Artigos de Economia

Luiz Gonzaga de Sousa

 

PODER DOS MONOPÓLIOS

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Depois de investigado este tema, buscando na literatura todas as informações adicionais sobre a questão do poder que exercem os monopólios, parte-se, neste instante, para extrair algumas considerações importantes sobre todo assunto pesquisado, para não deixar dúvidas quanto ao problema que foi levantado. Sabe-se que o monopólio, puro e simplesmente, não traz nenhum benefício para a humanidade e nem tão pouco, para países isolados, onde se encontram implantados, com objetivo de exploração, dominação, prestígio e poder, tal como já se tem constatado com as experiências monopolísticas que têm acontecido em muitos países. É notório que um monopólio não surge da imposição de um ser, todavia, uma conjuntura favorece para a formação dos monopólios, exceto aqueles que são considerados naturais, onde o governo franqueia à iniciativa privada, ou ele mesmo explora, quando os retornos só aparecem no longo prazo.

O processo de oligopolização ou monopolização acontece especificamente nos dias atuais pela rapidez do processo de acumulação, provocando falências e congregando aqueles que não têm condições de subsistência nem no longo prazo, ou até mesmo com a formação de conluios que é uma maneira de eliminar a concorrência e não deixar que outros participem do mercado. Isto se faz pelo poderio que determinada empresa exerce no ambiente de dominação, com a eleição de políticos que criam leis que apóiam essa iniciativa, ou mesmo, usando meios espúrios de eliminação dos menos poderosos, como é o caso da prática do take over bids. Sendo assim, usam as mais degradantes técnicas de expulsão ou eliminação do mercado, tais como: guerra preços, ou guerra extra-preços, com a utilização da propaganda, brindes, sistema de prova ou degustação, colocação de out doors e algumas outras técnicas que os pequenos e os médios/pequenos não têm condições de utilizar devido seus altos custos.

Finalmente, verifica-se que na peleja em que se envolvem as indústrias, quer sejam pequenas, médias ou grandes, deparam-se com o acesso não muito propício, para algumas empresas a alta tecnologia, isto significa dizer que aquelas que têm poderio econômico é que se beneficiam com os avanços da modernidade, consequentemente, acumulando mais e aumentando o seu poder. Sem dúvida, o oligopólio gera capacidade ociosa, visto que o poder de monopolização gera um campo favorável a que a demanda seja algo elástica, que determina um preço diferenciado de seu custo marginal e acima, forçando uma produção menor e sub-ótima, gerando esse excesso de capacidade. Portanto, este trabalho traz uma boa oportunidade para uma compreensão dos efeitos danosos dos monopólios na economia como elemento de dominação, que cria o seu próprio ambiente de exploração e usurpação, não podendo conseguir a obtenção de uma produção ótima no sentido pareteano que seria o bem-estar pleno da sociedade.


Google
 
Web eumed.net

  Volver al índice de Artigos de Economia

Volver a "Libros Gratis de Economía"

Volver a la "Enciclopedia y Biblioteca de Economía EMVI"