Artigos de Economia

Luiz Gonzaga de Sousa

 

A ESTATÍSTICA NA ECONOMIA

NOTAS IMPORTANTES

Fazendo uma síntese do que se entende por uma adaptação da estatística com a economia, podem-se extrair diversas conclusões de fundamental importância para a ciência de maneira geral e, em especial, da economia que pode melhor direcionar as decisões que forem tomadas dentro da economia empírica. A despeito disto, é importante que todas as ciências tenham prescindido dos instrumentais quantitativistas para uma maior abrangência de percepção dos fatos econômicos, ou não. A era da informática tem trazido ao debate do dia-a-dia a necessidade de uma melhor aplicação das informações estatísticas para quantificar melhor os acontecimentos reais, para se poder detectar o comportamento da atividade que se está estudando para se propor soluções mais fidedignas.

De maneira mais expressiva, nota-se uma grande expansão da estatística como instrumento básico em todas as ciências que desejam explicar a realidade, bem como proporcionar maiores criatividades e inovações dentro de cada ciência particularmente. Um dos primeiros avanços da estatística é quanto aquilo que se chama de econometria, pois, o empirismo acoplado com uma versão histórica dos acontecimentos fazem com que haja mais objetividade nos resultados encontrados e, por conseqüência, mais precisão no poder de explicação da ciência moderna. Inegavelmente, a econometria tem sido um contributo incomensurável para uma explicação dos fatos econômicos, tendo em vista que a subjetividade dos aprioristas-extremos não convenceu as imperfeições da vida.

Um outro exemplo que se pode dar é quanto à utilização da estatística, frente à invasão dos computadores no mundo dos negócios, assim como dentro da própria empresa, ou não, como substituição de qualquer mão-de-obra. Nos tempos modernos, tudo que se faz tem como pano de fundo a informática, isto é, os computadores que carregam com eles mesmos um grande cabedal de conhecimentos estatísticos em seus modelos pré-determinados. Pelo exposto, salienta-se o quanto é importante a estatística para o mundo da ciência como um todo, em todos os aspectos, pois, a teoria dos jogos, as análises de crescimento econômico, os trabalhos que envolvem série temporal e alguns outros tópicos extraídos da estatística tem mostrado a sua eficiência na administração, na contabilidade e na economia.

Concluindo é preciso entender bem os instrumentos estatísticos para melhor aplicação nos problemas que precisam ter soluções imediatas, considerando que a economia, no caso específico que está sendo tratado, é uma ciência dinâmica e, como tal, tem as suas mutabilidades de acordo com os processos que se desenvolvem no dia-a-dia. A busca de métodos fidedignos para uma explicação mais contundente da realidade, tem buscado na estatística, uma maneira mais objetiva, não de explicar a realidade que se quer trabalhar, mas, uma instância de como se observar os fatos que devem servir de instrumento para se tomar decisões de extrapolação quanto ao futuro, isto significa dizer, ter uma idéia probabilística de que, pelo observado, a coisa vá dar certo.


Google
 
Web eumed.net

  Volver al índice de Artigos de Economia

Volver a "Libros Gratis de Economía"

Volver a la "Enciclopedia y Biblioteca de Economía EMVI"