BIBLIOTECA VIRTUAL DE DERECHO, ECONOMíA, CIENCIAS SOCIALES Y TESIS DOCTORALES


PLANEAMENTO TURÍSTICO EM MIRANDA DO CORVO CONTRIBUTO DE UMA ANÁLISE GEOGRÁFICA

Autores e infomación del libro

Luísa Daniela Moreira Adelino

luisa_daniela_a@hotmail.com


Apresentado como um possível caminho para o desenvolvimento territorial, o turismo é um sistema complexo cujo funcionamento equilibrado depende do funcionamento de um variado conjunto de outros sistemas que têm de ser compatibilizados entre si.
As tendências evolutivas do turismo em Portugal (e na Europa) revelam o crescimento relativo de modalidades que configuram novas escolhas geográficas, como por exemplo as que valorizam o campo, os planos de água e as áreas de montanha.
Os novos produtos destinados a captar segmentos específicos da procura turística, são também uma oportunidade para requalificar e revitalizar os territórios, e melhorar a qualidade de vida das populações.
            Neste contexto emergiu um novo tipo de turista, mais activo e participativo, com interesses mais diversificados, mais informado e exigente.
             As áreas rurais localizadas em ambientes de montanha oferecem uma base de recursos diversificados e de extrema importância para o desenvolvimento de actividades turísticas, que lhes conferem um lugar de destaque no panorama dos destinos turísticos actuais. Contudo, estes territórios, fruto das especificidades que lhes são inerentes, apresentam muitas fragilidades.
            Se por um lado o turismo pode criar novas oportunidades, também é gerador de problemas. Deste modo, o planeamento turístico adquire uma especial importância no desenvolvimento destes territórios.
            O concelho de Miranda do Corvo é um exemplo interessante para analisarmos como têm vindo a ser levadas a cabo as iniciativas de carácter turístico. Após uma contextualização geral deste território, procedemos à identificação dos seus pontos fortes, fracos, ameaças e oportunidades, apresentamos um levantamento dos recursos e produtos turísticos e, por último, fazemos uma análise das estratégias e planos para o turismo em Miranda do Corvo, através de uma análise retrospectiva e da apresentação dos planos a implementar num futuro próximo.

 


Nota Importante a Leer:
Los comentarios al artículo son responsabilidad exclusiva del remitente.
Si necesita algún tipo de información referente al articulo póngase en contacto con el email suministrado por el autor del articulo al principio del mismo.
Un comentario no es mas que un simple medio para comunicar su opinion a futuros lectores.
El autor del articulo no esta obligado a responder o leer comentarios referentes al articulo.
Al escribir un comentario, debe tener en cuenta que recibirá notificaciones cada vez que alguien escriba un nuevo comentario en este articulo.
Eumed.net se reserva el derecho de eliminar aquellos comentarios que tengan lenguaje inadecuado o agresivo.
Si usted considera que algún comentario de esta página es inadecuado o agresivo, por favor, escriba a lisette@eumed.net.

URL: https://www.eumed.net/libros/index.html
Sitio editado y mantenido por Servicios Académicos Intercontinentales S.L. B-93417426.
Dirección de contacto lisette@eumed.net