ANTECEDENTES DO CAPITALISMO

ANTECEDENTES DO CAPITALISMO

Carlos Gomes

Volver al índice

 

 

 

 

2.5 – MEIOS DE TRABALHO

Os meios de trabalho são as coisas ou o complexo de coisas com o auxílio das quais os produtores agem sobre os objectos de trabalho, os modificam e adaptam às suas necessidades. Para isso, e conforme o seu objectivo, o homem utiliza as propriedades físicas ou químicas das coisas e a energia. São porém os factores económicos e as relações de produção que comandam em grande medida a sua aplicação concreta.

Além da terra, que serve como meio universal de trabalho, fazem parte dos meios de trabalho, entre outros:

1. Os instrumentos utilizados na produção, desde os mais primitivos até às ferramentas, máquinas e equipamentos usados em épocas anteriores;

2. As construções destinadas a actividades económicas como abrigos, edifícios, construções destinadas à produção, armazéns, recipientes, estábulos, portos;

3. Os caminhos, estradas, animais de carga, gado de lavoura, barcos e outros meios de deslocação e transporte;

4. Os equipamentos destinados à captação, conservação, utilização e condução da água e da energia;

5. As vias de transmissão e acumulação da comunicação e da informação;

6. A aplicação prática dos conhecimentos técnicos e científicos acumulados ao longo da vida do homem;

7. Em geral, todas as condições materiais ou imateriais sem as quais a produção não pode ter lugar.

Continuamente os homens criam e aperfeiçoam os seus meios de trabalho e põem-nos em movimento. Eles próprios criam os seus hábitos, experiências e conhecimentos; aproveitam os conhecimentos das gerações anteriores e transmitem-nos às gerações seguintes, acompanhando sempre as mudanças entretanto ocorridas, embora sujeitos aos meios de trabalho já existentes.

A composição dos meios de trabalho é muito diversa e muda dum espaço ou duma época económica para outra. No processo de produção têm-se utilizado desde os simples artefactos, ferramentas e outros instrumentos simples até os mais complexos, como é o caso das máquinas ou os meios auxiliares necessários para variados fins como: transporte de produtos, captação de energia, conservação e armazenamento de produtos.

Os meios de trabalho estão sujeitos a uma perda de valor devido a um desgaste físico, ao crescimento da produtividade do trabalho e ao progresso técnico. As máquinas, embora desgastadas, mas em condições de exploração começam a refrear a produtividade. Decorrido algum tempo, as mesmas máquinas vêm a ser produzidas mais baratas ou surge nova maquinaria de maior rendimento e mais económica. O período de vida dos meios de trabalho depende do número maior ou menor de processos de trabalho repetidos.

As mudanças contínuas ou periódicas nos meios de trabalho originam posteriores e profundas modificações na estrutura económica da sociedade e nas relações sociais consequentes.