Artigos de Economia

Luiz Gonzaga de Sousa

 

PODER DOS MONOPÓLIOS

ABSTRACT

This work have how main purpose, to examine the power of monopoly in the industrial economic, in the discretion analytic of your state of development or no, here can till to say that are unlike, it preamble the disposability of resource that exist and the conditions of technology for your exploration that are little by pattern of work that to be development. In the refer point to view of methodology, this work gone developmenting with support in raising in literature that gone utilized utilized, how all the scrupulousness that conceal, for the conclusions can to go credible for the reflection of authors that investigate the theme. In this raising that gone executed, it make a similitude with results that gone appearing, questioning the positions that show contradictories, forming a consistence theoretical that culminated with this little paper. At last, gone raised some points that tempted proportion to the contribution more finished, all that the modus vivendi of the competition modern, that sometimes call of oligopoly, however, observing the yours details and with formation of collusion, living a clime of cartel and because not to say of international trusts.

RESUMO

Este trabalho visa investigar o poder dos monopólios na economia como um todo, sem considerar o seu estado de desenvolvimento ou não, pois se pode até dizer são diferentes, tendo em vista a disponibilidade dos recursos existentes e as condições tecnológicas para sua exploração que são poucas pelo tipo de trabalho que é desenvolvido. Como se sabe, os países do terceiro mundo ou como chamam normalmente, periféricos, não têm avançado com o progresso tecnológico do dia-a-dia da economia mundial, causando uma defasagem muito forte e longa, na compreensão das criatividades e inovações que ao mundo se apresentam. Deve-se deixar claro também, que a economia do primeiro mundo e que já trazem consigo a dominação monopolística do mercado internacional, não proporciona condições de que o crescimento econômico aconteça por igual, cujo objetivo é manter-se à dianteira do processo que está em suas mãos.

Quanto ao aspecto metodológico, este trabalho foi desenvolvido tomando como base um levantamento bibliográfico que foi empreendido, com toda a meticulosidade que envolve, para que as conclusões possam sair fidedignas aos pensamentos dos autores que investigaram anteriormente a este trabalho e que servem de suporte. Neste levantamento que foi feito, fez-se uma comparação com os resultados que foram surgindo, questionando-se muito bem, as posições que se apresentaram contraditórias, formando-se um corpo teórico que culminou com este pequeno artigo que servirá como mais uma contribuição às questões dos monopólios e seus efeitos na economia. Tudo isto deixa claro que os monopólios têm a sua importância. Sem dúvida, trazem complicações que se não forem bem coordenadas pelo sistema governamental, poderão trazer distúrbios bem maiores do que se imagina dentro de uma economia imperfeita e muito desigual.

Já no que diz respeito aos objetivos específicos, pretende-se: a) estudar o real significado de monopólio; b) os efeitos destes monopólios na economia quanto ao seu bem-estar; c) como se processa o poder que esses monopólios empreendem e d) as variáveis que dão poder ao monopólio e como se processa tal fato nas economias teóricas. Tudo isto está trabalhado nos mínimos detalhes do que foi levantando, não considerando uma visão crítica de esquerda fechada, mas dentro do ponto de vista do próprio funcionamento da economia capitalista, podem-se detectar as diversas falhas em que a economia está envolvida. Em fim, foram estes pontos que se tentou proporcionar uma contribuição melhor acabada quanto ao modus vivendi da competição moderna, que algumas vezes chamam de oligopólio, no entanto, observando-se os seus detalhes e com formação de conluios, vive-se mais um clima de cartel e porque não dizer de trustes internacionais.


Google
 
Web eumed.net

  Volver al índice de Artigos de Economia

Volver a "Libros Gratis de Economía"

Volver a la "Enciclopedia y Biblioteca de Economía EMVI"