Artigos de Economia

Luiz Gonzaga de Sousa

 

SOBERANIA & PODER

RESUMO

Este trabalho objetiva estudar a questão da soberania & poder que trata da compreensão do processo de acumulação de capital, de concentração de capital, de centralização do capital e da relação da economia com a política que são os pontos fundamentais quanto aos desajustes sociais e a causa principal da pobreza nacional. O processo de acumulação, de concentração e de centralização do capital tem fomentado o surgimento de oligopólios, ou pode-se até chamar de monopólios, devido ao sistema de conluio ou cartel que se forma com objetivo de eliminar a concorrência entre os participantes e os que entram. Sem dúvidas é importante conhecer o desenrolar da economia com todas as suas peculiaridades que norteiam as diversas estratificações sociais, isto significa dizer, as empresas pequenas, médias e grandes, assim como a taxonomia da sociedade como a classe alta, média e baixa ou inferior.

Quanto ao aspecto metodológico deste trabalho, verifica-se que essa produção foi fruto de apanhado bibliográfico em livros e revistas que tratam desse assunto, proporcionando condição que formassem um corpo teórico suficiente para explicar as desigualdades econômicas que pairam na economia, especificamente, a industrial. Inegavelmente, essa discussão tem início numa economia de transformação, cuja participação no produto interno bruto é maior, frente aos diversos setores produtivos, tais como: o setor primário ou agrícola e o terciário ou de serviços, que também tem sua participação bastante expressiva no cômputo global. Todo este trabalho deve ser visto pelo lado de uma nação subdesenvolvida que além de ter os problemas internos ainda, traz consigo, as questões quanto à interdependência internacional existente que tem um peso bastante forte quanto ao estado de pobreza que os países periféricos atravessam.

Sendo assim, objetiva-se, além de sua pretensão global, alguns pontos de fundamental importância, tais como: a) estudar uma estrutura oligopolística; b) investigar o processo de acumulação; c) como acontece a acumulação, concentração e centralização de capital e d) qual a correlação existente entre a economia e a política nacional. Tudo isto deixa clara a inter-relação industrial e o processo de formação dos grupos que buscam explorar os parcos rendimentos da sociedade que são mal distribuídos e pouco utilizados eficientemente, na busca do bem-estar de todos os participantes da economia. Finalmente, pretende-se levantar uma discussão sobre a dominação dos oligopólios e do poder que ele exerce sobre a economia e a política que são os dois pontos básicos da estruturação do desenvolvimento econômico, político e social que uma nação passa dentro de suas disponibilidades de recursos.


Google
 
Web eumed.net

  Volver al índice de Artigos de Economia

Volver a "Libros Gratis de Economía"

Volver a la "Enciclopedia y Biblioteca de Economía EMVI"