Artigos de Economia

Luiz Gonzaga de Sousa

 

UMA ANÁLISE ESTATÍSTICA DA BAIXA PRODUTIVIDADE DO TRABALHO E DA TERRA NO ESTADO DA PARAÍBA

METODOLOGIA

É conversão dividir-se o Estado da Paraíba em 12 micro-regiões. Serão estudadas as 18 principais culturas temporárias e as 14 principais culturas permanentes, de tal forma a obter conhecimentos sobre as diferentes variáveis que envolvem a localização, a especialização e a intensidade e sua evolução.

O coeficiente de localização será dado por

,

onde (i = 1,..., n), (j = 1,... m) e 0 1.

Ele compara a distribuição espacial de duas culturas e . É uma versão do índice de transvariação de Gini. Neste caso, foram utilizadas culturas temporárias e culturas permanentes.

O Quociente de localização é dado por . Ele mede o grau de concentração espacial da cultura na região . Sendo ( ) o valor percentual da cultura na região . E sendo () o valor percentual da cultura na produção total.

O coeficiente de especialização de uma região é indicador de especialização produtiva da região e é dado por sendo (i = 1,..., n) e (j = 1,..., m) respectivamente as culturas e as regiões da Estado. Enquanto representa a distribuição de em relação a e da cultura em relação ao espaço global .

O coeficiente de intensidade é uma medida de desempenho econômico de uma região e pode ser apresentado por , sendo (i =1,..., n) e (j = 1,...,m). Quando representa o valor da produção da cultura por unidade de área .eq I sub j representa um índice de produtividade da região.

O coeficiente de redistribuição é dado por sendo: o valor da cultura na região o valor total da cultura no período t. e o valor da produção global da região .

O coeficiente de redistribuição é definido no intervalo de 0 a 1, sendo que no primeiro caso significa a perfeita estabilidade da estrutura produtiva entre os períodos t e s e no segundo caso, significa uma completa redistribuição das culturas na região.


Google
 
Web eumed.net

  Volver al índice de Artigos de Economia

Volver a "Libros Gratis de Economía"

Volver a la "Enciclopedia y Biblioteca de Economía EMVI"