Artigos de Economia

Luiz Gonzaga de Sousa

 

A DIFÍCIL MISSÃO DO ECONOMISTA

 

INTRODUÇÃO

No cotidiano das universidades, formam-se muitos profissionais que devem saber o que vão fazer como titulares de qualquer cargo, que precisa de especialistas, que tenham condições de proporcionar soluções aos problemas que aparecem em sua frente, especialmente os ligados à economia. Este é um problema muito freqüente no curso de Economia, pois muitos estudantes são formados, para atuação no mercado de trabalho, todavia se deparam com: o que se deve fazer como economistas? vêm as dúvidas e o seu curso não serve de nada. Quando aos alunos, depois de estudarem alguns anos, e não entenderem o significado real do que seja economia, fique a questão: para que serve e como utilizá-la no dia a dia do mercado de trabalho que necessita de profissionais que resolvem seus problemas?

Dentro de alguns questionamentos, extraem-se diversos raciocínios sobre a profissão do economista, qual a sua área de atuação, que problemas resolver e como os resolver para que dê consistência a uma profissão de economista, tal qual se estuda quatro ou cinco anos e ter como resultado, o desemprego. A profissão do economista é muito incompreendida, quando professores de formação adversa, ensinam aquilo que não entendem, e isto só acontece no curso de Economia, aí a coisa se complica muito mais, dentro de um clima de complexidade que existe dentro dessa formação. Sendo assim, deve-se parar para discutir este curso e procurar incentivar o alunado profissional da Economia, a não fazer um curso que não se deseja trabalhar, onde não se conhecem seus princípios, pois é mais um profissional desempregado.

Nas empresas industriais, agrícolas ou de serviços, bem como nos órgãos governamentais estão economistas trabalhando em custos, em planejamento, em programação, em projetos, em administração, em diretorias, sem uma definição precisa de sua atividade de trabalho, como intelectual. As outras profissões sabem o que executar na sua tarefa, assim como os contabilistas, o administrador, o advogado, o sociólogo e muitas outras profissões, mas os economistas não sabem a sua real atividade diante de um trabalho de economista. O objetivo deste artigo é justamente tentar compreender o real papel do economista, isto é, o que faz, como faz, onde faz e para quem faz, cuja atividade principal desta atividade precisa se definir, como profissional igual ao engenheiro, ao médico, etc.,.


Google
 
Web eumed.net

  Volver al índice de Artigos de Economia

Volver a "Libros Gratis de Economía"

Volver a la "Enciclopedia y Biblioteca de Economía EMVI"