Gestão das microempesas do comércio de Sousa – Paraíba

Maria de Fátima Nóbrega Barbosa
 

 

DIAGNÓSTICO DAS ESTRATÉGIAS VOLTADAS PARA A ADMINISTRAÇÃO GERAL

3.2.1 Existência do Processo Administrativo

A maioria (71,4%) das empresas pesquisadas afirmou que existe uma preocupação por parte da administração em planejar, organizar, executar e controlar as atividades de organização. Dentre os segmentos considerados, observou-se que a existência do processo administrativo é na sua totalidade, para as empresas de movelaria enquanto que para o segmento agrícola dois terços (16,7%) afirmaram a inexistência de tal processo. (Tabela 6)

TABELA 6 – Existência do Processo Administrativo das empresas por segmento de mercado

Para as empresas que afirmaram a existência do processo administrativo (71,4% – Ver Tabela 6) a maioria (60,0%), o fazem informalmente, destacando-se os setores agrícola (100,0%) e de supermercados (75,0%). (Tabela 7)

O processo administrativo é composto pelas atividades de planejar, organizar, dirigir e controlar. Grande parte das pequenas empresas têm dificuldade em lidar com essas funções de maneira formal, muitas vezes por não dominarem as técnicas de gestão ou por acharem que essas atividades são inerentes as empresas de grande porte.

TABELA 7 – Forma do Processo Administrativo das empresas por segmento de mercado

3.2.2 Habilidades do Administrador

Neste item, o entrevistado poderia optar por mais de uma resposta. Assim, os tipos de habilidades necessárias para que o administrador possa executar eficazmente o processo administrativo mais citadas pelos entrevistados foram as humanas (46,4%) seguidas das técnicas (42,9%). Observou-se que, independente do segmento pesquisado, há uso de três habilidades: humanas, técnicas e conceituais. (Tabela 8)

Essas habilidades devem ser utilizadas em conjunto pelas empresas. Dependendo do caso em foco, uma habilidade pode ter um peso maior numa determinada situação em detrimento às outras.

TABELA 8 – Habilidades dos administradores das empresas por segmento de mercado

(1) – Questão de múltipla escolha. Para cada segmento de mercado o número de respostas é igual ao número de casos válidos.

3.2.3 Participação dos Membros no Planejamento da Empresa

Verificou-se no planejamento da empresa que, independente do segmento pesquisado, mais da metade (53,6%) das organizações pesquisadas, afirmaram a participação de todos os membros envolvimento no funcionamento da empresa. Esse nível de engajamento é mais participativo nos segmentos de supermercados (80,0%) e de móveis (75,0%). (Tabela 9)

TABELA 9 – Participação dos membros no planejamento da empresa segmento de mercado

3.2.4 Forma de Planejamento da Empresa

A forma de planejamento das empresas pesquisadas foi predominantemente de curto prazo (46,4%). Ressalta-se o fato de que 10,7% das empresas não opinaram esta questão. Entre os segmentos destacaram-se ainda como curto prazo, supermercados (60,0%), calçados (50,0%) e confecções (57,1%). No setor de móveis predominou o planejamento de médio prazo. (Tabela 10)

Ter uma visão de longo prazo é de fundamental importância para qualquer tipo de empresa. Em algumas situações pode-se eleger o planejamento de curto ou médio prazo. Entretanto, quando a empresa busca uma sustentabilidade de longo prazo, o planejamento estratégico (ou de longo prazo) é uma escolha que traz vantagens competitivas.

TABELA 10 – Forma de planejamento da empresa segmento de mercado,

3.2.5 Atitude da Empresa diante dos Objetivos Não-Atingidos

Quando indagadas sobre a atitude da gerência diante de objetivos não atingidos ao final de um determinado período de atividade da empresa, duas atitudes foram destacadas pelos entrevistados: persistência e procura soluções, ambas com o mesmo percentual de 21,4%. Destacaram-se ainda a tentativa de mudanças (17,9%) e mudanças aleatórias (14,3%). (Tabela 11)

Apenas 10,7% das empresas pesquisadas investigam as causas dos objetivos não atingidos. Isso implica a falta de um planejamento de longo prazo por parte dessas empresas.

TABELA 11 – Atitude da empresa diante dos objetivos não-atingidos por segmento de mercado


Google
 
Web eumed.net

 

Volver al índice de Gestão das microempesas do comércio de Sousa – Paraíba

Volver a "Libros Gratis de Economía"

Volver a la "Enciclopedia y Biblioteca de Economía EMVI"