Gestão das microempesas do comércio de Sousa – Paraíba

Maria de Fátima Nóbrega Barbosa
 

 

O PROCESSO ADMINISTRATIVO

O processo administrativo é formado por funções que facilitam aos administradores atingirem os objetivos traçados. Segue breve comentário de cada uma dessas funções no sentido de permitir uma compreensão mais ampla do que venha a ser administração, uma vez que o ato de administrar se concretiza na operacionalização de todas essas funções de forma contínua e integrada.

1.2.1 Planejar

Esta etapa consiste em estabelecer objetivos e diretrizes que deverão ser atingidas pelo processo administrativo. Nesse sentido é oportuna a definição de Bateman e Snell (1998. p.28).

“Planejar é especificar os objetivos a serem atingidos e decidir antecipadamente as ações apropriadas que devem ser executadas para atingir esses objetivos. As atividades de planejamento incluem a análise da situação atual, antecipação do futuro, a determinação de objetivos, a decisão sobre em que tipo de atividade a organização deverá se engajar, a escolha de estratégia corporativa e de negócios, e a determinação dos recursos necessários para atingir as metas da organização”.

De acordo com Megginson (1986, p 105), “planejar é escolher um curso de ação e decidir adiantadamente o que deve ser feito, em que seqüência, quando e como”.

Esse conceito segundo o autor supracitado sugere uma escolha entre várias alternativas de ação, decisões em tempo hábil do que deve ser feito, uma ordem para ser observada, o fator tempo em que essas ações vão se desenvolver e a maneira como elas vão ser feitas.

Outra forma de conceituar a expressão planejar e que conjuga com as idéias acima expostas é a de Stoner e Freeman (1985, p.5) onde diz que “planejar significa que os administradores pensam antecipadamente em seus objetivos e ações, e que seus atos são baseados em algum método, plano ou lógica, e não em palpites”.

A partir desses conceitos percebe-se o quanto esta etapa é significativa para a organização. É uma etapa que dá subsídios para a tomada de decisões futuras, principalmente quando é necessário mudar o rumo da estratégia pensada anteriormente.

Os administradores de microempresas devem dar a atenção devida a essa fase do processo administrativo, por se tratar de uma etapa fundamental para a sobrevivência dessas empresas.


Google
 
Web eumed.net

 

Volver al índice de Gestão das microempesas do comércio de Sousa – Paraíba

Volver a "Libros Gratis de Economía"

Volver a la "Enciclopedia y Biblioteca de Economía EMVI"