Artigos de Economia

Luiz Gonzaga de Sousa

 

ECONOMETRIA: ORIGENS, EVOLUÇÃO E APLICABILIDADE

A eficácia dos trabalhos econométricos

Para se medir o grau de eficácia de uma teoria é preciso que se entenda o poder de previsão que tem essa teoria. O futuro é uma incógnita e para que uma teoria tenha exatidão em trazer o futuro ao presente, ou pelo menos, uma aproximação bastante confiável, é necessário que o modelo em discussão seja bem elaborado ao ponto que as conclusões do cientista não distanciem da realidade que se quer chegar. Um bom modelo deve ter os seguintes objetivos: a) proporcionar estrutura analítica; b) descrever o mundo real de modo sumário e c) permitir elaboração de previsão. Com isto, os objetivos do pesquisador ficam fáceis de serem alcançados.

O mundo real é muito complexo e, em especial, quando se trata de trabalhar com seres humanos. Por causa desta complexidade, é que uma simplificação é de suma importância. Neste ponto, encontra a econometria sua importância e eficácia, tendo em vista os números reais proporcionarem maior consistência para as decisões de políticas econômicas. A econometria dá mais objetividade aos dados tendo em vista um casamento que se fez da teoria com os dados empíricos extraídos da própria realidade para as decisões de momento e para as previsões que possa fazer. Dentro deste prisma, a econometria quantifica as abstrações apriorísticas que são feitas por apologistas retóricos.

Em se dar tanta atenção aos números, pergunta-se: para que serve a econometria? E a resposta vem logo em seguida. A econometria serve para mudanças do qualitativo para o quantitativo; para facilitar as várias teorias; para entender as relações entre diversos produtos e para fazer previsões econômicas. Com tudo isto, verifica-se que uma maior facilidade se apresenta para melhor enxergar a realidade complexa. Daí são montadas nesta realidade que muitos países conseguem dominar suas economias, através de uma programação rigorosa, tentando eliminar as suas imperfeições, para se poder controlar eficazmente todos os agentes econômicos participativos.

Não se deve acreditar piamente nos números matemáticos que a econometria tem em suas mãos, mas, é necessária uma revisão literária bastante forte ligada com o cotidiano que se vive, para não se ter prejuízo nas previsões que o cientista faça. Tem-se constatado que a econometria assumiu uma posição de destaque no mundo das ciências, pelo impecável poder de mostrar a realidade econômica do mundo contemporâneo. Tudo que se faça hoje é a econometria a peça principal nas decisões empíricas, pois, os trabalhos mais sofisticados na ciência econômica devem trazer uma explicação econométrica para tal, visto que o apriorismo já passou de época e a quantificação significa melhor precisão dos fatos econômicos.

É indubitável a eficácia da econometria, pois, os países onde se usa esse instrumento têm demonstrado uma boa aplicação de seus modelos, tendo em vista a ausência de grandes problemas econômicos tais como ocorrem com países que não usam essa técnica. A URSS tem justificado com bastante perspicácia que o uso da econometria é de suma importância nos planejamentos e nos controles dos males que envolvem determinada economia, como é o caso da inflação, do desemprego, do crescimento econômico, dos salários, dos níveis de preços, da produção presente e futura e muitos outros problemas graves. É por isto também que o planejamento em países capitalistas não tem dado certo, pois, é neste sistema econômico onde existem as maiores imperfeições e, portanto, incontroláveis por suas autoridades.

Para se resolver estes problemas, o econometrista recorre a um modelo que, com prévio conhecimento do mundo da teoria econômica elabora hipóteses que são testadas diante dos fatos reais para comprová-las, ou não. A prova se concretiza através de um confronto direto entre a investigação científica na teoria econômica e, em seguida, verificada sua correlação com os dados empíricos, ou melhor dito, com o mundo real. Aceita-se esta hipótese, quando os dados reais correspondem à pergunta feita pela teoria e de modo contrário não se aceita a hipótese e, portanto, devem-se fazer novas investigações para ver si se consegue uma melhor explicação para aquela suposição.

Pelo exposto, verifica-se que a econometria tem se constituído num poderoso instrumento de explicação da realidade, isto é comprovado pelos inúmeros trabalhos que foram elaborados, especificamente, em países controlados, quer dizer, países controlados pelo Estado. A eficácia da teoria econômica é tanta que o mundo inteiro já congregou num número muito grande de cientistas interessados em usar esse instrumental de tão salutar importância. Constata-se, mais especificamente, pelo número de filiados à Sociedade Internacional de Econometria e até mesmo à nacional. O mais importante, é que os econometristas já conseguiram em tão pouco tempo, o prêmio máximo dos cientistas que é o Prêmio Nobel, pois, a econometria é a ciência que mais progride e forneceu às outras ciências um sustentáculo nunca visto.


Google
 
Web eumed.net

  Volver al índice de Artigos de Economia

Volver a "Libros Gratis de Economía"

Volver a la "Enciclopedia y Biblioteca de Economía EMVI"