Artigos de Economia

Luiz Gonzaga de Sousa

 

A DIFÍCIL MISSÃO DO ECONOMISTA

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Depois destes comentários sobre a profissão do economista, é importante que se levantem alguns pontos adicionais, sobre a questão tão discutida, tão sem uma definição concreta, que necessita ser melhor trabalhada pêlos economistas, e quem trabalha com economia. É fundamental verificar que o engenheiro, o médico, o advogado e muitas outras profissões têm a sua atividade bem definida, delimitada pela sua caracterização, limite e forma de como utilizar os seus instrumentos de trabalho, como profissional. Somente a profissão do economista, é que não se consolidou como um elemento fundamental no mercado de trabalho, que a cada instante dá lugar a novas profissões, que a expulsa de seu habitat natural para uma definição cada vez mais forte no contexto das especializações.

Ao se continuarem as coisas como estão, o economista de formação, vai ser um elemento instinto das formações intelectuais do mercado de trabalho, dando lugar a formados de outras profissões que se frustram na sua convicção e se apoderam da economia, para marcar uma profissão que não entendem. A atividade do economista existe e é de grande importância para uma nação e para as decisões empresariais, basta que se entenda o verdadeiro princípio de economia e procure participar da ciência, como um elemento participativo das variáveis econômicas. A insegurança do real sentido da economia faz com que muitos economistas se formem e não entendam como utilizar os fundamentos econômicos, dentro de uma empresa que precise entender a sua posição dentro da economia como um todo.

Essa discussão em torno do trabalho do economista é salutar para que qualquer conversa de calçadão não se torne uma discussão econômica sem fundo de verdade, mas que não se pense que economia não passe de bate papo furado de jornalista que pouco entende de sua própria profissão. O trabalho do economista é sério, mesmo que algumas pessoas não a tenham dentro do princípio de seriedade, que as outras profissões exigem para se consolidar como algo que precisa de respeito e importância no cenário da economia nacional e mundial. Finalmente, sempre existe um momento em que os profissionais de determinada profissão, possam parar para fazer uma avaliação do curso que fez e da profissão que abraçou como intelectual e filósofo dos problemas econômicos que a sociedade e as empresas atravessam.


Google
 
Web eumed.net

  Volver al índice de Artigos de Economia

Volver a "Libros Gratis de Economía"

Volver a la "Enciclopedia y Biblioteca de Economía EMVI"