BIBLIOTECA VIRTUAL DE DERECHO, ECONOMíA, CIENCIAS SOCIALES Y TESIS DOCTORALES


BIODIESEL NO BRASIL EM TRÊS HIATOS: SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL, EMPRESAS E LEILÕES. 2005 A 2012.

Autores e infomación del libro

Hugo Rivas de Oliveira

José Eustáquio Canguçu Leal

Yolanda Vieira de Abreu

Universidade Federal do Tocantins


O presente livro trata da relação entre o Selo Combustível Social, a agricultura familiar, as empresas ou usinas de Biodiesel e os Leilões do produto final. No Brasil o Selo Combustível Social (SCS), fornecido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário foi concebido para servir de incentivador na relação entre usineiros de biodiesel e a agricultura familiar, com a finalidade de desenvolver e proporcionar a este último uma melhor qualidade de vida, maior oportunidade de desenvolvimento tecnológico e de renda familiar.  A venda da produção de biodiesel para compor os estoques do Governo Federal, com objetivo de ter o produto para a mistura mínima obrigatório do biodiesel no Diesel é realizada por meio de leilões.  A legislação dos Leilões beneficia ou dá prioridade de oferta do produto às empresas que possuem o SCS.  Este livro esta dividido em três partes, sendo que a primeira teve como objetivo descrever o comportamento do Governo e das Empresas em relação aos objetivos para qual foi criado o SCS. Pretendeu-se mostrar se este Selo está ou não cumprindo sua função de promotor do desenvolvimento e inserção do agricultor familiar no Programa Nacional de Uso e Produção de Biodiesel – PNPB.  A segunda parte do livro tem como objetivo analisar as dez maiores empresas produtoras de biodiesel, do ranking publicado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) em 2010. Pretendeu-se analisar quais as estratégias utilizadas, por estas empresas, para conseguirem se destacarem no mercado de biodiesel e nos leilões entre as dez maiores do setor em 2010. Na terceira parte do livro foram analisados os principais pontos da legislação e suas mudanças em relação ao SCS, agricultura familiar e os leilões em 2011 e 2012. Esta última parte faz uma analise geral de mercado, das mudanças na regulamentação para ter e manter o SCS e também sua relação com as novas regras de participação nos leilões de biodiesel neste período.

 


Nota Importante a Leer:
Los comentarios al artículo son responsabilidad exclusiva del remitente.
Si necesita algún tipo de información referente al articulo póngase en contacto con el email suministrado por el autor del articulo al principio del mismo.
Un comentario no es mas que un simple medio para comunicar su opinion a futuros lectores.
El autor del articulo no esta obligado a responder o leer comentarios referentes al articulo.
Al escribir un comentario, debe tener en cuenta que recibirá notificaciones cada vez que alguien escriba un nuevo comentario en este articulo.
Eumed.net se reserva el derecho de eliminar aquellos comentarios que tengan lenguaje inadecuado o agresivo.
Si usted considera que algún comentario de esta página es inadecuado o agresivo, por favor, escriba a lisette@eumed.net.

URL: https://www.eumed.net/libros/index.html
Sitio editado y mantenido por Servicios Académicos Intercontinentales S.L. B-93417426.
Dirección de contacto lisette@eumed.net