DESENVOLVIMENTO RURAL

DESENVOLVIMENTO RURAL

Paulo Carvalho (CV)

PATRIMÓNIO E (RE) DESCOBERTA DOS TERRITÓRIOS RURAIS

Resumo

A temática do desenvolvimento rural ganhou ampla visibilidade na última década, no âmbito da conceção de um novo quadro de referência, bem como na perspetiva da participação e relação dos atores.
Os espaços rurais do mundo ocidental, com as suas fragilidades e respetivas propriedades difusas, deixaram de ser exclusivamente sentidos e olhados sob a ótica das suas potencialidades produtivas para, num contexto diferente, poderem ganhar complexidade, diversidade funcional e sustentabilidade.
Ao mesmo tempo, afirmou-se a importância crescente da imagem e identidade dos territórios rurais, e o valor estratégico da sua gestão e ordenamento.
O património é hoje reconhecido como elemento estruturante da memória, imagem e identidade territorial, e um dos recursos essenciais para a afirmação dos valores culturais e ambientais no quadro renovado das teorias de desenvolvimento territorial (mormente as teses territorialistas, as que melhor respondem às maiores exigências sociais e de cidadania participativa). Trata-se de uma temática estratégica para a sustentabilidade e o desenvolvimento dos territórios e das populações.