fortalecer os territórios na ótica da sua inserção na nova ordem global. O turismo, visto como tendo efeitos terapêuticos, mas também como ilusão de panaceia económica, deve ser enquadrado na nova ideologia de desenvolvimento de rosto humano; isto significa integrar o património numa prática conciliatória entre consumo turístico e melhoria das condições de vida da população local (residente).
            Pérez (2001) investigou a patrimonialização e transformação das identidades culturais, com base em micro-intervenções patrimoniais centradas em quatro casos de estudo do noroeste ibérico. Segundo o investigador, as ações de reconhecimento, conservação, valorização e consumo turístico do património cultural, em quadros rurais de baixa densidade, reduzida pressão na paisagem rural e menor conflitualidade entre os atores, conduziram a que os diferentes elementos patrimoniais, antes símbolo do atraso, representassem na atualidade o progresso e o futuro, graças a uma mudança de função, significado e valor social desses bens patrimoniais. Do mesmo modo indissociável de consumos marcadamente urbanos é o fenómeno da residência secundária no espaço rural embora com impactos sociais, ambientais e patrimoniais diferenciados (Cravidão, 1989; Gallent and Tewdwr-Jones, 2000).
“O papel que o património cultural teve no recente processo de desenvolvimento rural europeu foi de grande importância na Europa – recordamos a nova ênfase das políticas de desenvolvimento rural: de um modelo essencialmente produtivista, lançado no alvor dos anos 60, idealizado no período de nascimento da EU, para um modelo pós-produtivista, desenvolvido sobretudo com a aplicação do PIC Leader II (1994-1999), que outorgava ao mundo rural e aos seus habitantes um papel mais ambientalista, ecológico e participativo” (Fernandéz de Larrinoa, 2000, cit. em Pérez, op. cit., 7).

3. Conclusão
Os novos valores e paradigmas de desenvolvimento (participado, individualizado e contextualizado, de inserção vertical e horizontal, numa rede de cooperação e solidariedade) completam as políticas macro-estruturais de desenvolvimento, enfatizam a imagem de individualidade e especificidade dos territórios (alicerçada em características únicas e exclusivas), enquanto condições basilares para a sua afirmação e integração no sistema global.
         O património é estruturante da memória, imagem e identidade dos territórios, e assim pode constituir um recurso importante para a afirmação dos territórios e reforço da autoestima das populações e, enfim, para o desenvolvimento local
O desenvolvimento faz-se pela qualidade de vida das populações e esta depende também da qualidade e sustentabilidade do espaço geográfico. Não apenas pelas consequências diretas na vivência do cidadão, mas pelo bem-estar que uma paisagem em equilíbrio implica (Fernandes, 2001, cit. em Carvalho, 2002: 345). A aposta numa política territorial de qualidade pode valer pelos ganhos diretos na vida quotidiana do cidadão, mas reverterá sobretudo, se bem orientada, para a autoestima das populações – para que se sintam os territórios como geograficamente relevantes.
Os territórios rurais pela sua diversidade e riqueza patrimonial justificam o investimento na sua preservação e valorização, enquanto reservas qualificadas para funções de aprendizagem, fruição e tempo de lazer, em complementaridade com aquelas atividades tradicionais que hoje (renovadas) são ainda viáveis e sobretudo desejáveis.

 

Referências Bibliográficas

AMIROU, R. (2000): Imaginaire du tourisme culturel. Paris, PUF.
ASHWORTH, G.J. (1994): “From history to heritage: from heritage to identity: in search of concepts and models”. In ASHWORTH, G.J.; LARKHAM, P.J. (Eds.): Building a New Heritage. Tourism, Culture and Identity in the New Europe. London, Routledge, 13-30.
AUDRERIE, D. et al. (1998): Le patrimoine mondial. Paris, PUF.
BEAUDET, G. (1999): “Paysage et investissement de valeur. In GONIDEC-POULLAOUEC, Ph. et al. (Dir.). Le paysage: territoire d’intentions. Paris, L’Harmattan.
CARVALHO, P. (2002): “Landscape and heritage as strategic resources for the rural development. The example of the Lousã Mountain (Central Portuguese Mountain Range)”, Preproceedings Fifth IFSA (International Farming Systems Association) European Symposium. Farming and Rural Systems Research and Extension. Local Identities and Globalisation, Florence, 336-346.
CARVALHO, P.; FERNANDES, J. L. (2001): “Iniciativas de Desenvolvimento Local no Espaço Rural Português”. O exemplo do LEADER-ELOZ (Entre Lousã e Zêzere). In CAETANO, L. (Coord): Território e Trajetórias de Desenvolvimento. Coimbra, Centro de Estudos Geográficos, 241-271.
CARVALHO, P.; FERNANDES, J. L. (2002): “Paisagem e apropriação dos Territórios. Reflexão em torno de dois exemplos comparativos: a Serra da Lousã e o Parque Natural das Serras de Aire de Candeeiros”. In CAETANO, L. (Coord.): Territórios, Globalização e Trajetórias de Desenvolvimento. Coimbra, Centro de Estudos Geográficos, 275-320.
CARVALHO, P.; FERNANDES, J .L. (in press): New logics of development in the countryside. (Paper presented to IGU Commission on Evolving Issues of Geographical Marginality in the Early 21st Century World joint meeting in Stockholm 28.6. 2001).
CHIVA, I. (1997) : “Le patrimoine rural”. In NORA, P. (Dir.): Science et Conscience du Patrimoine. Actes des Entretiens du Patrimoine. Éditions du Patrimoine, 226-231.
CRAVIDÃO, F. (1989): Residência secundária e espaço rural. Duas Aldeias na Serra da Lousã – Casal Novo e Talasnal. Coimbra, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
DEWAILLY, J.-M. (1998): “Images of heritage in rural regions”. In BUTLER, R. et al. (Eds.): Tourism and recreation in rural areas. Chichester, John Wiley&Sons, 123-139.
DONADIEU, P. (1999): “Campagnes urbaines : de la réalité aux symbols”. In GONIDEC-
POULLAOUEC, Ph. et al. (Dir.): Le paysage: territoire d’intentions. Paris, L’Harmattan.
DOWER, M. (1998): “Um trunfo para o desenvolvimento local: o recurso património”. LEADER Magazine, 12, Bruxelas, AEIDL.
FIRMINO, A. (1999): “Agriculture and landscape in Portugal”. Landscape and Urban Planning, 46; Amsterdam, Elsevier.
FRIEDMANN, J; WEAVER, C. (1979): Territory and function: the evolution of regional planning. London, E. Arnold Publ.
GALLENT, N.; TEWDWR-JONES, M. (2000): Rural Second Homes in Europe. Examining housing supply and planning control. Aldershot, Ashgate.
GARRIGÓS, R.C. (1998): La gestión y el gestor del patrimonio cultural. Murcia, Editorial KR.
GEOIDEIA/IESE (1999): Estudo de Avaliação Intercalar do PIC LEADER II. Relatório Final. Lisboa, Direção Geral do Desenvolvimento Rural.
JACINTO, R. (1995): “O mundo rural e o seu desenvolvimento”. Cadernos de Geografia, 14, Coimbra, 143-145.
JANISKEE, R.; DREWS, P. (1998): “Rural festivals and community reimaging”. In BUTLER, R. et al. (Eds.): Tourism and recreation in rural areas. Chichester, John Wiley&Sons, 157-175.
JEUDY, H.P. (1990): “Introduction”. In JEUDY, H.P. (Dir.): Patrimoines en Folie. Paris, Éditions de la Maison des Sciences de l´Homme, 1-12.
LAMY, Y. (1995): “Le creuset du patrimoine collectif”. In LAMY, Y. (Dir.): L’alchimie du patrimoine. Discours et politiques. Maison des Sciences de l’Homme d’Aquitaine.
LEIMGRUBER, W. (in press): Heritage conservation awards: stimuli to life for remote settlements? (Paper presented to UGI Commission on the Dynamics of Marginal and Critical Regions joint meeting in Taegu, 08-13 August 2000).
LOWENTHAL, D. (1998): The heritage crusade and the spoils of history. Cambridge, Cambridge University Press.
MIRANDA, J.M. (1998): Guia práctica para la interpretación del patrimonio. El arte de acercar el legado natural y cultural al público visitante. Sevilha, E.P.G. Junta de Andalucía.
PÉREZ, X.P. (2001): “Patrimonialización y transformación de las identidades culturales”. Atas do 1º Congresso de Estudos Rurais. Vila Real, Universidade da Trás-os-Montes e Alto Douro e Sociedade Portuguesa de Estudos Rurais, 12 págs.
PERROUX, F. (1950): “Economic space; theory and applications”. Quarterly Journal of Economics, 64.
PESSOA, F. (2001): Reflexões sobre ecomuseologia. Porto, Edições Afrontamento.
REIS, J. (1998): “Interior, desenvolvimento e território”. In Perspetivas de desenvolvimento do interior; Debates Presidência da República Portuguesa. Lisboa, Imprensa Nacional Casa da Moeda.
RONCAYOLO, M. (1997): “La géographie humaine”. In NORA, P. (Dir.): Science et Conscience du Patrimoine. Actes des Entretiens du Patrimoine. Éditions du Patrimoine, 19-24.
SCHUMACHER, E. (1985): Small is beautiful. Um estudo de economia em que as pessoas também contam. Lisboa, Publicações Dom Quixote.
STÖHR, W. (1974): Regional development- experiences and projects in Latin America. The Hague.
VINCENT, J.-M. (1997) : “Instruments et enjeux de la connaissance du patrimoine urbain”.  In NORA, P. (Dir.): Science et Conscience du Patrimoine. Actes des Entretiens du Patrimoine. Éditions du Patrimoine, 16-230.